Desenho digital na infância: conheça essa tendência

Desenho digital

O mundo virtual já faz parte da vida da maioria das pessoas, inclusive, dos mais novos. É difícil encontrar uma criança que não usa um celular ou computador, por exemplo, ou aprenda a usá-lo em pouco tempo. Isso pode ser problemático sem a devida orientação, mas também traz várias novas possibilidades para estimular seu desenvolvimento. Um exemplo disso é a inclusão do desenho digital na infância.

Desenhar, pintar e descobrir as cores na infância já são práticas comuns para promover o desenvolvimento de várias funções, como a comunicação e a criatividade. Com as ferramentas digitais, é possível dar um passo a diante e usar esses recursos ativamente como parte dessa jornada. Quer entender melhor como fazer isso? Então, acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é o desenho digital?

Hoje em dia, a maioria dos artistas utiliza alguma ferramenta digital para criar sua arte, geralmente com a ajuda de um tablet ou mesa digitalizadora e uma caneta especial. Ao tocar na tela com a ponta da caneta, eles criam cor e forma assim como aconteceria se usassem um lápis ou pincel, mas o resultado vai direto para o computador.

Isso permite que sejam feitas mudanças, correções e trocas de material durante a obra com muita facilidade. A partir de um pouco de instrução, uma criança pode fazer o mesmo, utilizando a caneta ou o mouse para expressar sua imaginação.

O desenho digital vai substituir o papel?

A resposta simples é: não. Desenhar à mão ainda é uma atividade indispensável para desenvolver a coordenação motora fina necessária para a escrita, além de ser mais prática para determinados ambientes que o uso de um computador. A ideia é que esses recursos se complementem entre si, não que um torne o outro obsoleto.

Quando o desenho digital pode ser incluído na educação?

O uso da tecnologia faz com que a criança aprenda desde cedo a utilizar os recursos digitais, os quais serão importantes na vida adulta, considerando o contexto de transformação digital. Apenas é necessário ter atenção à idade dos pequenos e à quantidade de horas passadas em frente aos dispositivos eletrônicos.

A partir da fase de conquistas, os pais já podem introduzir, aos poucos, a tecnologia na vida da criança, com jogos de pintura e desenho digital, por exemplo, além de vídeos educativos e infantis.

Quais são os benefícios do desenho no papel?

Mesmo com as novas tecnologias, a pintura na educação infantil ainda é uma parte indispensável na vida das crianças. É importante manter a prática de desenhar e pintar com lápis e giz de colorir, permitindo o equilíbrio entre o mundo digital e o real. A seguir, reunimos alguns dos benefícios mais evidentes do desenho no papel.

Desenvolvimento da coordenação motora fina

Manusear um lápis livremente para desenhar é o primeiro passo para poder usá-lo para escrever. Com esse incentivo, a criança poderá fazer os traços necessários para, no futuro, desenvolver uma boa caligrafia em menos tempo.

Expressão das ideias e emoções

Aprender a expressar e processar os próprios pensamento e as emoções é um passo importante no desenvolvimento cognitivo. Quanto mais cedo for possível desenvolver essa habilidade, mais rápido será o desenvolvimento da criança.

Oportunidade de interação

Há um benefício do desenho em papel, em relação ao digital, que não é tão mencionado: a interação social. Ao trocar desenhos com outras crianças ou contar com ajuda dos pais e professores, os pequenos conseguem desenvolver melhor as suas habilidades de comunicação e interação, fugindo um pouco, também, dos momentos de introspecção virtual.

Ao observarmos as rotinas das crianças atualmente, é preciso unir tanto as práticas em papel quanto contar com recursos digitais, agregando ambos os aprendizados e ampliando as capacidades dos pequenos. O desenho digital na infância é mais uma ferramenta que pode ser usada para expandir suas possibilidades e melhorar seu desempenho, desde que utilizada com a devida atenção e equilíbrio.

Falando em ferramentas, confira também nosso artigo sobre jogos online para crianças e descubra como garantir uma experiência saudável!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerá de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol