Aula de Educação Física em casa: como os pais podem ajudar?

aula de educação física em casa

Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas precisaram adaptar o seu cotidiano para trabalhar e estudar. O homeschooling virou parte da rotina, e dentre as inúmeras tarefas que os alunos têm, está a aula de Educação Física.

Quando as crianças são pequenas, os pais precisam participar dessa missão. Se isso é um desafio aí na sua casa, não se preocupe! Neste post, vamos falar sobre esse assunto e ajudar você a entender a importância da aula de Educação Física e como a família pode ajudar.

Ficou curioso? Então, continue acompanhando o post e descubra tudo sobre o assunto!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Qual a importância da Educação Física para crianças?

Embora muitas pessoas considerem a Educação Física uma disciplina um pouco menos importante, ela é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. É nessa fase da vida que os pequenos devem aprender as habilidades motoras essenciais, como correr, saltar, equilibrar, chutar, quicar, arremessar etc.

Caso eles não sejam estimulados a desenvolver essas habilidades motoras na primeira infância, têm grandes chances de ter dificuldades para realizar os gestos na fase adulta. Isso pode influenciar as tarefas do cotidiano, chegando até a afetar o desempenho esportivo, dificultando uma simples corrida, por exemplo.

A busca pelo desenvolvimento completo e a conquista de um repertório motor diversificado é o que torna a aula de Educação Física em casa tão importante nesse período. Além do desenvolvimento da criança, a disciplina também ajuda a evitar o sedentarismo infantil, fazendo com que as crianças gostem de esportes e mantenham uma vida mais ativa e saudável.

Como funciona a aula de Educação Física em casa?

Você já entendeu a importância da Educação Física para as crianças. Agora, chegou o momento de saber como estão funcionando as aulas dessa disciplina em casa. Assim como as outras matérias, os professores têm aplicado o conteúdo de forma online.

Entretanto, como a Educação Física tem muitas atividades que envolvem mais de uma pessoa, é indispensável que os pais participem. Além disso, os adultos também podem (e devem) auxiliar a criança durante os movimentos, evitando que elas façam errado e se machuquem.

Normalmente, os professores têm solicitado atividades gravadas em vídeo, com brincadeiras online, a realização de exercícios coletivos que pedem a participação dos responsáveis e até prática de yoga.

Além de trazer mais segurança para os pequenos, isso faz com que as brincadeiras façam sentido, já que muitas delas devem ser realizadas em grupos ou com oponentes.

Quais as principais atividades executadas?

Como vimos, as atividades que devem ser feitas pelas crianças na aula de Educação Física em casa podem ser brincadeiras com conteúdos a serem ensinados, prática de yoga com movimentos que as façam conhecer e dominar o corpo e jogos coletivos.

A seguir, vamos listar as principais atividades executadas para que você possa se preparar para ajudar seu filho.

Esportes coletivos

Os esportes coletivos, como basquete, vôlei, handebol, e futebol, permitem que muitas habilidades motoras fundamentais sejam desenvolvidas. Por isso, mesmo que você não consiga fazer um grande jogo dentro da sua casa, é interessante criar brincadeiras que permitam aos pequenos ter contato com as modalidades, como passar a bola com os pés e com as mãos, quicar, arremessar etc.

Esportes de raquete

As modalidades de raquete, como tênis, costumam ser mais distantes que os esportes coletivos, já que grande parte das pessoas não têm um contato frequente com elas. Entretanto, na aula de Educação Física, o professor pode passar algumas atividades que envolvam esses esportes, como brincadeiras com petecas e bolinhas pequenas.

Se você quiser fazer uma rede, pode utilizar um elástico grande ou um lençol. Caso não tenha raquete, é possível usar a própria mão ou fazer uma com papelão.

Brincadeiras

Além dos esportes, as brincadeiras também fazem parte das principais atividades executadas. Confira, a seguir, algumas que sempre aparecem durante as aulas de Educação Física:

  • brincadeira com obstáculos (passar por baixo da cadeira, pular etc.);
  • brincadeira de roda;
  • dança;
  • brincadeira de estátua;
  • brincadeira com balões, e muitas outras.

Exercícios de conhecimento corporal

A prática de yoga e de exercícios que estimulem o conhecimento corporal também tem sido muito solicitada pelos professores nas aulas de Educação Física em casa. Além de explorar diversos movimentos e possibilidades com todo o corpo, também é muito boa para aprender a controlar a respiração e a mente.

Além do yôga, também existem outras atividades com o mesmo objetivo. Entre elas está o jogo do espelho, em que uma pessoa deve copiar o movimento da outra como se fosse o seu reflexo.

Como os pais podem ajudar?

Se você chegou até aqui, já sabe a importância da aula de Educação Física em casa. Agora, vamos entender como você pode ajudar o seu filho nessa missão. Existem muitas formas de os pais contribuírem para que esse aprendizado aconteça da melhor maneira possível. Confira, a seguir, algumas delas.

Incentivo

A primeira grande ação que os pais devem fazer é incentivar a criança a praticar diariamente alguma atividade física, mostrando para ela o quanto ela é capaz de completar uma tarefa proposta.

Muitas vezes, os pequenos pensam que não vão conseguir realizar determinado exercício. Nesses momentos, o incentivo dos pais é indispensável. Participe, ajude e mostre que o seu filho é capaz.

Participação

Além do incentivo, estar disposto a participar das atividades também é fundamental. Por isso, mesmo se a sua rotina for corrida, separe um tempo para ajudar nas aulas de Educação Física em casa.

Brincadeiras tradicionais

Por fim, os pais também podem ajudar propondo brincadeiras tradicionais que fizeram parte da sua infância. Essa é uma ótima oportunidade para e para que as crianças conheçam alguns jogos importantes do nosso folclore e do nosso passado, como pular amarelinha, dança da cadeira, massinha de modelar, bolinha de gude, cinco marias, pular corda etc.

A aula de Educação Física em casa é um excelente momento para brincar em família e fazer atividades em conjunto. O incentivo e a participação dos pais é muito importante para a criança, já que ela não tem a companhia dos amigos e nem consegue interagir pessoalmente com o professor. Por isso, organize sua agenda para jogar e brincar com seu filho!

Então, gostou do nosso post? Agora que você já sabe a importância da aula de Educação Física em casa, que tal aprender um pouco mais sobre a motricidade fina? Confira, neste post, tudo sobre a arte na educação infantil!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol