Descomplicando a volta às aulas!

O período de volta às aulas é aquela loucura: crianças divididas entre não querer que as férias acabem e a ansiedade de rever os amigos; pais vivendo o conflito entre voltar à rotina e garantir que esteja tudo em ordem para começar mais um semestre. Ufa! Tempos de correria.

Nesse período é importante separar um tempo e se esforçar para colocar tudo em ordem e começar com o pé direito. Uma volta às aulas tranquila ajuda a diminuir a ansiedade das crianças e pode ser importante para um bom resto de ano na escola. Para você que ainda está em dúvida por onde começar, separamos algumas dicas de ouro que vão ajudar a passar do “modo-férias” para o “modo-rotina” sem desesperos. Vamos lá!

Organizando os espaços e a rotina

Sair do pique de férias e voltar ao ritmo pode levar um tempo. Então, uma boa ideia é começar a estruturar a rotina da criança antes do início das aulas. Por exemplo, reservando tempo para leitura nos horários que virarão momentos de lição ou estudos quando as aulas começarem.

Se possível também separe um cantinho na sua casa reservado para o estudo. Não precisa ser um espaço grande, mas um lugar definido, separado das áreas de brincadeiras, onde a criança tem seus materiais e seus livros de estudo à mão. Faz toda a diferença na organização da rotina de estudo e no hábito de separar o momento de brincar daquele de estudar.

É importante também que o material utilizado todo dia esteja sempre acessível. Já os livros de consulta ou de uso esporádico podem ficar guardados numa prateleira ou em gavetas, fora do caminho. Na hora de organizar os livros e cadernos, procure separar por matérias ou por temas, para que tudo seja encontrado com facilidade.

Ter nesse espaço itens de organização também vai ajudar bastante para estabelecer essa rotina, como um porta-canetas para manter tudo organizado. Coloque ainda alguns produtos para delimitar espaços: gavetas para papel e quadro de cortiça ou metal para lembretes e horários. Além de lugar para anotações importantes, esse quadro também pode ser usado para ajudar a planejar os estudos e até no preparo diário da mochila.

Mantendo a mochila e o dia a dia em ordem

Aproveite o quadro do espaço de estudos e monte uma agenda das aulas de cada dia e dos materiais necessários para cada uma. Vai ajudar muito ter uma lista do que não pode faltar na mochila em cada dia da semana. Ela pode precisar de ajuda no início, mas é importante que a responsabilidade da organização seja da criança, para que ela crie esse hábito e consiga se planejar sozinha com o passar do tempo e desde nova.

Na hora de colocar as coisas dentro da mochila, apesar de ser muita coisa e não parecer que vai caber tudo numa bolsa só, com jeitinho, dá tudo certo! Antes de mais nada, é bom reunir todo o material que precisa ser guardado a cada dia. Comece organizando por tamanho e por função: o material que é levado todo dia, como lápis, borrachas e canetas, pode ficar dentro de um estojo; livros com cadernos; papéis dentro das suas respectivas pastas, e assim por diante.

Guarde primeiro os itens maiores, como os livros, cadernos e pastas, aproveitando a parte de trás da mochila. Isso dá apoio nas costas e ajuda a criança a manter uma postura melhor. Em seguida, passe para os materiais menores, como estojos. Estojos de plástico ou de pano ajudam a manter o material organizado e além de serem mais leves no transporte. Se houver necessidade de levar itens muito variados, como canetinhas, lápis de cor, régua, fita adesiva etc., também é interessante separá-los em estojos diferentes, assim a cada dia a criança só leva o que vai efetivamente precisar.

Por último, verifique a necessidade de incluir materiais extras como remédios, escova de dentes, lanches. Feche a mochila, garanta que todos os zíperes estejam fechados e pronto!

O processo de organizar a mochila todo dia pode parecer longo, mas, além de ser importante para criar hábitos positivos junto à criança, ajuda a evitar que ela esqueça materiais importantes e que carregue objetos desnecessários, sobrecarregando as costas.

Uma boa volta às aulas a todos!

Notícias relacionadas