3 atividades criativas para educação infantil

Atividades criativas para educação infantil

Em 21 de abril acontece celebração do Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O intuito é chamar a atenção para a importância que essas capacidades têm para o desenvolvimento humano. De acordo com a ONU, esses dois aspectos podem ajudar no crescimento econômico, social e sustentável. Muitas pessoas não sabem que essas características são estimuladas nos primeiros anos de vida, por isso, é essencial incentivar atividades criativas para educação infantil.

Este post foi criado para falarmos especialmente sobre isso. Vamos mostrar o que é criatividade e inovação, qual é a importância da criatividade na infância e qual é a relação da arte no incentivo à criatividade e imaginação. Além disso, traremos 3 atividades criativas para serem propostas na educação infantil!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Saiba diferenciar criatividade e inovação

Os conceitos de criatividade e inovação se assemelham. Ambos os aspectos dizem respeito a algo novo ou que, pelo menos, não foi realizado daquela forma até então. O que diferencia os termos é quando cada um deles é colocado em prática. A criatividade é o primeiro passo para a inovação. É o momento que o ser humano está desenvolvendo ideias para algum projeto.

Pegando o exemplo de uma criança que vai desenhar, a criatividade se dá quando ela ainda está juntando ideias e referências que ela conhece e imaginando o que será posto no papel. Quando ela termina o desenho dela, que é único, ela está inovando. Logo, a criatividade é a idealização de algo, e a inovação é o resultado.

Os criativos tendem a se destacar no trabalho, por exemplo, pois conseguem encontrar soluções variadas para os problemas que surgem. Ser uma pessoa com espírito inovador traz vantagens em diversas esferas da vida.

Conheça a importância da criatividade na infância

A infância é uma fase da vida repleta de descobertas. Nos primeiros anos de vida a criança vai somando em sua cabeça diversas aprendizagens. É também nessa época que ela adquire diferentes habilidades motoras, tanto grossa quanto fina.

As grossas dizem respeito a gestos mais amplos, como correr, pular, saltar, arremessar, chutar e assim por diante. Já as finas estão associadas a movimentos menores, feitos pelas mãos, como pintar, escrever, costurar, entre outros.

No momento de um processo criativo, são essas lembranças e memórias que ela vai consultar para começar a criar. Quanto mais experiências são proporcionadas aos pequenos, maior a probabilidade de eles se tornarem adultos criativos.

Além disso, quando o ser humano não aprende essas habilidades na infância, torna-se cada vez mais difícil ele desenvolvê-las na vida adulta. Por isso, é tão importante que a criatividade seja tão incentivada logo cedo.

Entenda a relação da arte no incentivo à criatividade e imaginação

Uma das principais formas de explorar a criatividade e a imaginação infantil é por meio da arte. Pense em quantas possibilidades uma criança pode expressar em uma folha de papel, com diversas cores à sua disposição.

Um simples desenho é uma oportunidade imensa de criação na infância. Além desses materiais básicos, que já estamos acostumados, como lápis e caneta, é possível explorar a arte com outros materiais. Alguns exemplos são: giz de colorir, canetinhas, massa de modelar, tinta, argila, entre outros.

Esses materiais podem ser utilizados pelos professores, mas também são de fácil acesso e costumam fazer parte da rotina das famílias. Por isso, utilizar a arte como desenvolvimento da criatividade e imaginação é uma boa estratégia, inclusive neste cenário em que estamos vivendo, buscando lidar com a educação infantil na pandemia.

Confira 3 atividades que podem incentivar a criatividade na infância

Se você chegou até aqui, já entendeu o conceito de criatividade e inovação e sabe o quanto esses dois fatores são importantes na infância. Apesar de muitos professores terem esse conhecimento, muitas vezes, falta imaginação para conseguir encontrar atividades criativas para educação infantil que possam ser exploradas.

Se essa também é uma preocupação sua que costuma incomodar, não se preocupe. Neste tópico, traremos dicas práticas para fazer com que os seus alunos desenvolvam cada vez mais a criatividade enquanto ainda são crianças.

Confira, a seguir, 3 atividades que incentivam a criatividade e que podem ser usadas em sala de aula!

1. Pintura

As atividades de pintura são utilizadas constantemente na educação infantil, e não é para menos! Elas permitem que as crianças usem toda a sua imaginação e criem desenhos únicos. Para desenvolver a criatividade, é importante que a pintura não seja sempre direcionada, ou seja, além de oferecer desenhos prontos para a criançada pintar, é legal permitir que elas mesmas criem as suas pinturas.

Ao final do processo pergunte o que cada item do desenho quer dizer e perceba o quanto a imaginação dos pequenos flui e é trabalhada durante um simples desenho. Mesmo que não pareça nada para nós, para eles há uma grande história atrelada a cada uma das suas obras de arte.

2. Contação de histórias

Uma atividade muito divertida na infância é a contação de histórias. Funciona assim: o professor, ou um aluno escolhido por ele, inicia uma história, mas não termina. A próxima criança da fila dá continuidade ao que foi pensado até ali. Ao final haverá uma grande história criada e imaginada por todas as crianças da turma.

Não se esqueça de dar a palavra para todos que estejam presentes na sala. Outra boa dica para essa atividade, é estipular um tempo a fim de que eles contem a sua parte da história. Se você não fizer isso, a atividade pode levar muitas horas, pois cada um dos seus alunos vai querer ficar criando e criando suas próprias histórias.

3. Siga o chefe

Por fim, a última atividade que preparamos para despertar a criatividade das crianças, é a brincadeira de “siga o chefe”. Nela, um dos alunos é o chefe e precisa propor aos demais que realizem a mesma ação que ele estiver fazendo.

Você pode dar instruções prévias, conforme a idade das crianças. Os pequenos podem explorar uma orientação de imitar os animais, por exemplo. Nesse caso, o comando pode envolver ações como rastejar igual uma cobra. Já os maiores podem propor ações que trabalhem habilidades motoras como saltar e correr.

Como vimos, durante a infância as crianças estão aprendendo e descobrindo novidades a todo o instante, e as atividades criativas para educação infantil são indispensáveis na rotina dos pequenos. Para que elas sejam completas e de qualidade, motivando as crianças, é essencial que os materiais utilizados sejam bons. Uma dica importante é investir na qualidade e escolher a linha da BIC Colorir.

Então, gostou das atividades criativas para educação infantil e das informações sobre o assunto que trouxemos no post? Para que você prepare a melhor aula aos seus alunos, reservamos uma surpresa para o final.

Se você chegou até aqui é porque é um professor comprometido com o desenvolvimento dos seus alunos. Por isso, indicamos as atividades aqui da plataforma O Poder das Cores, da BIC Colorir. Faça o download e aproveite nossas dicas para educação infantil!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol