Qual é a importância das atividades coletivas na educação infantil?

a importancia das atividades coletivas na educação infantil

Todos sabem o quanto é difícil para os professores ensinarem crianças mesmo em condições normais. A pandemia ainda trouxe muitos outros desafios a esses profissionais, especialmente na hora de preparar as lições. Apesar da importância das atividades coletivas na educação infantil, elas foram deixadas um pouco de lado devido ao novo cenário.

Claro que, para garantir o melhor ensino, elas não podem ser simplesmente esquecidas. Na realidade, é ainda mais importante aplicá-las nesse momento, já que seus benefícios serão indispensáveis para todas as crianças que mantiverem os estudos em casa ou em modelos híbridos. Ainda com tais desafios, vale a pena se esforçar.

Para ajudar a entender melhor, vamos falar um pouco mais sobre a importância das atividades coletivas na educação infantil e dar algumas dicas de como usá-las. Acompanhe.

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Por que atividades coletivas são tão importantes na educação infantil?

Qualquer educador infantil tem alguma experiência no uso de atividades coletivas durante as aulas. Alguns dos principais motivos para sua aplicação são:

Estimulam a cooperação

Atividades em grupo exigem que todos os membros participem de alguma forma, contribuindo para o resultado. Com isso, as crianças aprendem a se organizar e a colaborar com o trabalho de todos. Isso também estimula a memória afetiva.

Promovem a socialização

Um dos principais objetivos das atividades coletivas é fazer com que diferentes crianças se aproximem e criem seus amigos de infância, conversem e troquem opiniões. É uma prática importante durante os primeiros anos que vai refletir por toda a vida.

Melhoram a fala

Quase toda atividade em grupo exige das crianças conversarem e expressarem suas ideias com clareza. Pode parecer algo simples, mas isso é uma prática muito importante para o desenvolvimento da fala e da comunicação.

Como manter o contato entre os alunos durante a pandemia?

Mesmo que seja clara a importância das atividades coletivas na educação infantil, a maior dificuldade é conseguir realizá-las durante a pandemia. Afinal, muitos ainda estarão em modelos de ensino à distância ou híbridos, em suas casas e com menos contato entre si, o que pode comprometer o desenvolvimento cognitivo.

Felizmente, as ferramentas digitais têm facilitado um pouco esse trabalho. É bem provável que você já esteja usando chamadas de voz e vídeo nas aulas comuns, então não será tão difícil incluí-las nessas atividades. Com a cooperação dos pais, as crianças certamente poderão fazer suas próprias chamadas com os amigos.

Quais atividades coletivas você pode aplicar?

Depois de conversar com os pais, o próximo passo é definir quais serão as atividades coletivas realizadas. Veja aqui alguns exemplos e como promovê-las.

Adivinhação

Esta pode ser feita em uma chamada comum de aula. Você ou uma das crianças compartilha sua tela e começa a desenhar no computador. Todos vão escrever no chat seu palpite sobre o que é o desenho.

Telefone sem fio

Crie duas salas de chamada de voz e monte uma lista de crianças, que servirá como uma fila. A primeira recebe uma frase e espera. Uma segunda criança entra na sala e a primeira repete a frase. A primeira sai e uma terceira entra, e assim por diante. No final, a última criança tem de repetir a frase para todos e comparar com a primeira.

Arte colaborativa

Comece a desenhar algo em seu computador e pergunte às crianças como elas querem que seja o desenho. Peça algo para adicionar, como um animal, uma cor, uma forma, etc. No fim das contas, você terá um desenho que todos criaram.

É notável a importância das atividades coletivas na educação infantil. Por isso que você, enquanto educador, também precisa pensar em alguns modos de promover essas atividades entre os alunos. Se isso não for possível, considere envolver os pais, pedindo que eles participem também.

Tem mais alguma dica ou história sobre atividades coletivas que já aplicou? Então compartilhe conosco nos comentários.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol