Artes em casa: 6 ideias para você aplicar hoje mesmo

artes em casa

As experiências artísticas são essenciais para as crianças, além de proporcionarem ótimos momentos em família. Existem diversas propostas de artes em casa que garantem muita diversão e aprendizado.

Essas atividades estimulam a imaginação, ajudam no desenvolvimento da comunicação, além de serem relaxantes para os pequenos. Da mesma forma, contribuem para a autoestima e ajudam a construir memórias afetivas saudáveis

Para isso, um bom caminho é conciliar momentos coordenados e algum tempo para que o seu filho explore os materiais livremente. Essas oportunidades enriquecerão os momentos em família e incentivarão as crianças a explorarem o universo artístico.

Neste post, apresentaremos algumas ideias de atividades artísticas que podem ser feitas em casa. Vamos lá?

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Faça artes em casa com essas 6 dicas

As atividades sugeridas utilizam materiais simples e acessíveis para criações que poderão ser usadas depois pelas crianças e pelos adultos. Elas envolvem a descoberta e a experimentação das cores, por isso, a sugestão é separar roupas que possam ser manchadas e reservar um espaço para isso. Confira a seguir 6 exemplos de artes em casa!

1. Livro de carinhas divertidas

O livro de carinhas divertidas é ótimo para a experiência artística em família e ajuda a criança a reconhecer os seus sentimentos e a compreender melhor as expressões faciais. É muito simples de ser feito! Você vai precisar de:

  • fichário ou arame de caderno;
  • furador;
  • folhas de sulfite;
  • lápis de cor;
  • canetinhas.

Corte as folhas de sulfite em três partes iguais, fure a lateral e coloque no fichário. Na parte superior serão desenhados os olhos. Aproveitem para explorar cores, acessórios e expressões. Nos papéis centrais serão feitos os narizes. Por fim, nas folhas que ficarão embaixo serão desenhadas as bocas, que também contribuem com as expressões.

Depois de pronto o livrinho, a criança pode combinar as partes e criar rostos diferentes. Essa criação também é útil para ela mostrar como se sente em determinadas situações e para identificar o significado das mudanças de semblante de acordo com as emoções.

2. Desenhos com tintas em tela

As cores na educação infantil são essenciais para a aprendizagem. Dessa forma, ter em casa telas e tintas é ótimo para aguçar a criatividade das crianças. Existem muitas alternativas para que elas sejam exploradas. Os adultos podem sugerir que as crianças recriem algo que virem, representem uma história ouvida ou que desenhem de maneira livre.

Caso a tela não seja viável, a dica é colar folhas de sulfite em uma parede. Também é possível alternar o uso de pincéis, esponjas e dedos. Existe ainda a opção de usar moldes e pintar em cima para revelar os desenhos.

A pintura é muito benéfica para o tato e para a coordenação motora, além de ser extremamente calmante para a criança e incentivar a fantasia. O importante é permitir que seu filho tenha a liberdade para fazer as combinações de cores, ainda que não pareçam ter muito sentido. Esses testes são importantes para o seu aprendizado e estimulam a imaginação.

3. Mapa do tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira muito divertida e fica ainda melhor com um mapa decorado. Para isso, uma alternativa é usar o papel pardo, que tem um efeito bem semelhante ao das histórias. A dica é envelhecê-lo amassando e esticando algumas vezes. Um adulto pode queimar levemente a borda do papel para reforçar a aparência envelhecida.

Após a preparação do papel, é interessante deixar a criança criar o mapa da forma como achar melhor. Uma ideia é que vocês peguem alguma imagem de mapa e o refaçam à mão. É possível esconder um tesouro no quintal e colocar as orientações no papel ou inventar uma terra que tenha elementos mágicos.

4. Máscaras e acessórios

Para que as brincadeiras fiquem ainda melhores, a caracterização tem papel fundamental. Por isso, é ótimo criar máscaras e outros acessórios de papel que ajudem a construir personagens. Nesse momento, vale deixar fluir a criatividade e apostar em figuras dos desenhos animados e filmes, animais ou mesmo criar criaturas novas.

Contar com moldes para colorir também é uma opção. A sugestão é colar acessórios que enriqueçam a imagem, por exemplo: lantejoulas, lãs coloridas, miçangas e pontas de lápis de cor. A variedade de itens é um importante estímulo para a arte na educação infantil.

5. Marca-páginas

O marca-páginas é um item muito útil e pode ser uma ideia também de presente para a criança dar aos familiares e amigos. Da mesma forma, é uma maneira divertida e espontânea de incentivar a leitura.

Uma opção é usar moldes para decorar, que podem ter formatos diferentes. É possível recortar um retângulo em papel kraft, cobrir com sulfite e pedir para que o pequeno pinte como desejar. Certamente será uma ótima lembrancinha e a criança se divertirá muito com a confecção.

6. Boneca de papel

A boneca de papel é excelente para deixar fluir a imaginação e divertir a criança. Na internet existem muitos moldes para o corpo, permitindo que a criança coloque diversas opções de roupas.

Além de usar as referências já prontas, fica ainda mais interessante se a criança criar as roupas e a própria boneca. É importante contar com a ajuda de um adulto para fazer o recorte. Depois, é só apostar nos materiais de colorir para garantir diferentes estilos.

Os responsáveis também podem usar esse momento para trabalhar a autoestima infantil, com o estímulo a um autorretrato. Essa atividade contribui com a construção da identidade e a percepção das próprias características como únicas e especiais.

Viu como é possível explorar as artes em casa e garantir ótimos momentos de brincadeiras em família? Além de serem atividades muito estimulantes e enriquecedoras, elas também contribuem com o desenvolvimento das crianças e melhoram as relações familiares. Fica ainda melhor se vocês puderem contar com materiais de qualidade.

Para isso, a família pode apostar nos produtos da BIC, que são adequados a cada fase do desenvolvimento das crianças. Visite nossa página e conheça as opções!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol