Desenvolvimento social da criança: o que é e como os pais podem ajudar?

desenvolvimento social da criança

Hoje em dia, o desenvolvimento social da criança virou um tema muito recorrente nas conversas entre familiares e reuniões institucionais. O papel dos pais é de extrema importância e é necessário que todos possam ter acesso às informações corretas, que os ajudem a desenvolver estímulos e demais atividades que colaborem para esse objetivo.

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que medidas de isolamento social fossem adotadas, com o intuito de impedir o grande número de contágio. Assim, ao estarem em casa por tempo integral, esse desafio pediu mais atenção dos membros da família.

Nos tópicos abaixo, você poderá ampliar seu conhecimento nesse assunto que gera interesse em muitos professores, mães e outras pessoas que lidam com crianças. Será possível aprender as habilidades relacionadas e principais práticas a serem feitas diante do cenário atual. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é o desenvolvimento social da criança?

O desenvolvimento social da criança é um conjunto de técnicas que ajudam a explorar os aspectos físicos, emocionais e cognitivos do pequeno. Em cada fase, elas são exploradas de maneira prática com a ajuda dos profissionais especializados nas áreas.

Por exemplo, o que é relacionado ao corpo fica a cargo do pediatra, já a parte emocional é direcionada à terapia infantil. O desenvolvimento cognitivo é abordado pela ligação entre a escola e a família, e ambas ajudarão as crianças a lidarem com certos estímulos para melhorar suas habilidades e manter uma boa convivência em sociedade.

Esse incentivo pode ser iniciado no período de gestação e continuado até os seis primeiros anos em que a criança chegou ao mundo. Nos meses iniciais, ela começa a conhecer a voz dos pais e aos poucos reage de uma forma prazerosa ao reconhecê-la. Posteriormente, ela entenderá a voz conforme o tom usado e reagirá de acordo com os sentimentos dela.

É interessante ver que tal comportamento é totalmente estimulante no aprimoramento das emoções. Na fase pré-operacional, vivida dos 2 aos 7 anos, ela torna-se bastante egocêntrica e o ponto positivo disso é justamente a oportunidade dela criar a própria linguagem, o que promove a criatividade e a geração de ideias, construídas com ajuda de certas atividades infantis.

Quais são as habilidades relacionadas ao desenvolvimento social?

Esses cuidados que começam na chamada primeira infância são muito importantes e ajudam a combater a formação de certos problemas que posteriormente causarão muitas dificuldades no amadurecimento do pequeno.

Com intenção de ajudá-lo nesse processo, separamos abaixo as principais habilidades relacionadas ao desenvolvimento social da criança. Confira!

Comunicação

Saber se comunicar bem é uma habilidade muito importante e que ajudará no crescimento do seu filho. Além do fato de transmitir ideias e mensagens de modo claro e coerente, o indivíduo precisa aprender a ouvir com atenção o que o outro tem a dizer para que as interações ocorram e que os diálogos feitos influenciem o amadurecimento dele.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro e entender os sentimentos dele são habilidades do ser humano que o ajudarão a ter um bom convívio social. Em tempos de isolamento social, esse valor precisa ser reforçado com a devida atenção à linguagem escolhida. Isso contribuirá muito para o desenvolvimento infantil.

Respeito

Direcionado aos professores, coleguinhas de classe, familiares e todas as pessoas do mundo. Afinal, o respeito é o que faz a harmonia entre os povos acontecer. Todos devem entender a diversidade desde cedo para evitar o bullying e qualquer outro mau comportamento que nada contribui na evolução humana.

Cooperação

Desenvolver tal habilidade na infância ajuda o profissional a ser próspero no futuro. Esse valor é muito importante e várias empresas, de diferentes segmentos, gostam de pessoas dispostas a cooperarem. Portanto, aposte nesse aspecto do desenvolvimento social da criança.

Qual a importância do desenvolvimento social na infância?

Há jovens que sofrem de problemas de ansiedade, depressão e outras doenças mentais que, por vezes, não recebem a devida atenção dos responsáveis pela falta do diálogo ou da seriedade quanto ao assunto. Alguns costumam internalizar sofrimentos e dores, outros procuram externalizá-las de maneira agressiva, sem empatia com o outro.

Sabemos que os pais querem o melhor para os filhos e é por conta desses fatores que é tão necessário estimular a boa construção do papel social deles. Afinal, ao se manterem presentes na vida dos pequenos e ajudarem de forma simples em cada problema enfrentado, tais casos diminuem. Assim teremos um mundo bem mais harmônico.

Como os pais podem incentivar o desenvolvimento social da criança?

Existem diversos meios de ajudar no desenvolvimento social da criança. Algumas práticas já são muito populares e são costumes que passaram de pai para filho. Em todo caso, separamos abaixo dicas que colaboram para tal processo durante este período de isolamento social.

Crie uma rotina de conversa em família

No isolamento social, adultos e crianças podem se deparar com a sensação solidão mesmo estando juntos na mesma casa. O melhor modo de se trabalhar nessas situações é construir momentos de conversa com os membros da família. Pode ser na hora de cozinhar, no lanche da tarde ou em qualquer outra refeição do dia para celebrar a união.

Incentive a criança a expor seus sentimentos

Seja ao enviar mensagens de gratidão aos professores, seja ao dizer a um colega de classe que sente saudade, é importante fazer com que a criança expresse as emoções. Não só durante o período de pandemia, mas também em momentos do ano como o dia do amigo, aniversário e outras ocasiões de convívio social.

Modere o uso da tecnologia

Apesar de essa geração ser muito ligada à Internet, e para alguns as aulas, por ora, serem feitas com ajuda de ferramentas online, os pequenos precisam moderar o uso de aparelhos tecnológicos para que eles não fiquem imersos no mundo virtual e se esqueçam de preservar as relações presenciais.

Por isso, incentive os momentos de leitura e procure organizar brincadeiras que estimulem o desenvolvimento social da criança: atividades de colorir, sessão de filmes educativos e outros eventos lúdicos.

Durante a leitura deste artigo, você percebeu que o papel dos pais é muito importante para estimular o desenvolvimento social da criança. Portanto, aplique nossas dicas e invista no crescimento saudável do seu filho.

Se você gostou deste post e quer ficar atento a mais assuntos relacionados à educação infantil, não deixe de seguir nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Notícias relacionadas