Como criar um ambiente de aprendizagem criativa? Veja aqui!

aprendizagem criativa

A educação tem passado por muitas mudanças que favorecem o desenvolvimento das habilidades das crianças. Nesse contexto, a aprendizagem criativa é uma abordagem que proporciona benefícios importantes e ajuda a tornar a escola um ambiente mais atrativo e estimulante.

Com as crianças isso é fundamental, afinal, elas apresentam uma curiosidade natural que pode se perder quando não existe o incentivo adequado. Por esse motivo, as ferramentas apresentadas pelo conceito de aprendizagem criativa são ótimas e precisam ser conhecidas pelos educadores.

Quer entender melhor essa abordagem, descobrir como colocá-la em prática em sala de aula e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer? Então, continue a leitura!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é aprendizagem criativa?

A aprendizagem criativa, como o nome indica, é uma filosofia educacional que tem como base o estímulo da criatividade dos alunos. Com isso, não apenas a imaginação é beneficiada, mas também outros aspectos essenciais do desenvolvimento cognitivo, emocional e motor.

A proposta é inspirada em Seymour Papert, um educador nascido na África do Sul que lecionava no respeitado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Esse professor criou uma teoria chamada construcionismo, em que a aprendizagem acontece a partir de ações concretas que sejam interessantes para quem produz.

A ideia de Seymour Papert foi aprimorada pelo Media Lab do MIT e outros projetos desse instituto de tecnologia. No Brasil, ela também passou por adaptações para se adequar às características do país. Assim, oferece uma base importante para escolas e professores que desejam aproveitar seus benefícios.

Quais os princípios da aprendizagem criativa?

Em um contexto de aprendizagem criativa, a proposta é que a aquisição de conhecimentos e habilidades seja divertida sem deixar de ser educativa. Desse modo, é baseada em quatro princípios:

  • projeto — para que a criança encontre significado em sua aprendizagem, é importante que exista um projeto envolvente;
  • paixão — é o cuidado de tornar as atividades realmente interessantes e despertar a paixão nos alunos;
  • parcerias — o compartilhamento e as trocas com outras pessoas assumem um papel importante nessa filosofia educacional;
  • pensar brincando — para as crianças, a melhor maneira de colocar em prática os seus aprendizados é pela brincadeira, o que deixa os estudos mais lúdicos, espontâneos e prazerosos.

Como criar um ambiente de aprendizagem criativa na escola?

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas em sala de aula para favorecer a aprendizagem criativa. O importante é assumir a escola como um espaço de reflexão, criação e de desenvolvimento integral das potencialidades dos estudantes. Confira algumas dicas para colocar em prática essa filosofia educacional.

Disponibilize os materiais necessários

Para que a criatividade seja explorada na escola, não é preciso ter materiais muito complexos. Geralmente, uma caixa de sucatas é suficiente para que as crianças elaborem brinquedos, utensílios e outros itens surpreendentes. Materiais para colorir também são necessários, pois oferecem um estímulo importante para a imaginação.

Por isso, é interessante que a escola ajude as crianças a planejarem as criações, mas que também deixe espaço para que o pensamento flua e as experimentações aconteçam. A dica é usar algum elemento lúdico para incentivar os alunos, pode ser uma contação de história, brincadeira ou outro recurso. A abordagem depende do objetivo do professor.

Ensine os princípios da criação

Apesar de a brincadeira livre ser importante, é bom que os professores ensinem os princípios do uso dos materiais. Se a ideia é, por exemplo, trabalhar com tecnologia, é importante que a criança entenda como os equipamentos funcionam.

Da mesma maneira, isso pode acontecer no manuseio do lápis de cor e outros materiais que forem usados. Com isso, a criança desenvolve a maturidade e usa a sua criatividade de forma contextualizada.

Estimule a experimentação

Ao apresentar alguma novidade para a criança, é comum que ela tenha muitas dúvidas sobre como aquilo funciona. É interessante aproveitar tal curiosidade para estimular a experimentação.

Quando o educador oferece uma variedade de canetinhas para pintar, por exemplo, é possível que as crianças se perguntem o que aconteceria se ela misturasse as cores. Nessas ocasiões, sugira que o aluno faça o teste e descubra. São oportunidades de experiências a serem incentivadas durante as aulas.

Como os educadores podem auxiliar os pais a criarem um ambiente de aprendizado criativo?

É ótimo que a inventividade vá além da escola. Para encorajar as famílias a adotarem essa filosofia em casa, os educadores podem apresentar a proposta da escola e mostrar quais benefícios ela apresenta.

Da mesma forma, é ótimo que as atividades para casa promovam um pensar mais criativo. Para engajar a família, a dica é oferecer instruções detalhadas de como os adultos podem participar desse momento. É possível que as tarefas explorem áreas como artes, educação física, raciocínio lógico, entre outras.

É válido considerar que nem sempre os familiares terão a disponibilidade de auxiliarem os pequenos. Por isso, o ideal é incentivar que haja o envolvimento, mas não sugerir atividades que só possam ser feitas com acompanhamento.

Quais os benefícios da aprendizagem criativa?

Um dos principais benefícios da aprendizagem criativa para crianças e educadores é a motivação e o prazer nas aulas. Com uma proposta mais convidativa, os alunos participam das atividades com empolgação, o que contribui muito com o seu aprendizado.

Como um dos pilares é a parceria, essa proposta estimula a cooperação e as boas relações entre colegas, o que é essencial para o desenvolvimento social da criança. Assim, ela cresce mais autoconfiante, com mais respeito aos seus pares e senso de responsabilidade. Além disso, as experiências vivenciadas na escola ajudam os pequenos a desenvolverem plenamente as suas potencialidades e a descobrirem os próprios interesses.

Com isso, os professores também aproveitam um ambiente de trabalho mais agradável, em que suas atividades são bem recebidas pelos alunos. O respeito é incentivado e a escola se torna mais acolhedora.

De forma geral, a aprendizagem criativa consegue encorajar os alunos a deixarem a imaginação fluir, para alcançar melhores resultados escolares. Experimente as sugestões apresentadas neste texto e torne a sua sala de aula um espaço ainda mais estimulante.

Você gosta de dicas de educação para enriquecer a experiência escolar? Então nos siga no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol