As crianças adoram o momento da contação de histórias, já que podem soltar a imaginação, conhecer personagens, se envolver com a trama e, com isso, até entender melhor os próprios sentimentos.
É uma atividade que vai aguçar a criatividade e até ampliar a visão de mundo dos pequenos, o que é importante para o desenvolvimento infantil.
No entanto, não adianta apenas pegar um livro e começar a ler: é importante se preparar e dar vida para o enredo para tornar a história convidativa para as crianças.
Mas como fazer isso? Acompanhe as dicas que reunimos neste post e coloque em prática com sua turma!
Escolha um bom exemplar
O primeiro passo é escolher a obra que será lida. Aqui, é importante selecionar histórias adequadas à faixa etária dos alunos para que tenham uma linguagem e enredo que sejam compreensíveis pela turma.
A atividade pode ser utilizada para que as crianças aprendam sobre fatos culturais, como o folclore brasileiro, tornando o aprendizado mais rico.
Leia o livro com antecedência
Antes de reunir as crianças, separe um tempinho para conferir a história e se preparar melhor. Com isso, dá para saber como será a interpretação de cada trecho e como preparar o ambiente para tornar a atividade mais interessante para os pequenos.
Faça um cenário
Com um bom livro e conhecendo o que diz a trama, você pode montar um ambiente para a contação de história. Pode ser um cenário feito de cartolina, papel crepom e colagens, ou ainda um teatrinho feito com papelão para a utilização de fantoches ou bonecos que vão ajudar a encenar a trama.
Envolva as crianças na contação de história
Para que as crianças se engajem na atividade, elas precisam participar. Então:
- proponha que elas imitem os sons de animais;
- faça gestos ou movimentos, como pular e dançar em determinados trechos do enredo;
- faça perguntas, como “O personagem está feliz aqui?” ou “Será que ele ficou assustado?”;
- peça para que repitam alguma frase ou fala do personagem.
Diferencie a voz dos personagens
Ao contar histórias, traga emoção para a atividade, fazendo vozes diferentes para cada personagem, como uma voz mais grossa para o monstro ou mais delicada para a princesa. É uma forma de chamar a atenção das crianças de uma forma divertida.
Desenvolva atividades complementares
A contação de história não acaba com o final da história. Na verdade, ela abre uma série de oportunidades para que você desenvolva atividades de arte na educação infantil, como:
- crianças improvisam chapéus ou máscaras confeccionadas em papel, utilizando giz de colorir ou lápis de cor para que possam se transformar nos personagens;
- os alunos fazem o desenho da história, para que ilustrem no papel o que imaginaram;
- realizam, em grupo, a construção do cenário com papelão e sucatas para encenar o enredo;
- a turma faz uma visita temática a algum ambiente que seja citado na história, como museu, biblioteca ou zoológico, de forma a tornar real o que elas acompanharam na trama.
Utilize a contação de histórias com sua turma para despertar o interesse pela leitura e envolvê-la em um novo universo, em que as crianças possam se colocar no lugar dos personagens para viver diferentes aventuras. Com um bom planejamento, é possível engajar os pequenos nessa atividade.
Quer outras dicas de atividades com seus alunos? É só conferir as sugestões da BIC Colorir!