Concentração e identificação de cores

concentração e identificação de cores

Em tempos de distanciamento social ou não, encontrar atividades para manter as crianças entretidas definitivamente não é tarefa fácil, certo? No entanto, a boa notícia é que, com materiais simples, é possível criar um jogo divertido e pedagógico ao mesmo tempo — trabalhando de forma descomplicada aspectos como cores, concentração, percepção visual e raciocínio lógico. É esse o caso da brincadeira que ensinaremos abaixo!

Fazer a atividade é muito simples. Você precisará apenas de palitos de picolé (caso não tenha em casa, recorte o modelo que disponibilizamos), tesoura, cola e materiais para colorir (como lápis de cor, giz, canetinhas, entre outros produtos BIC de sua preferência). Para desenvolver o jogo, siga as instruções:

  1. imprima as folhas no arquivo disponível abaixo;
  2. escolha três cores distintas para criar as sequências;
  3. em ambas as folhas, faça a coloração dos quadradinhos, criando diferentes sequências com as cores escolhidas;
  4. depois, recorte os quadradinhos, colando-os nas pontas e no meio dos palitos de picolé, de modo em que seja possível encaixá-los na folha de base (você deve fazer um palito para cada sequência que coloriu na folha de base — na horizontal, vertical e diagonal).

Com tudo pronto, basta se sentar com a criança para que, juntos, vocês encontrem o palito referente a cada sequência, posicionando-o na folha de base à medida que encontrarem. Lembrando que parte importante da diversão é montar o jogo com a ajuda do pequeno, de modo em que ele participe ativamente de todo o processo, combinado? Boa diversão!

concentração e identificação de cores

Faça o download:

Concentração e identificação de cores

Atividades

Brincar é aprender! Desenvolvemos estas atividades especialmente para te ajudar a sair da rotina e colocar a mão na massa com as crianças.