Coordenação motora fina e grossa: entenda e saiba como desenvolver

coordenação motora fina e grossa

A infância é um período cheio de descobertas e aprendizagem. É nessa fase que o ser humano tem o seu maior desenvolvimento cognitivo e motor, adquirindo diversas habilidades essenciais para a vida, como a coordenação motora fina e grossa.

Para a criança ser proficiente nos gestos que envolvem essas coordenações, ela precisa ser estimulada desde os primeiros anos de vida. Quanto mais ela realizar tarefas que exijam o uso da coordenação motora fina e grossa, mais aprimoradas serão essas capacidades.

Por isso, é fundamental o incentivo dos pais e das pessoas próximas. Quer colaborar para que a criança desenvolva bem a coordenação motora? Ao longo deste post você aprenderá algumas atividades bem legais e divertidas. Vem com a gente!

Qual é a diferença entre coordenação motora fina e grossa?

A coordenação motora é a capacidade de controlar movimentos corporais, ativando a musculatura de maneira eficiente. Basicamente, esses movimentos são divididos em dois grandes grupos: a coordenação motora fina e grossa.

Na coordenação motora grossa estão os movimentos mais amplos (habilidades motoras fundamentais), como correr, pular, arremessar, chutar, quicar, saltar, etc. Para realizar essas tarefas, é necessária a ativação dos grupos musculares maiores.

Já a coordenação motora fina envolve a ativação de musculaturas pequenas, como as da mãos ou dos pés. O desenvolvimento dela permite que a criança possa fazer movimentos mais precisos e delicados.

Isso é positivo e importante para inúmeras tarefas da vida adulta, como: costurar, passar a linha na agulha, cortar, manusear objetos pequenos, digitar, escrever, entre outras.

Como desenvolver a coordenação motora fina em crianças?

Agora vamos para a parte mais esperada! Existem muitas atividades dentro do mundo infantil que ajudam a desenvolver as funções executivas e a coordenação motora fina. Para ajudar o seu filho nessa tarefa, a seguir vamos mostrar diversas formas de trabalhar a coordenação motora fina brincando e se divertindo.

Desenhar e colorir

Estimular o gosto pelo desenho e pela pintura é uma excelente forma de treinar a coordenação motora fina. Normalmente, as crianças já gostam desse tipo de atividade, basta apenas deixar ao alcance delas bastante papel em branco e diversos materiais como lápis de cor, giz de colorir, canetinhas e tintas.

Fazer origamis

Dobrar papel também é uma ótima maneira de desenvolver as musculaturas das mãos. Dependendo da idade da criança, os pais precisam ensinar e mostrar o passo a passo. A ideia é começar com origamis simples e permitir que ela trabalhe a criatividade.

Brincar de pegar vareta

O jogo de pegar vareta é uma forma simples de ativar a concentração e desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem brincar sozinhas de pegar vareta, mas a tarefa vai ser tornar mais legal e interessante se você brincar junto, nem que seja às vezes, ok?

Cortar e colar

Que tal fazer um mural com figuras de algum assunto que o seu filho goste? Cortar e colar é uma atividade simples, barata e atrativa para as crianças. O ideal é oferecer uma tesoura sem ponta e acompanhar a criança.

Cozinhar

E por que não separar um dia na semana para cozinhar com as crianças? Você pode deixar que elas amassem a farinha literalmente colocando as mãos na massa, esmaguem algum alimento e, dependendo da idade, cortem (sempre acompanhadas de um adulto).

Modelar massinha

Nossa última dica de atividade é a famosa massinha de modelar. Qual criança não gosta de brincar com elas? Oferecer esse material aos pequenos e participar da atividade é uma boa para os momentos em família.

Agora você já aprendeu a importância de desenvolver a coordenação motora fina e grossa das crianças. É fundamental incentivar seus filhos, permitindo que realizem atividades necessárias para o desenvolvimento deles. Mas não se esqueça de dosar as brincadeiras de acordo com a idade e a fase de desenvolvimento.

Então, gostou do post? Que tal oferecer materiais para os pequenos aprimorarem essas habilidades? Conheça os produtos da BIC Colorir. Tem opções para todas as fases!

Notícias relacionadas