5 dicas de brincadeiras rápidas para fazer com os filhos

brincadeiras rápidas

Chega um momento do dia em que as crianças ficam entediadas. Nessa hora, nada é melhor que ter brincadeiras rápidas na manga para acalmar os pequenos. Além disso, brincar junto é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Durante as atividades feitas com os familiares, a criançada socializa, expressa seus sentimentos, amplia o vocabulário e cria ótimas lembranças. Por esse motivo é tão importante brincar com os pequeninos. Para contribuir com esses momentos, listamos 5 dicas de brincadeiras simples e muito divertidas. Acompanhe!

1. Adoleta

Adoleta é uma brincadeira que pode ser feita com duas pessoas. Os participantes ficam de frente um para o outro e juntam as mãos de modo em que uma fique sobreposta à outra. Cada participante deve ter uma mão em cima e outra embaixo da do parceiro.

Em seguida, ambos devem cantar uma música e, a cada sílaba da canção, um membro tem que bater na mão do outro. Na sílaba final da música, a pessoa que receberia o último tapa pode se esquivar. Se ela conseguir, vence a partida. A seguir, confira a letra.

Adoleta

le peti petecolá,

les café com chocolá.

Adoleta

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Puxa o rabo do tatu,

quem saiu foi tu,

puxa o rabo da panela,

quem saiu foi ela,

puxa o rabo do pneu,

quem saiu fui eu.

2. Mímica

A mímica é uma brincadeira muito divertida para fazer com a família toda e pode ajudar no desenvolvimento social da criança! Para brincar, os participantes devem escolher um tema. Um membro de cada vez deve ir até a frente de todos e fazer gestos (não vale emitir sons) que deem pistas sobre o personagem ou ação ele está imitando. Quem acertar mais ganha!

3. Complete o desenho

Complete o desenho é uma atividade muito simples. Você precisará de folhas de papel, revistas, tesoura, cola e canetinhas, lápis de cor ou giz de cera. Recorte algumas figuras, cole-as nas folhas e peça para que os pequenos completem o desenho utilizando os materiais. É muito interessante ver até onde chega a imaginação e a criatividade das crianças!

4. Pintura com água

Uma brincadeira ótima para fazer em dias quentes é a pintura com água. Eleja uma parede ou muro do quintal, disponha alguns pincéis e um copo com água. Então, oriente as crianças a desenharem. O mais legal é que, em poucos minutos, as obras de arte somem, e a “tela” pode ser usada novamente.

5. Desenhar

Se existe uma brincadeira que a criançada adora e pode ser feita em, praticamente, qualquer lugar é desenhar. Durante a atividade, os pequenos treinam a inteligência emocional de uma maneira bem criativa.

A atividade também ajuda a trabalhar a coordenação motora fina, exercita a conexão olho-mão, despertar a imaginação e desenvolver a concentração. Além disso, por meio dos desenhos é possível explorar as cores na educação infantil, possibilitando que os pequenos aprendam a distingui-las.

Para tanto, em vez de apenas deixar lápis, canetinhas, giz e folhas de papel à disposição, é interessante que você se comunique com a criança. Faça perguntas como: “o que mais você quer desenhar?”, “o que são esses objetos?” ou “com qual cor você vai colorir esse desenho?”. Isso incentiva o pensamento construtivo.

Lembrando que é importante escolher materiais de qualidade para que desenhar seja confortável e que os desenhos fiquem ainda mais bonitos!

As brincadeiras rápidas salvam o dia do tédio e estimulam diversas habilidades nos pequenos! Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir nosso conteúdo sobre desenvolvimento infantil e veja outras maneiras de estimulá-lo!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol