Dia do amigo: a importância de fortalecer a amizade na infância

dia do amigo

É muito importante que seu filho crie laços afetivos desde o período da infância e desenvolva um senso de empatia que o ajudará a ser um cidadão de respeito. As amizades são relações para o resto da vida e é interessante incentivar a celebração do dia do amigo.

Ao longo do amadurecimento, obstáculos surgirão e o colocarão em momentos que requerem esforço e coragem. O apoio dessas pessoas que acreditam nele fará toda a diferença e amenizará qualquer fase difícil que que apareça no futuro.

Você sabe como essa data foi instituída? Conheça essas e outras informações sobre esse assunto nos tópicos abaixo e tenha uma boa leitura!

Como surgiu o dia do amigo

Com intuito de colaborar com a harmonia entre os povos, Ramón Artemio Bracho fundou uma campanha chamada Cruzada Mundial da Amizade. Ela aconteceu em 30 de julho de 1958 no Paraguai e a data foi institucionalizada pela ONU após o sucesso que obteve.

O curioso é que em países como a Argentina, o Uruguai e aqui no Brasil a celebração do dia do amigo é feita no dia 20 deste mesmo mês. Esse fato ocorre para lembrar de um outro evento, realizado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, em 20 de julho de 1969.

Neste dia ele celebrou a chegada do homem à lua e viu que esta era uma oportunidade maravilhosa de reunir pessoas e fazer novos amigos. Muitas empresas lembram desta comemoração e procuram reforçar valores como a solidariedade, o respeito e a compreensão nas amizades.

Qual a importância da amizade na infância

As crianças passam por diversas fases de aprendizado durante o desenvolvimento cognitivo delas. A cognição, na psicologia, é dividida por etapas em que a criança absorve certos conhecimentos de acordo sua idade.

Existem momentos, mais precisamente na fase pré-operatório, vividos entre os 2 e os 7 anos, em que a criança começa a se reconhecer e ver o mundo de uma maneira egocêntrica. Portanto, é muito importante incentivar que o indivíduo comece a se colocar no lugar do outro e criar nele um senso de comunidade.

Logo, é interessante não só celebrar o dia do amigo, mas lembrá-lo dos aniversários dos coleguinhas de classes, do bairro e de outros grupos sociais que ele esteja inserido. Isso ajudará a melhorar o convívio social dele e a celebrar a diversidade.

Como incentivar esse desenvolvimento nas crianças

É natural que as escolas promovam atividades no dia do amigo no intuito de explorar aspectos sentimentais, comportamentais e mentais dos alunos. Mas dá para incentivar isso fora da escola também!

A mãe pode propor ao filho brincadeiras em grupo onde ele possa se divertir com os amiguinhos. Por exemplo, brincadeira de roda, concursos de canto e dança, tarefas com materiais reciclados e também aqueles em eles possam colorir desenhos.

É interessante também que a família passe segurança e entretenha elas até em situações singulares, como a que estamos passando com o isolamento social, ao promover brincadeiras, dar continuidade aos estudos em casa, fazer videoconferência com os amigos e familiares ou outras atividades em busca de aproveitar o tempo produtivamente. A distância não impede esse estímulo das relações de amizade!

Durante a leitura deste artigo você conheceu a origem do dia do amigo e viu o quanto é importante incentivar a amizade no período da infância. Portanto, comece a usar as dicas propostas neste post e colabore para o crescimento saudável do seu filho.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que outras mães e pais saibam da importância da amizade na infância e dividam experiências com você!

Notícias relacionadas