5 ideias de atividades de Matemática para Educação Infantil

atividades de matemática para educação infantil

Conhecer atividades de Matemática para a Educação Infantil é um bom recurso para incentivar as crianças a aprenderem de maneira atrativa. Isso ajuda a construir as bases do conhecimento na área e a estabelecer uma boa relação com a disciplina desde cedo.

Encontrar atividades adequadas para cada idade que podem ser feitas em casa é ótimo para o período de homeschooling, por demandar a adaptação da família. Além disso, são opções para qualquer momento, pois, contribuem com o desenvolvimento das crianças.

Para ajudar, trouxemos 5 atividades de Matemática excelentes para serem feitas em casa. Confira!

1. Colagens

Compreender as formas e os espaços é importante na Matemática. Por isso, atividades de recorte e colagens são simples e muito interessantes para crianças a partir dos três anos. É possível imprimir desenhos para que sejam coloridos e encaixados, recriar obras famosas e construir imagens com papel picado.

2. Blocos de construção

Jogos de construção são excelentes para conhecer as formas geométricas e experimentar combinações, além de serem muito fáceis de encontrar. Você pode contar com tijolinhos de madeira em diferentes formatos e blocos de plástico, que são opções adequadas a todas as idades, desde que se tenha a supervisão de um adulto para crianças com menos de três anos.

A partir dessa idade, também é possível fazer as peças com papel e papelão, pois, eles já têm a habilidade para manipular um material mais frágil.

3. Cartas matemáticas

O jogo das cartas matemáticas é muito bom para ensinar a matéria de um jeito lúdico. Geralmente, elas são usadas no Ensino Fundamental, quando as crianças aprendem a fazer os cálculos, mas também podem ser usadas em outras etapas do desenvolvimento infantil, de forma adaptada.

A família contará com um baralho feito em cartolina contendo os números — apenas unidades—, e um montinho composto por algum objeto — tampas de garrafas, por exemplo. O número selecionado deverá ser associado com a quantidade de tampinhas. Pode ser feito com crianças a partir dos quatro anos.

4. Resolução de problemas

Apesar de ainda estarem adquirindo a compreensão dos algarismos e das quantidades, as atividades de Matemática para a Educação Infantil já podem abordar a resolução de problemas. A partir dos três anos se tem maior compreensão para isso.

A dica é que o adulto use situações cotidianas para estimular a prática da resolução de problemas na criança. Dar, por exemplo, uma quantidade de biscoitos e pedir para que ela distribua entre as pessoas presentes, de maneira que todos tenham a mesma quantidade, é uma boa alternativa.

5. Pesos e medidas nas compras de mercado

Usar a rotina da casa é muito bom para brincar em família e também estimular o aprendizado das crianças. Observar peso, volume e medidas dos alimentos é uma maneira de compreender as grandezas. Conversas descontraídas sobre esses temas podem acontecer desde os dois anos.

Os adultos podem demonstrar as medidas, comparar os pesos e convidar as crianças para participar da organização das compras, com atenção para esses detalhes. Conhecer o dinheiro e entender os gastos também é ótimo.

Como vimos, existem atividades de Matemática para Educação Infantil que são simples de serem feitas, usam poucos materiais e ajudam a aproximar a família. É uma maneira atrativa de estimular o aprendizado em casa.

Gostou das dicas? Ajude outras pessoas a conhecê-las, compartilhando este post em suas redes sociais.

Notícias relacionadas