Criança sedentária: o que você precisa saber sobre o assunto?

Criança sedentária

Com a necessidade continuo isolamento social (seja total ou parcial) para combater a disseminação do coronavírus, muitas crianças têm estado cada vez mais paradas. Essa nova perspectiva é motivo de preocupação, já que uma criança sedentária tende a desenvolver diversos problemas que podem, inclusive, influenciar sua vida adulta.

Para tratar desse assunto, a BIC Colorir desenvolveu um post especial. Nele, você saberá o que é o sedentarismo infantil, quais são os riscos que ele apresenta e o que fazer para melhorar os hábitos das crianças!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é sedentarismo infantil?

O sedentarismo infantil diz respeito à quantidade de atividade física que uma criança faz durante um dia. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas menores de 18 anos devem realizar, pelo menos, 60 minutos por dia de atividade física para não serem consideradas sedentárias.

Quais são os riscos do sedentarismo infantil?

Infelizmente, o número de crianças que não atingem a recomendação da OMS tem aumentado a cada ano. Esse cenário é um problema para a sociedade, já que o sedentarismo infantil está ligado a diversos riscos para a saúde.

Uma criança sedentária tem muito mais chance de desenvolver doenças crônicas ainda na infância ou ao longo da vida adulta. Quadros como obesidade, diabetes, hipertensão e cardiopatias são decorrentes de uma vida sedentária, que começa logo na infância.

Ou seja, não incentivar a prática de atividade pelas crianças pode afetar a qualidade de vida infantil e trazer problemas sérios de saúde.

Como os pais e responsáveis podem reforçar melhores hábitos em crianças sedentárias?

Os adultos responsáveis pelas crianças têm um papel importante na busca por uma vida mais ativa e pelo afastamento do sedentarismo. O primeiro passo é atuar de forma educativa, tanto na alimentação e no incentivo à atividade física, como no psicológico da criança para estimular uma vida mais saudável.

Existem diversas ações que podem ajudar nessa missão. A seguir, separamos algumas para que você conheça. Veja só!

Realizar tarefas de casa

Todas as crianças a partir de determinada idade podem ajudar em algumas das tarefas de casa. Você pode estipular uma atividade que seja de responsabilidade dela e que ela tenha que desempenhar todos os dias, como varrer o chão, lavar a louça, colocar as roupas na máquina etc.

Limitar o tempo de uso de eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos, embora permitam uma interação com o mundo todo e sejam fonte de aprendizagem, podem atrapalhar a prática de atividades físicas. Muitas crianças preferem ficar conectadas em seus celulares, computadores ou tablets do que brincar ou jogar com os amigos pessoalmente.

Essa perspectiva é perigosa, pois faz com que muitas crianças se tornem sedentárias e tenham uma qualidade de vida prejudicada. Por isso, para melhorar os hábitos de quem é sedentário na infância, uma ação essencial é limitar o tempo de tela dessa criança. Ou seja, estipular um limite de horário que ela possa interagir com aparelhos eletrônicos. Para que você aprenda um pouco mais sobre a importância de limitar eletrônicos, confira mais um post especial sobre celular para criança!

Adotar um animal de estimação

O animal de estimação é uma ótima companhia para as crianças. Eles tendem a interagir por bons períodos de tempo, exigindo que a criança se mantenha ativa enquanto estiver brincando com ele. Além disso, levar para passear todos os dias também ajuda a adicionar minutos de atividade física durante o dia.

A criança sedentária tem grandes chances de ter problemas de saúde na vida adulta, ou até mesmo durante a infância. Como vimos, o exemplo é indispensável para que os hábitos dos pequenos sejam melhorados, uma vez que eles podem se inspirar nos pais e responsáveis e nos seus estilos de vida.

Ter uma criança sedentária em casa não é saudável. Por isso, os adultos precisam estar atentos à rotina dos pequenos. Acesse aqui um quiz para saber se a rotina do seu filho está saudável durante o isolamento social!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerá de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol