Qual é a importância da relação entre criança e natureza? Veja aqui

criança e natureza

A relação entre criança e natureza é muito importante, pois o meio ambiente proporciona benefícios físicos, mentais e emocionais aos pequenos. Por outro lado, nem sempre a vida urbana permite brincar com animais, ter contato com a grama e com a terra ou subir em árvores.

As descobertas que as crianças fazem nesses espaços ajudam no seu desenvolvimento motor, estimulam a autonomia e despertam a criatividade. Os pequenos aprendem muito com a natureza, e os adultos também podem aproveitar momentos de pausa e de relaxamento nesses locais. São oportunidades de construir a memória afetiva.

Quer saber mais sobre os benefícios e como estimular o contato com a natureza na infância? Então, continue a leitura e descubra.

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Como o contato com a natureza pode beneficiar a criança?

A proximidade com a natureza é muito prazerosa para as crianças. O meio ambiente traz tranquilidade e inspiração, além de permitir que o pequeno explore os seus sentidos. A riqueza de cores, texturas, aromas e sabores é muito estimulante.

Um dos problemas do crescimento das cidades e espaços urbanos, é que as crianças tendem a ter menos incentivo ao movimento — essencial para o seu desenvolvimento físico e motor. Por outro lado, áreas verdes podem ser seguras e amplas, permitindo muitas brincadeiras. Os solos irregulares e com diferentes texturas também são benéficos.

Atividades como correr, subir em árvores e brincar em meio ao verde são ótimas para o corpo em fase de crescimento, além de ajudarem em aspectos socioemocionais. Isso porque os vínculos são fortalecidos, e a criança aprende a sua responsabilidade no cuidado com o meio ambiente, calcula melhor os riscos e se torna mais resiliente. Essas práticas contribuem com a sustentabilidade na educação infantil.

Quais atividades podem reforçar o contato com a natureza?

Como vimos, é preciso estimular a aproximação entre criança e natureza. Para isso, quem mora em grandes cidades não precisa deixá-las e se mudar para áreas rurais, pois existem oportunidades de contato com o meio ambiente que podem ser aproveitadas por toda a família mesmo na vida urbana. Veja algumas dicas.

Descoberta de bichinhos no ambiente

As brincadeiras no quintal já são grandes experiências para as crianças. Nessas ocasiões, elas podem perceber a diversidade de animais com os quais ela compartilha o espaço. Assim, observar joaninhas, formigas, borboletas, passarinhos e outros bichinhos é um bom estímulo. Se não tiver um quintal, fique de olho nos passarinhos pela janela ou mesmo em formigas em um vaso.

Passeios em parques

Os passeios no parque são ótimos e acessíveis. Esses locais costumam permitir a visão do céu, o contato com a grama e a sensação de liberdade para brincar. A criança pode levar brinquedos de material reciclado, ou seu personagem favorito, para participar do momento e estimular ainda mais a criatividade.

Hortas montadas no quintal ou em pequenos vasos

O contato direto com a terra também é necessário, pois a criança pode ver o ciclo da natureza na prática. Assim, se possível, é excelente fazer uma horta em casa. O pequeno vai amar comer os alimentos que cultivou. Se não houver espaço para isso, manter plantas em vasinhos também é muito bom.

A proximidade entre criança e natureza é excelente para que ela se desenvolva plenamente. A família pode aproveitar essas experiências para aliviar o estresse e desacelerar. Apesar de as vezes haver uma associação da natureza com perigo, existem alternativas muito seguras e benéficas que podem ser desfrutadas.

Viu como o meio ambiente é importante para crianças e adultos? Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude a promover a conexão com a natureza.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol