Você conhece a brush pen? Saiba como usar a ponta pincel

brush pen

Escrever e desenhar são atividades bem mais próximas do que parecem, sendo ambas formas de se expressar e de exercitar a imaginação, tanto para adultos quanto crianças. A combinação dessas duas atividades é encontrada no lettering, uma prática bastante popular atualmente. Ela pode feita com diversos tipos de canetas e lápis, mas o produto que mais ganha destaque nesse cenário é a brush pen.

Ao tentar colocar alguma ideia no papel, escolher a ferramenta certa faz uma grande diferença. Logo, para a prática do lettering — que é a arte de encarar a escrita como um desenho — essa caneta especial, que também possui algumas das qualidades de um pincel, pode ser a opção mais adequada.

Pensando nisso, viemos falar um pouco mais sobre a brush pen e suas principais qualidades. Confira!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é a brush pen?

Em inglês, brush significa pincel e pen significa caneta, ou seja, trata-se de uma caneta que produz um traço semelhante ao de um pincel. A ponta dela é feita para imitar o traço de um pincel no papel, sem todas a sujeira que pode aparecer ao usar tinta e pinceis comuns.

É um produto que pode ser usado por adultos e crianças para criar desenhos com traços mais suaves, detalhados, com traços precisos e definidos.

Como funciona a ponta dessa caneta?

A brush pen é uma caneta hidrográfica, em parte similar às canetinhas hidrográficas. A principal diferença entre elas está em sua ponta. Para alcançar o resultado desejado, a brush pen tem uma ponta flexível, similar à do pincel.

Essa ponta pode ser mais ou menos flexível. Quanto mais flexível for a ponta, mais habilidade é necessário para manuseá-la. Logo, para quem está começando a prática do lettering, é recomendado usar brush pens com flexibilidade intermediária – que permitem o traçado similar à um pincel, mas ainda não segurança a quem está usando.

Ah, claro que é sempre bom lembrar dos cuidados necessários com as canetas. É importante mostrar à criança como usá-la corretamente, sem pressionar demais a ponta do pincel e mantendo-a fechada com tampa enquanto não está em uso.

Powered by Rock Convert

Para quais atividades ela é indicada?

A brush pen é uma ferramenta bem versátil, podendo ser usadas em vários tipos de atividades. Alguns dos principais exemplos você vê a seguir.

Caligrafia

Escrever com um pincel pode criar letras muito bonitas, com um toque de arte por trás de cada traço. Por isso que os pincéis são usados em várias partes do mundo para criar caligrafias com estilos diferentes. O legal das brush pens é conseguir esse mesmo efeito, porém de forma bem mais prática.

Conforme a criança ganha prática, é possível criar linhas com formatos bem variados. O resultado disso é a criação de uma ampla variedade de letras e formas. E, como mencionamos, o lettering é uma das melhores atividades para essas canetas.

Colorir

A brush pen também pode ser usada para colorir! Se for manuseada corretamente, essa caneta pode criar excelentes combinações de cores e com formatos arredondados bem precisos. Excelente para quem gosta de soltar a criatividade e se aventurar nas atividades de colorir.

Acabamento

Outra forma de usar a brush pen é fazendo o acabamento em outros desenhos e pinturas. Mesmo para crianças, aprender a colocar mais detalhes em seu trabalho é uma maneira de valorizá-lo, além de criar uma conexão emocional mais forte com o que foi produzido.

Colocar cores mais fortes em determinados pontos, disfarçar um pouco os erros, reforçar certas linhas… Tudo isso pode ser feito com uma caneta desse tipo! E, claro, ela é ótima para colocar aquela assinatura bem linda no canto do desenho.

Por que usar a brush pen?

Para diferentes objetivos, é importante usar diferentes materiais. Veja alguns dos principais motivos para usar a brush pen.

Exercício das mãos

Um dos motivos para as crianças serem estimuladas a desenhar com frequência é o desenvolvimento das funções executivas, que envolvem o pensar antes do agir. Desenhar é, essencialmente, imaginar algo, pensar em como deve ficar no papel e encontrar uma forma de transformar essa ideia em realidade. Todas ações que envolvem uma combinação de planejamento e atividade. O resultado desse exercício pode ser notado em vários outros aspectos da vida da criança, sendo mais imediatamente vista no aprendizado da escrita.

Cores mais expressivas

Outro ponto importante ao escolher o material para colorir é a qualidade e variedade das cores. Uma boa brush pen, por exemplo, tem cores vivas e expressivas. Dependendo de como e onde forem aplicadas, elas podem mudar totalmente a impressão e o sentimento a respeito de um desenho.

Traços mais variados

Por fim, a flexibilidade das pontas nesse tipo de caneta não é sem motivo. É essa flexibilidade que permite a criação de diferentes formatos, letras e traços. Basta colocar mais ou menos pressão na ponta da caneta para ter traços mais grossos ou finos:

  • Mais pressão = Traços mais grossos
  • Menos pressão = Traços mais finos

Desenvolvimento das crianças

As crianças passam por diferentes fases de desenvolvimento. A primeira fase consiste na descoberta, quando as primeiras experiências de desenho acontecem. A criança aprende a segurar objetos, mas os movimentos com as mãos ainda são feitos com a ajuda dos ombros.

A segunda fase consiste na conquista, quando os pequenos aprendem a manusear os objetos com mais firmeza, aprendendo a desenhar diferentes formas, como quadrados e círculos.

Na terceira fase, de aperfeiçoamento, as crianças passam a ser mais autocríticas com os desenhos. Elas começam a explorar materiais que oferecem uma infinidade de cores, como lápis de cor e canetinhas, deixando a imaginação mais livre para criar.

E na quarta fase, chamada de expressão, a criança passa por um processo mais racional, deixando os desenhos mais realistas, com mais profundidade. É nesse momento que a brush pen pode ser um material bacana para os pequenos, ajudando-os a buscar novas criações e conhecer um mundo de possibilidades.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a brush pen e suas qualidades, que tal torná-la parte do material de desenho e lettering em sua casa? Tanto crianças quanto adultos têm muito a ganhar com a vivacidade dessas cores e infinidade de traços, seja para escrever, desenhar ou decorar suas anotações!

Aliás, quer saber mais sobre a arte de desenhar letras? Então, confira o nosso artigo sobre lettering e aprenda mais sobre o tema!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol