5 atividades de artesanato infantil para incluir nas práticas escolares

atividades artesanato infantil

Atividades de artesanato infantil garantem experiências muito divertidas em sala de aula. Além disso, possibilitam ganhos importantes, já que estimulam a imaginação, a concentração e a coordenação motora.

Elas também são boas alternativas para datas festivas, deixando as celebrações mais animadas e as crianças mais envolvidas nas comemorações. É legal que esses momentos sejam repletos de ludicidade e inventividade, não é mesmo?

Mas, afinal, como usar o artesanato em sala de aula? Para ajudar você, preparamos 5 ideias de atividades que podem ser feitas na escola e que trarão ótimas vivências para as crianças e os professores. Boa leitura!

Como incluir o artesanato em sala de aula?

Essa ferramenta será muito benéfica para incentivar a arte na educação infantil e estimular o desenvolvimento das crianças. Veja as nossas sugestões de atividades de artesanato infantil.

1. Atividades com tela

As telas permitem a criação de lindos quadros, que servem para decorar a escola ou serem levados para casa. Elas podem ser temáticas, para registrar histórias ou aprendizados vistos em aula, ou livres.

Uma sugestão é produzir telas que formem o cenário de algum teatrinho. As crianças ficarão muito felizes em construírem o espaço para a brincadeira. Outra possibilidade é a recriação de obras de arte famosas.

2. Atividades com biscuit

Com o biscuit, dá para criar brinquedos e também utilidades. O material pode ser modelado de muitas maneiras e não perde a sua forma após a secagem. Pintar o biscuit faz com que ele fique ainda mais bonito e divertido.

É possível elaborar itens decorativos e acessórios, como: porta-canetas, suporte para lápis e canetinhas, apoio para celular, porta-retratos, entre outros. Uma ideia criativa? Realizar a atividade com as crianças em datas comemorativas e dar as peças produzidas de presente aos familiares.

3. Pedras pintadas

Com a imaginação, até mesmo os objetos aparentemente sem utilidade ganham novas formas e novos significados. Uma sugestão é a pintura na pedra, que poderá fazer surgir ideias fantásticas.

Assim, o primeiro passo é encontrar pedras com formatos diferentes e pintá-las como a criatividade mandar. O educador pode propor um tema, por exemplo, animais, partes do corpo ou família. Para essa atividade é bacana sugerir o uso de marcadores permanentes, ideais para colorir em superfícies diversas.

4. Técnicas com areia, cola e tinta

Nesta atividade, que envolve areia, cola e tinta, a criança poderá fazer artesanatos com relevo. O efeito é lindo, e é possível fazer desenhos e quadros de diversos tipos. Para isso, é preciso construir a base do desenho com cola, jogar a areia por cima e finalizar com a pintura.

5. Personagens com rolo de papel higiênico

Os rolos de papel higiênico são verdadeiros tesouros na educação infantil. Isso porque permitem dar vazão a muitas ideias, além de serem acessíveis. A turma pode pintá-los e criar personagens diversos, construir uma maquete e montar lembrancinhas. Além de ser uma ótima atividade de artesanato, ensina sobre a reutilização de materiais e a sustentabilidade.

Como mostramos, as atividades de artesanato infantil na escola podem trazer muita diversão, contribuir para as celebrações e ajudar no desenvolvimento das crianças. Para explorar melhor as ideias, é importante contar com alguns materiais em sala, como: pincel, tinta, giz de colorir, lápis de colorir, cola e canetinha.

Também é ótimo apostar nas invenções para educar e entreter. Que tal? Veja só algumas sugestões de brinquedos com material reciclado.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol