Entenda o papel das cores na educação infantil

cores na educação infantil

As crianças são facilmente atraídas por tonalidades fortes e vibrantes. Explorar as cores na educação infantil é ótimo para que elas identifiquem cada uma delas e as usem para criar significados.

Conhecer e distinguir as cores é importante para o desenvolvimento, além de ser um recurso muito positivo para os professores na fixação dos conteúdos. Por esse motivo, aprender a sua nomeação é uma habilidade estimulada ainda nos primeiros anos de vida.

Neste texto, mostraremos mais sobre o papel das cores na educação infantil, os motivos para ensiná-las desde cedo e como explorá-las na rotina. Continue a leitura para conferir.

Qual o papel das cores na educação infantil?

Você já deve ter percebido que as escolas para crianças são muito coloridas. Isso é importante para oferecer estímulos de várias maneiras. Conheça um pouco mais sobre o papel das cores na educação infantil a seguir.

Coordenação

É preciso ter atenção especial para a importância do colorir para crianças. Isso porque, quando os pequenos tentam pintar dentro dos espaços determinados e traduzir para o papel o que eles imaginam, desenvolvem a sua coordenação motora e as habilidades finas.

Concentração

Para as atividades de arte na educação, as crianças necessitam de concentração. Como são experiências lúdicas, que trabalham com o senso estético, geralmente são também muito prazerosas Dessa maneira, incentivam a aprendizagem escolar como um todo.

Paciência

Desenhos mais complexos e desafiadores — nas possibilidades de cada fase — estimulam a paciência e a persistência das crianças. Para criações assim, elas precisam de empenho, o que é ótimo para o seu desenvolvimento. É bom que a escola ofereça um estímulo extra para esse tipo de atividade, como exposições ou criações coletivas.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras

O uso de papéis de forma geral é benéfico para o desenvolvimento das capacidades motoras, especialmente quando é necessário usar as duas mãos simultaneamente. Com isso, todo o desenvolvimento infantil é favorecido.

Expressão

Compreender as emoções que as cores transmitem e desenvolver a capacidade se comunicar por meio delas é excelente na infância. As crianças podem desenhar sentimentos, atribuindo significado às cores. É possível, por exemplo, apresentar uma música para a turma, pedir para que cada um desenhe o que sente ao ouvi-la e prestar atenção em quais cores elas usam para expressa

Por que introduzir as cores desde cedo na vida das crianças?

A partir dos primeiros meses de vida, os bebês tendem a interagir melhor com objetos que tenham cores mais marcantes. Dessa forma, explorar essa inclinação é ótimo para ajudar no desenvolvimento da criança e melhorar a relação com os adultos.

Quanto mais cedo os estímulos forem oferecidos, melhor. O ideal é que tudo seja feito sempre com tranquilidade, sem pressões para que o pequeno decore ou domine imediatamente as cores.

Como usar as cores além das aulas de artes?

Os diversos tons podem ser explorados em toda a rotina da criança, seja em casa ou na escola. Os alimentos, por exemplo, podem ser apresentados conforme as suas cores. É uma maneira também de estimular hábitos saudáveis, afinal vegetais coloridos são ótimas fontes de nutrientes.

As roupas, os brinquedos e até o tatame no chão são elementos cheios de tonalidades diferentes. Assim, conversar com a criança com empolgação sobre essa riqueza visual é muito bom para criar proximidade e ajudar no aprendizado.

Como vimos, aproveitar o potencial das cores na educação infantil é um ótimo recurso para incentivar as crianças a se apropriarem desse universo visual. Isso pode ser feito em atividades específicas ou na rotina dos pequenos.

Gostou deste conteúdo? Então continue no blog e entenda por que é importante incentivar as crianças a escreverem à mão.

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas