A Bienal do Livro Rio e BIC fecharam uma parceria muito especial para seus pequenos participarem de um concurso com muita criatividade.

O premiado autor de literatura infantil Otávio Junior foi convidado a escrever um conto exclusivo para o evento.
E, sabe o que é melhor? Quem vai ilustrar esse conto são as crianças!


Premiado autor de literatura infantil Otávio Junior


Sobre o Autor:

Otavio Júnior é um escritor carioca, ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Infantil em 2020, além de ser responsável pelo projeto Ler é 10 - Leia Favela, criado para aproximar crianças e adolescentes da literatura.

O Concurso

Para participar do concurso, os artistas mirins deverão colocar a imaginação para voar e criar uma ilustração inspirada no conto, dando vida à história.

Um júri - composto pela Bienal, BIC, influenciadores e o próprio Otávio - escolherá três artes, a partir dos seguintes critérios de avaliação*:

• Criatividade
• Adequação ao tema
• Uso dos materiais indicados no regulamento

Desenhos lúdicos de melancias

Quem escolhe é o público!
As três artes selecionadas serão divulgadas e passarão por uma votação popular para definir a vencedora.
É a hora de chamar toda a família para votar!

Fique atento às datas:
A inscrição poderá ser feita do dia 01/10 até o dia 17/10.
A votação popular será realizada entre os dias 06/11 e 13/11 aqui no site O Poder Das Cores.

No dia 19/11 o ganhador será revelado, então o novo artista mirim poderá comemorar e se preparar para ser um dos destaques do maior evento literário do Brasil!

*A avaliação não exigirá aplicação de técnicas apuradas. Ou seja, qualquer desenho, por mais simples que seja, poderá ser o ganhador, desde que siga os critérios solicitados de criatividade, tema e materiais usados.

Premiação

A criança vencedora ganhará um montão de prêmios e terá uma participação especial na Bienal do Livro RIO no dia 03/12.

A arte escolhida será usada para ilustrar o conto em sua publicação, estará impressa junto a programação do evento e em um painel gigante durante os dez dias de evento.

E mais! O autor da ilustração ganhará:

Kit Exclusivo Bic + Sessão de autógrafos com o autor do conto no Painel BIC durante a Bienal do Livro* Kit Exclusivo Bic + Sessão de autógrafos com o autor do conto no Painel BIC durante a Bienal do Livro*

* As despesas de deslocamento e hospedagem (se necessário) do ganhador e de seu representante legal para o evento de premiação serão arcadas pela Promotora.

Como participar

Para participar é muito fácil! Consulte o Regulamento aqui.

Leia o conto junto com a criança. Estimule que ela faça uma ilustração que seja a capa da história. Faça a inscrição e boa sorte! Leia o conto junto com a criança. Estimule que ela faça uma ilustração que seja a capa da história. Faça a inscrição e boa sorte!

Perguntas frequentes

Posso inscrever mais de uma criança?
O representante legal poderá realizar apenas 1 (uma) inscrição por CPF e submeter apenas 1 (um) desenho realizado pela criança para avaliação do Júri.
Crianças de até quantos anos poderão participar?
Participam do Concurso as crianças com idade entre 5 (cinco) a 10 (dez) anos no ato da inscrição.
E se a criança não puder participar presencialmente do evento?
A participação da criança no evento é parte do prêmio. Por isso, caso ela não possa comparecer ao evento, será desclassificada do concurso.
E se a criança morar no exterior?
Participam do Concurso apenas as crianças domiciliadas no território nacional.
Quais materiais meu filho deverá usar para fazer o desenho?
O desenho deverá ser realizado em uma folha branca tamanho A4 e os materiais permitidos para o desenho são: lápis de cor, giz de colorir ou canetinha hidrográfica.
Meu filho pode fazer mais de um desenho?
Só será aceito 1 (um) desenho por criança. Serão desconsideradas do Concurso a segunda ou mais ilustrações feitas pela mesma criança, mas inscritas por diferentes responsáveis (CPFs).
Quero entrar em contato para tirar outras dúvidas.
As dúvidas sobre o Concurso poderão ser esclarecidas pelo e-mail disponível plataforma www.biccolorir.com.br ou pelo telefone 0800-7044533 (horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18h00).