Passo a passo: como fazer fantoche para crianças

como fazer fantoche

Os fantoches são uma forma lúdica de abordar diferentes temas com as crianças, fazendo com que a educação seja ao mesmo tempo divertida e muito criativa. Eles incentivam a imaginação e ainda fortalecem a relação entre pais e filhos, mas a questão é que nem todo mundo sabe como fazer fantoche.

Se esse é o seu caso, não se preocupe: essa tarefa não é complicada. Mesmo quem não tem prática ou habilidades com artesanato pode criar peças bem legais, que vão contribuir com o desenvolvimento cognitivo infantil.

Com alguns materiais simples, como meias, EVA e feltro, você vai conseguir criar personagens que vão alegrar as crianças, e nós vamos ajudar. Preparamos neste artigo um passo a passo para você fazer fantoches com seu filho e garantir um momento leve e divertido. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Busque inspirações

Nem todo mundo sabe como fazer fantoche partindo do zero, ou seja, criando um personagem que não existe. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é buscar inspirações para definir quais serão as características da peça.

É interessante considerar aquilo que a criança gosta. Pode ser um personagem de desenho animado, um bicho de estimação ou qualquer outro que remeta ao universo infantil. O importante é que a peça agrade o pequeno para chamar a atenção dele.

A internet pode ser sua grande aliada nesse momento. Procure em sites de artesanato, em redes sociais como Pinterest, vídeos do YouTube e outros canais. Você pode pedir ajuda da criança para ter ideias; quem sabe usar um personagem de uma história que ela tenha lido recentemente? As opções são infinitas!

Escolha a matéria-prima

Agora que você já decidiu qual será o personagem, é preciso definir qual matéria-prima será mais adequada para a ideia que teve. Essa escolha pode ser baseada nas formas que a peça terá ou então nas suas próprias habilidades para lidar com o material.

Algumas pessoas têm mais facilidade para trabalhar com tecidos, outras preferem o papel, assim como existem aquelas que consegue manusear melhor o EVA. Você também pode escolher conforme aquilo que tem em casa.

Dependendo do modo como vai fazer o fantoche, pode ser necessário misturar materiais. Isso acontece, por exemplo quando você usa o EVA para fazer o corpinho de um boneco e lã ou barbante para criar os cabelinhos. Tudo vai depender da inspiração que teve.

Encontre moldes

Não se preocupe se você não sabe como fazer fantoche sem ter um modelo em mãos; afinal, também existem moldes disponíveis na internet para fazer download e imprimir. Assim, não é necessário nem mesmo saber desenhar. Você só vai precisar transferir para o material contornando as peças com lápis ou caneta.

Você pode encontrar moldes também fazendo uma busca em sites de artesanato. Existem muitos materiais gratuitos de peças bonitas e divertidas. Inclusive, esta atividade da BIC Colorir pode ser um bom começo para criar personagens de uma forma simples e bem divertida.

Convide as crianças para ajudar

Um dos objetivos desse passo a passo de como fazer fantoche é promover a interação entre pais e filhos; então, convide as crianças para ajudar nessa tarefa. Vocês vão passar momentos muito agradáveis, compondo a memória afetiva do pequeno, o que faz toda a diferença para sua formação.

Além disso, é interessante propor atividades para que as crianças desenvolvam a sua coordenação motora fina e grossa. No caso da confecção de um fantoche, são movimentos mais delicados e precisos que ativam grupos musculares pequenos, aprimorando a coordenação motora fina.

Outras habilidades também serão trabalhadas, como a cooperação, o trabalho em equipe, a criatividade e a imaginação. É um momento que pode ser bem aproveitado pelos pais para trabalhar a formação dos seus filhos de diferentes maneiras.

Faça os recortes das partes

Explicamos que o molde pode ser transferido para o material do fantoche simplesmente contornando as peças com o auxílio de um lápis ou de uma caneta. Depois dessa etapa, chegou o momento de recortar cada parte para dar início à montagem.

É interessante que a criança também participe desse processo. Disponibilize para ela uma tesoura sem ponta e sugira que recorte as peças maiores com menos curvas, para que ela não tenha dificuldade para fazer os recortes. Sempre supervisione a criança quando ela estiver usando a tesoura ok?!

Caso o molde tenha diversas peças que vão formar o personagem (por exemplo, os braços e as pernas), você pode recortar deixando cada grupo separado para não misturar (braços com braços, pernas com pernas). Desse jeito fica mais fácil montar o fantoche depois. Também é uma boa ideia salvar uma cópia do modelo para consultar na hora de fazer essa montagem.

Se estiver fazendo um fantoche de papel, esse é um bom momento para pedir ajuda da criança para colorir o personagem! Conforme ela termina de colorir, você começa a recortar.

Monte as partes antes de colar

Depois que todas as peças já estiverem recortadas, monte o fantoche para conferir se está tudo certo. Faça isso como um quebra-cabeça, apenas para verificar se não está faltando nenhuma parte e de que maneira elas se encaixam.

Essa é uma etapa importante para conferir se é necessário fazer algum ajuste em uma peça. Se decidir colar antes desse teste, há o risco de algo ficar torto, não se encaixar muito bem, ou mesmo de uma parte ser colada no lugar errado.

Mas não é só isso, porque fazendo essa montagem prévia também dá para ter mais algumas inspirações, a fim de incrementar o fantoche para que ele fique ainda mais interessante. Você pode colocar um chapéu, lacinho, uma gravata, bolsa, sapato ou qualquer outro acessório.

Coloque os detalhes e finalize

Enfim, chegamos ao último passo de como fazer fantoche: a hora de montar a sua peça! As partes devem ser coladas ou presas umas às outras, para isso você pode usar cola branca, cola quente, linha e agulha, ou outro tipo de fixador, dependendo do material escolhido.

Acrescente detalhes em seu fantoche pintando com lápis de cor e canetinhas ou colando os olhos e a boca. Pode acrescentar um brinco, fazer pintinhas… use a criatividade para decorar! Deixe a criança usar a imaginação dela nesse momento para compor um personagem bem colorido. Depois, é só se divertir criando histórias!

Viu só como fazer fantoche não é difícil? Você terá momentos muito especiais com seu filho e ainda estará contribuindo com o desenvolvimento dele. E tudo isso de uma forma divertida, muitas vezes usando materiais que já temos, sem nem mesmo precisar sair de casa.

Gostou dessas ideias? Então confira também como criar brinquedos usando materiais reciclados e se divirta com seu filho!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol