O que avaliar para escolher um curso online para criança?

Com a necessidade do distanciamento social e das adaptações das atividades para o formato remoto, fomos levados a nos ajustar para dar continuidade aos projetos. Nesse cenário, encontrar cursos online para crianças pode ser um desafio, mas que pode também trazer bons resultados.

Apresentar alternativas diversificadas e atraentes para os pequenos é uma boa maneira de manter os estímulos e ajudar em seu aprendizado. Algumas opções oferecidas pela internet podem também contar com orientações para que os adultos participem do processo, o que é excelente para estreitar o vínculo e ajudar no home office em família.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para escolher os cursos online mais adequados para as crianças e colher ótimos resultados. Vamos lá?

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Por que propor um curso online para o pequeno?

As aulas remotas foram uma alternativa encontrada para que o ensino pudesse ser realizado com segurança durante a pandemia da Covid-19. Com isso, elas mostraram alguns desafios e oportunidades da internet para a aprendizagem das crianças. Nesse cenário, os cursos online são alternativas para se distrair ou até mesmo se divertir e no isolamento social.

Dessa maneira, eles permitem aprender mais e adquirir novas habilidades, o que ajuda a otimizar o tempo livre do seu filho. Além disso, estimula a responsabilidade e o gerenciamento do tempo, já que na maioria das vezes eles não têm horário definido e é preciso que haja organização pessoal.

O que considerar ao escolher um curso online para crianças?

Como vimos, existem vários benefícios para crianças que participam de uma atividade assim. Confira dicas para escolher cursos online para crianças.

Avalie os gostos e interesses da criança

As preferências da criança precisam ser consideradas no momento da escolha. Assim, observe os temas que chamam a atenção do pequeno e veja quais são as melhores alternativas de cursos disponíveis. Na internet, é ainda mais importante que exista essa conexão com o que a criança gosta, já que manter a atenção das crianças em um curso online pode ser mais desafiador do que em cursos presenciais.

Conheça a instituição e os professores do curso

Todo cuidado é importante na hora de optar por um curso para a criança. Por isso, é fundamental avaliar a seriedade da instituição de ensino, conhecer os professores e ver como é a relação que eles mantêm com os alunos.

Pesquise sobre a metodologia

A metodologia é a estratégia utilizada pelos professores para ensinar, e é outro aspecto importante. Para crianças, algumas alternativas interessantes de aulas EAD são as metodologias ativas, em que o estudante tem um papel fundamental na condução do aprendizado, e as metodologias interativas, que proporcionam maior comunicação entre estudantes e educadores.

Verifique a faixa etária indicada

Por fim, a faixa etária adequada é um aspecto decisivo. Para crianças isso faz uma diferença significativa, pois define os recursos utilizados, a linguagem escolhida e os conhecimentos que podem ser desenvolvidos.

Portanto, os cursos online para crianças são podem ser boas alternativas para aproveitar bem o tempo que elas ficam em casa e estimular um bom uso da internet. Vale destacar que o equilíbrio é importante, já que os pequenos também necessitam de tempo para brincarem livremente, fora das telas.

A família pode contribuir com as habilidades das crianças de muitas outras formas também. Conheça o quadro de incentivo infantil e veja como organizar as tarefas diárias.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol