Por que é importante incentivar a criança a escrever à mão?

escrever à mão

A evolução da ciência tem proporcionado o acesso à tecnologias cada vez mais avançadas, que estão substituindo costumes antigos, como escrever à mão.

Apesar da facilidade, a inclusão da tecnologia cada vez mais cedo na vida da criança vem gerando impactos positivos e negativos em seu desenvolvimento. A falta da escrita à mão é um dos pontos negativos.

Para ajudar a minimizar o impacto nessa habilidade, criamos este post recheado de informações! Nele, você saberá como a falta da escrita à mão pode prejudicar o desenvolvimento psicomotor e o que fazer para incentivar a criança a colocar mais a mão na massa!

Como a falta da escrita à mão pode impactar o desenvolvimento infantil

O uso de eletrônicos como teclados, celulares, tablets e computadores para escrever na infância pode prejudicar o desenvolvimento infantil. Isso acontece, pois a escrita à mão está associada ao desenvolvimento cerebral e cognitivo da criança.

A tarefa de ter que formar e desenhar cada letra no papel exige mais ativação cerebral do que simplesmente apertar uma tecla. É justamente esse estímulo ao cérebro que contribui para o desenvolvimento da criança.

Como resultado, há mais facilidade na alfabetização, escrita e leitura por parte da criança que escreve à mão. Além disso, ao segurar o lápis e desenhar as letras, a criança também trabalha a coordenação motora fina, que a ajudará a realizar diversas tarefas ao longo da vida.

Como incentivar a criança a escrever à mão

Agora que você já sabe a importância que escrever à mão tem para as crianças em fase de desenvolvimento cognitivo e motor, chegou o momento de aprender como incentivá-las a deixar a tecnologia de lado e brincar com lápis, canetas e giz.

Proponha novas atividades

A primeira dica é para que você proponha atividades diferentes. As crianças gostam de tentar coisas novas, por isso, tente adicionar a escrita a tarefas já existentes no cotidiano delas.

Se você conta histórias, peça para ela escrever os nomes dos personagens. Se fazem receitas juntos, crie um caderno colorido e divertido para ela anotar os ingredientes.

A ideia é envolver a escrita em atividades do dia a dia da criança para que ela possa treinar de maneira divertida.

Crie brincadeiras que envolvam a escrita

Outra boa sugestão é pensar em brincadeiras em que seja necessário escrever à mão. Um exemplo disso é o jogo de STOP, no qual uma letra é sorteada e os jogadores devem escrever palavras que comecem com tal letra. Esse jogo pode ser adaptado para se encaixar na realidade e na fase de desenvolvimento de cada um.

Convide os integrantes da casa e tente brincar em família. Escrever letras de música, escrever histórias em conjunto, completar caça-palavras, etc. As possibilidades são muitas! Experimente e veja o que o seu filho gosta mais.

Tenha materiais que chamem a atenção da criança

Algumas vezes a criança não se entusiasma para escrever à mão e a tarefa acaba sendo penosa. Nesses casos, uma estratégia efetiva é utilizar materiais que chamem a atenção dela.

Canetinhas coloridas, lápis de cor com textura variada, giz de colorir — vale de tudo! A disponibilidade desse tipo de material pode atrair a atenção dos pequenos, fazendo com que eles escrevam com mais prazer.

Incentivar a criança a escrever à mão é uma missão que os familiares e educadores devem colocar em prática. Nem sempre ela vai se interessar espontaneamente por atividades que promovam o seu desenvolvimento. Por isso, a ação do adulto acaba sendo um grande diferencial.

Estipule horários delimitados para atividades manuais e tecnológicas, proponha experiências novas, desperte o interesse da criança para descobertas e utilize materiais legais, interessantes e atrativos para escrever à mão como os oferecidos pela BIC Colorir!

Gostou do post? Então está esperando o que para adquirir os produtos legais e colocar as dicas em prática agora mesmo? Acesse agora a nossa área de atividades da BIC Colorir e divirta-se!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas