Criança criativa: qual é a importância de desenvolver e como fazer

criança criativa

A curiosidade infantil a ajuda a descobrir o mundo! Assim, faz parte do papel do professor ajudar a tornar a criança criativa, com estímulos adequados. Na infância, a imaginação flui com muita naturalidade, porém, sem os incentivos certos, ela pode se perder.

Para evitar que isso aconteça, é importante que a escola conte com atividades que favoreçam a inventividade. Como resultado, as crianças apresentam melhor desempenho e se engajam mais nas tarefas propostas.

Neste post, mostraremos mais sobre a importância da criatividade na infância, além de dicas para incentivá-la. Boa leitura!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Qual é a importância da criatividade?

Como mencionamos, a criatividade é natural nas crianças. Nesse sentido, os adultos podem ajudá-la a despertar ainda mais essa habilidade ou também podem reprimi-la. Por esse motivo é tão importante que os professores tenham sempre recursos à mão para dar asas à imaginação dos pequenos!

Além dos benefícios que a criança criativa tem para o seu desenvolvimento e a interação com os colegas, também é possível colher frutos dessa inventividade no decorrer de toda a vida escolar e também na idade adulta. Isso porque, esse talento ajuda na resolução de problemas, permite criar produtos e encontrar respostas para situações desafiadoras.

Mesmo as pessoas que aparentemente não têm tanta facilidade com a imaginação podem desenvolvê-la, desde que tenham os estímulos adequados. Na infância, a ludicidade é a maior aliada para esse objetivo.

Como estimular os pequenos a serem criativos?

Os estímulos precisam estar presentes na rotina da criança, em casa e na escola. Por isso, é interessante realizar atividades e, se possível, sugerir brincadeiras que também possam ser feitas com a família. Veja algumas dicas.

Tempo ocioso

Além das atividades orientadas, o tempo ocioso para brincar livremente é muito importante para aflorar a criatividade das crianças. Por isso, é preciso que a rotina conte com momentos assim. Nessas oportunidades, o ideal é que exista o mínimo de intervenções. A recomendação é só interromper caso haja algum perigo.

Espaço livre para bagunçar

O espaço também deve ser estimulante. Pode contar com fantasias, materiais de reciclagem que permitam fabricar brinquedos e itens de pintura. Pode ser um espaço simples, pequeno, não tem problema! O importante é que a criança tenha liberdade para bagunçar nele. Os educadores podem combinar com a turma de deixar um local reservado para isso, que poderá ser organizado por todos ao final da brincadeira.

Incentivo ao diálogo

Para alimentar a imaginação, é fundamental ter um bom diálogo com as crianças. Assim, incentivar as suas perguntas e curiosidade sobre o mundo é excelente para que ela se torne mais criativa. Porém, é preciso que ela compreenda os momentos de atender a outras demandas, como horários de refeições ou de tarefas. Com isso, ela aprende também sobre equilíbrio e responsabilidade.

Portanto, para educar uma criança criativa, é essencial que o professor também use a própria criatividade. A arte na educação infantil tem um papel significativo para essa finalidade. Materiais adequados e de qualidade para a realização dos projetos irão lhe ajudar muito!

Você encontra ótimos produtos de colorir no Mundo BIC. Dê uma olhada em nosso site e conheça todas as opções!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol