Arte com giz de colorir: sugestões de atividades para as crianças

arte com giz de colorir

Para poder exercitar a imaginação, a criança precisa das ferramentas certas, incluindo na hora de fazer arte e desenho. Não faltam materiais para isso, mas é importante saber quais deles são mais adequados para cada estágio do desenvolvimento infantil. Um exemplo comum para todas as idades é a arte com giz de colorir.

Você vai ficar bem surpreso com a quantidade de coisas que podem ser feitas com um simples giz colorido. Com um pouco de instrução, as crianças já conseguem criar várias coisas apenas com esse material, aumentando seu leque de opções na hora de se expressar e imaginar.

Quer entender melhor o assunto? Então veja aqui mais sobre a arte com giz de colorir.

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

A importância da arte para as crianças

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar a importância da arte na educação infantil como ferramenta de desenvolvimento da criança. Para aprimorar suas faculdades mentais, é necessário que ela exercite o pensamento, se expresse, preste atenção no mundo ao seu redor e interaja com ele.

A arte, na maioria dos casos, é uma ferramenta fundamental para todos esses pontos. Ela permite a expressão de novas ideias, uma observação diferente do mundo e uma oportunidade de a criança trocar ideias com outras crianças. Todas essas atividades são excelentes para promover o desenvolvimento.

As principais atividades com giz de colorir

Sugerimos, a seguir, três maneiras de fazer com que o giz se torne uma ferramenta para o desenvolvimento dos pequenos. Veja quais são!

Pintura com giz

O modo mais simples de usar qualquer recurso artístico como ferramenta educativa é apenas colocá-lo na mão de uma criança e deixar que ela descubra o que fazer melhor. Não é necessária muita instrução para as crianças começarem a usar o giz no papel ou em outra superfície, na verdade. Basta oferecer uma boa variedade de cores e deixar que todas aprendam como elas funcionam na prática.

Raspagem de giz

Esse é um jeito um pouco mais avançado de utilizar o giz para fazer arte. Nesse caso, é essencial o acompanhamento de um adulto e um pouco mais de atenção durante o processo de raspagem.

Em seguida, você pode mostrar aos pequenos maneiras criativas de usar as raspas do giz, pressionando-as contra o papel ou colando-as juntas.

Frotagem com giz

Por fim, outro tipo de arte com giz de colorir é o uso das cores para técnica de frotagem. Para isso, basta colocar um objeto pequeno ou plano sobre a mesa, posicionar um papel sobre ele e friccionar o giz na página. Assim, a textura do objetivo fica bem clara, com pontos de maior relevo destacados na cor do giz.

Agora que você tem essas dicas, é hora de trazer a arte com giz de colorir para suas crianças. Quanto mais oportunidades elas tiverem para se expressar artisticamente, mais rápido será seu desenvolvimento.

E se quiser encontrar os suprimentos de arte ideais, visite o Mundo BIC e conheça nossas opções de giz de colorir agora mesmo!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerá de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol