Dia dos Avós: 5 atividades e brincadeiras para avós e netos

Dia dos avós

No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. E quem não se lembra das várias histórias que eles contam e do carinho com que cuidam dos netos? Por isso, nada mais justo do que ter um dia só para homenageá-los, não é mesmo? E há muitas coisas que as crianças podem fazer para passar mais tempo com seus avós nesse dia.

Com a pandemia e o distanciamento social, muitos netos e avós tiveram que ficar mais distantes uns dos outros. Porém, há várias alternativas para contornar essa dificuldade. Com a maior inclusão da tecnologia na educação infantil, mais crianças usam o computador e a internet para se comunicar com sua família.

Se você quer incentivar as crianças a comemorarem o Dia dos Avós, veja aqui as atividades e brincadeiras que recomendamos.

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

1. Contar histórias

Como já mencionamos, avós têm várias histórias para contar, acumuladas ao longo da vida. E a contação de histórias é uma parte importante do crescimento na infância. Basta todos sentarem juntos e ouvirem algumas delas ao longo do dia, ou todos trocarem as próprias histórias.

2. Recordar fotos e lembranças

As lembranças boas que todos juntam em família são importantes e devem ser bem preservadas, o que não significa ficarem só guardadas. É uma boa ideia tirar aquele álbum de fotos do armário ou da prateleira de vez em quando e passar algumas horas se lembrando delas. Isso também vale para fotos e vídeos no celular, ou para conversas sobre eventos passados dos quais todo mundo gosta de lembrar.

3. Cantigas de roda

Música é outra forma de aproximar as pessoas. No Dia dos Avós, ela é uma ótima forma de juntar todos para passem um bom tempo juntos e se divertirem. Se alguém souber tocar algum instrumento, melhor ainda! Mas não há nada de errado em apenas cantar algumas músicas infantis do jeito que você achar mais divertido.

4. Montar um quebra-cabeça

Sua família prefere atividades mais calmas e silenciosas? Tudo bem! Se esse é o caso, então a melhor sugestão é usar um quebra-cabeça daqueles com muitas peças. Todos juntos podem montá-lo bem mais rápido, mas ainda deve levar ao menos algumas horas. Talvez alguns dias, caso seja bem grande. Depois de pronto, vocês têm a opção de emoldurá-lo e usá-lo como quadro de parede.

5. Jogos de mesa em conjunto

Por fim, você também pode juntar a família para alguns jogos de mesa, como baralho, bingo de palavras ou dominó. Se tiver algumas ideias de jogos educativos, coloque na lista. Mesmo com o distanciamento social, ainda é possível fazer essas atividades, já que há muitos sites e aplicativos que permitem jogar pela internet.

Com essas opções, será bem mais fácil para as crianças comemorarem o Dia dos Avós em conjunto. E sempre é possível adicionar mais opções à lista, caso as ideias surjam.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe essas ideias para comemorar o Dia dos Avós!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol