Coordenação motora infantil fina: benefícios e dicas de atividades

coordenação motora infantil

A coordenação motora infantil é um importante marco no desenvolvimento das crianças. Durante toda a infância, os pequenos adquirem habilidades motoras que os acompanharão por toda a vida. Quanto mais variados forem os estímulos, mais amplo será esse desenvolvimento.

Por isso, é tarefa dos pais e dos educadores possibilitar às crianças a prática de atividades que trabalhem a coordenação motora, seja grossa ou fina. Para ajudar nessa missão, neste artigo falamos especificamente sobre as habilidades motoras finas na infância.

Também falamos sobre um tema bem discutido nessa fase; se as crianças são destras ou canhotas e como os pais e responsáveis devem agir nesse momento. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Coordenação motora infantil: fina ou grossa

Enquanto a coordenação motora infantil grossa tem a ver com habilidades como pular, correr e descer ou subir escadas, a fina envolve atividades mais delicadas, como manusear pequenos objetos, pintar, escrever e desenhar, uma vez que estimula os músculos menores, como os dos pulsos, mãos e dedos.

É durante o desenvolvimento da coordenação infantil fina que pais e responsáveis começam a notar se o pequeno é canhoto ou destro. Em geral, isso acontece por volta dos dois ou três anos de idade — mas se trata apenas de uma média – nada de errado se isso acontecer mais cedo ou tarde.

Ser destro quer dizer que o lado esquerdo do cérebro é dominante, já os canhotos têm o lado direito dominante. O importante, de fato, é deixar a criança livre para fazer suas escolhas, sem querer gerenciar se ela vai pegar o lápis, por exemplo, com a mão direita ou esquerda, como acontecia há muitos anos, quando pessoas canhotas sofriam preconceito.

Estima-se que 10% da população mundial seja canhota, sabia? E, mesmo que a criança só comece a demonstrar após os dois anos, a dominância de um lado ou outro acontece muito cedo — em geral, quando o bebê ainda está no útero da mãe, de acordo com estudo feito no Reino Unido.

Inclusive, foi no Reino Unido que se estabeleceu o dia 13 de agosto como Dia do Canhoto, para conscientizar as pessoas das necessidades dessa parte da população, como carteiras com apoio para canhotos (já que até então sempre foram mais pensadas para pessoas destras), abridores de lata e até mesmo o posicionamento de mouses.

Esses são desafios que os canhotos precisam vencer dia a dia, e que destros nem imaginam existir. Fora isso, o desenvolvimento motor fino acontece da mesma maneira, não importa se a pessoa usa mais a mão esquerda ou direita.

Importância do desenvolvimento da coordenação motora infantil fina

Como este artigo trata especificamente da coordenação motora fina, chegou a hora de conferir a importância de realizar atividades para o desenvolvimento motor das crianças, sejam elas destras ou canhotas!

Ajuda no fortalecimento dos músculos

O primeiro deles é o fortalecimento muscular. Durante os primeiros anos de vida, o corpo está em formação. Quanto mais ele for utilizado, mais será desenvolvido. Ter uma musculatura firme, principalmente nas mãos, permite que muitas tarefas do dia a dia sejam feitas com uma maior facilidade, inclusive na vida adulta.

Desenvolve a concentração da criança

Outro importante motivo para que a coordenação motora fina seja estimulada é o desenvolvimento da concentração. Durante tarefas que exigem essa habilidade, as crianças precisam de uma maior atenção. Essa característica, ao ser trabalhada nos primeiros anos de vida, reflete em muitos benefícios no futuro, como a facilidade de aprendizagem.

Melhora a coordenação dos movimentos

O estímulo frequente das mãos nas tarefas que envolvem a coordenação motora fina tende a melhorar o movimento como um todo. Isso reflete em ações diárias, fazendo com que a criança faça traços de uma forma “mais reta”, tenha uma caligrafia melhor, consiga pintar dentro dos limites do desenho etc.

Atividades simples para estimular a coordenação motora fina

Agora que você conhece a importância de desenvolver a coordenação motora fina, chegou o momento de aprender como proporcionar essa aprendizagem às crianças. A seguir, apresentamos algumas ideias de atividades para que os pequenos sejam estimulados.

Fazer pinturas

Pintar é uma excelente forma de coordenar os movimentos. Essa atividade pode ser adaptada conforme a idade da criança, começando com as próprias mãos ou utilizando pincéis mais grossos e finos mesclados. Conforme crescem e adquirem uma maior coordenação, os materiais tenderão a ter o corpo mais fino, como lápis de cor.

Brincar com a massinha de modelar

Outra brincadeira que os pequenos adoram e que trabalha de forma direta a musculatura das mãos são aquelas feitas com massinha de modelar. Você pode simplesmente oferecer o material e deixá-los livres para criar o que imaginarem. Fazer pequenos objetos, como árvores, flores e gatinhos ajuda demais na coordenação motora infantil fina.

Colorir desenhos

Os desenhos são os queridinhos da infância e não é para menos. São tantas variações dessa brincadeira que seria possível contar apenas com elas. Uma simples folha em branco com um bom lápis de cor já estimula a coordenação motora.

Além disso, ofereça desenhos prontos com linhas tracejadas, varie os materiais, abuse e use dos lápis, do giz e das canetas de diferentes tipos.

É importante também incentivar a criança nessas atividades. Sempre que possível, reserve um tempo do dia para fazer tais atividades junto ao pequeno — isso engaja e vai render ótimas lembranças.

Benefícios de trabalhar a coordenação motora fina com as crianças

Você já sabe a importância da coordenação motora fina e aprendeu algumas atividades para trabalhar com as crianças. Agora vamos mostrar os benefícios que isso traz para os pequenos:

  • descomplica as atividades escolares;
  • aumenta a criatividade;
  • melhora a caligrafia;
  • exercita o cérebro;
  • facilita atividades da vida diária quando adulto;
  • fortalece a musculatura, entre outros.

A coordenação motora fina infantil deve ser estimulada para que a criança cresça e tenha facilidade em utilizar essa habilidade por toda a vida adulta. A ação dos adultos é importante devido à necessidade de proporcionar um ambiente propício para que os pequenos criem e experimentem diversas atividades.

E então, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe a importância da coordenação motora infantil fina, que tal estimular as crianças? Escolha materiais necessários de qualidade e deixe a imaginação rolar solta!

“As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais”.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol