Tudo que você precisa saber para as férias escolares perfeitas

férias escolares

O ano já está chegando na metade e, para as crianças, esse é o período das tão sonhadas férias escolares. Apesar de ser uma época de muita diversão, por causa da pandemia as famílias terão que se adaptar, já que as possibilidades de viagens ficam ainda mais restritas no isolamento social.

Além desse cenário, muitos pais ainda estão trabalhando em home office e, mesmo estando em casa, não podem dar muita atenção ao pequeno durante suas férias.

Em razão dessa condição, é muito importante planejar bem o período das crianças longe da aula EAD. Por isso, neste post, vamos mostrar diversas opções de ações e atividades que podem ser feitas com as crianças dentro de casa. Ficou curioso? Então, acompanhe com a gente!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Invista em programas relevantes para as crianças

A nossa primeira dica para que você consiga organizar um período de férias em casa que seja positivo para as crianças é investir em programas relevantes para elas.

Para tanto, é necessário escolher atrações que sejam do interesse dos pequenos, e de preferência que contribuam com o desenvolvimento deles. Mesmo durante as férias, as crianças continuam em fase de amadurecimento e, por isso, atividades que estimulem a aprendizagem são de grande valia.

Uma boa ideia é criar um pequeno calendário com as atividades principais a serem aprendidas e realizadas nas férias. Dependendo da idade, a família pode fazer isso em conjunto, deixando cada um dar suas sugestões e todos terem o mesmo direito ao voto.

Abuse e use da imaginação! Pegue uma cartolina grande e permita que a criança desenhe os dias da semana. Caso ela não saiba escrever, vocês podem destinar animais ou desenhos para cada um dos dias. Abaixo deles você pode indicar a atividade que será realizada em casa dia.

Envolver as crianças na escolha dos programas com certeza aumenta o entusiasmo pela prática, inclusive de atrações que, a princípio, não chamaria tanto a atenção delas.

Se você curtiu a sugestão, mas não faz a menor noção do que propor para o período, não tem problema. Os próximos tópicos do nosso guia de férias para as crianças apresentam inúmeras propostas. Continue a leitura e confira!

Proponha responsabilidade com as tarefas de casa

Uma ótima ideia para férias em família durante a pandemia é aproximar as crianças das tarefas da casa. Isso não significa que eles devam ter obrigações domésticas diárias, mas, sim, que possam aprender algumas atividades básicas da rotina familiar.

As tarefas a serem propostas vão variar conforme a idade da criança e a sua capacidade de realizá-las. Como cada um é diferente, essa missão e decisão são exclusivas dos pais.

Alguns exemplos são:

  • ajudar a varrer o chão;
  • arrumar a cama;
  • lavar a louça;
  • levar o lixo para fora;
  • encher as garrafas de água;
  • colocar as roupas dentro da máquina de lavar;
  • recolher as roupas do varal;
  • passar um pano nos móveis;
  • verificar se tem alimentos vencidos nos armários;
  • organizar os brinquedos no final do dia;
  • recolher objetos espalhados.

Outra ideia legal para fazer com essas atividades é variar o que é destinado a cada um. Essa ação também pode ser decidida em uma reunião familiar e os calendários costumam funcionar bem, principalmente se forem criados em conjunto.

Atenção! Além de algumas tarefas exigirem supervisão constante, essa é uma brincadeira pensada para as férias. Por isso, é interessante que você incentive o seu filho a cumpri-la, mas não cobre em excesso.

Tenha em mente que ele pode estar cansado do ritmo proposto pela escola. Se você sentir que está ficando pesado para ele, espace mais o tempo para realizar cada uma das missões. Tornar a atividade lúdica, criando personagens, também pode ajudar.

Pesquise a possibilidade de se fazer atividades online

Sabe aquele assunto que o seu filho sempre teve curiosidade para conhecer, mas não tinha tempo? As férias são uma ótima oportunidade para começar a aprender coisas novas. Mais uma vez, é necessário esclarecer que as crianças não devem ter obrigações escolares durante o período de descanso. As atividades devem ser realizadas com cautela, e somente se for um real desejo dos pequenos.

Existem muitas páginas online que proporcionam essa possibilidade, como essa plataforma da BIC Colorir e diversos canais educativos do YouTube. As opções são inúmeras:

  • modelagem com massinha;
  • desenho;
  • ilustração;
  • animação;
  • línguas estrangeiras;
  • canto;
  • gravação de vídeos para YouTube;
  • culinária;
  • ciências;
  • jogos, como xadrez e dama.

Converse com o seu filho e veja quais são os assuntos que ele tem mais interesse. Investir em atividades educativas durante as férias é uma ótima forma de brincar e absorver aprendizado.

Se você tiver tempo, também pode participar com a criança. Esse envolvimento dos pais estimula, motiva e aumenta o interesse da criança pelo que está sendo proposto. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de trabalhar, por meio de brincadeiras, alguns assuntos em que eles têm uma maior dificuldade.

Sugira programações que envolvam as crianças por um tempo mais longo

Um dos principais problemas das famílias nas férias escolares, principalmente quando as crianças precisam ficar dentro de casa, em um espaço menor e mais delimitado, é pensar em tarefas que as envolvam por um longo período.

Normalmente, as atividades caseiras tendem a não despertar tanto o interesse dos pequenos, fazendo com que durem pouco. Isso é um problema, pois o repertório dos pais necessita ser extenso para suprir o tempo livre dos filhos.

Para tentar evitar essa situação, a nossa dica é para que você proponha, pelo menos em algum momento do dia, atividades que sejam mais longas. Existem diversas opções e a seguir vamos mostrar algumas para você se inspirar!

Projetos de construção

Crianças são curiosas por natureza. Uma ótima proposta de atividade é criar projetos de construção. Pode ser qualquer objeto que seja do interesse deles. Se o seu pequeno curte prédios, vocês podem fazer uma maquete em conjunto, utilizando materiais reciclados como rolos de papel higiênico, folhas e massinhas de modelar, por exemplo.

Outra ideia legal é construir os próprios brinquedos. Uma tradição antiga, que tem ficado um pouco esquecida, mas que estimula a criatividade e é uma brincadeira muito legal, é a confecção de pipas. Os adultos precisam ajustar o brinquedo para que ele suba, mas as crianças podem ficar responsáveis por toda a parte de decoração e acabamento.

Além de maquetes e pipas, existem muitas outras ideias para construção de brinquedos com materiais que você provavelmente tem em casa. Se considera que falta imaginação para desenvolver essas atividades, pegue um papel e uma caneta e anote essas opções:

  • cabana de jornal;
  • castelo com caixas de papelão;
  • formas geométricas com canudos;
  • castelo de cartas;
  • casinha utilizando papel e papelão.

Por fim, não podíamos deixar de falar das possibilidades de construção que podem envolver brinquedos prontos, como é o caso dos blocos de montar, que permitem inúmeras combinações de peças e ideias.

Fabricação de algo

Além da construção de brinquedos, outra atividade que exige da criatividade infantil e que pode envolver a criança por um bom tempo é a fabricação de algum item. Os pequenos gastam tempo pensando no projeto, depois realizam a fabricação e, por fim, ainda brincam com o ele.

Por esse motivo essa ideia é tão legal e consegue preencher um bom tempo das férias escolares. Aqui, mais uma vez, devem prevalecer os gostos da criança. Se o seu filho curte esportes, você pode incentivá-lo a fabricar o seu próprio material esportivo.

Existem diversos vídeos no YouTube com materiais acessíveis para a prática esportiva, como as raquetes de papelão, as bolas de papel ou as petecas feitas com jornal e sacola plástica.

Depois de criar o objeto, disponibilize materiais de artes de qualidade para que a criança consiga deixar o brinquedo com a cara dela. Se for necessário pintar no papelão, considere uma boa canetinha ou marcador permanente, que pode ser usado em diversas superfícies. Se for em folha, você pode utilizar lápis e assim por diante.

Lembre-se que a ideia não é que a fabricação seja perfeita, mas sim que o seu filho possa trabalhar a coordenação motora fina de modo divertido e ainda consiga produzir um objeto com as próprias mãos. Por isso, não se apegue se ele utilizar uma qualidade elevada de cola ou se o recorte ficar torto.

Leitura de histórias em quadrinhos

O incentivo à leitura é uma missão para os pais. Apesar de os pequenos terem momentos destinados à leitura na escola, o tempo dessa atividade, muitas vezes, não é suficiente para que um hábito possa ser criado na rotina das crianças.

Ler é uma atividade incrível, que desperta a imaginação e a inteligência e, por isso, precisa ser estimulada. Para as férias escolares, período de maior descontração, você pode oferecer para o seu filho revistas em quadrinhos.

Aposte na variedade de personagens e histórias, até que ele tenha um favorito. A partir daí, provavelmente ele vai querer focar na história preferida dele. Se o seu pequeno ainda não sabe ler, você precisa entrar em cena e participar desse momento.

Mesmo quando a leitura ficar por conta dos adultos, existem diversas formas de fazer a criança participar mais ativamente da história. Uma delas é conversar ao mesmo tempo que lê. Perguntar o que ela acha que acontecerá, por exemplo, já é uma forma de instigar a imaginação e fazê-la pensar no que está ouvindo.

Além da leitura de livros prontos, você também pode propor que o seu filho crie a própria história em quadrinhos. Ele pode escrever falas pequenas para os personagens ou apenas desenhar a história e contar com as próprias palavras.

Encontre maneiras de tornar a casa divertida

Uma das ações que os adultos podem colocar em prática para tornar as férias escolares dentro da residência mais animadas é fazer com que a casa fique mais divertida. Independente de qual seja o tamanho do lugar que a família vive, existe sempre a possibilidade de criar ações para que o ambiente seja mais atrativo para os pequenos.

Como essas atividades dão um pouco mais de trabalho e precisam de uma participação ativa dos adultos, a sugestão é deixá-las para o final de semana. Caso o seu filho esteja tendo contato com um número restrito de crianças, essa é uma ótima oportunidade para convidar um amiguinho para que ele possa interagir e ainda se divertir muito dentro de casa.

A seguir separamos duas grandes ideias que podem ser realizadas com as crianças para deixar a casa mais alegre. Não se esqueça de que você pode (e deve) adaptar as sugestões à sua realidade e ao gosto do seu filho.

Viagem ao quintal

Qual criança não sonha em acampar no quintal? Essa atividade pode receber o nome de viagem ao quintal, a fim de torná-la mais atrativa para as crianças. Os adultos podem criar um cenário que remeta a uma viagem, despertando a imaginação tão presente na infância.

Para proteger as crianças do frio noturno e dos insetos, recomenda-se a utilização de barracas. Se você não tiver uma em casa, é possível utilizar sacos de dormir e escolher lugares que sejam cobertos, como uma garagem.

Para a noite ser especial, separe histórias, prepare jogos de tabuleiro e cartas e pense em um menu diferente, que possa ser degustado de dentro da barraca ou no conforto do quintal. Ah! E não se esqueça: se o seu filho não tem irmão e não tiver a possibilidade de convidar um amigo, a sua participação é indispensável para que a noite seja animada!

Acampamento na sala

A nossa próxima dica é para aqueles que não têm quintal em casa ou para as famílias que querem variar nas brincadeiras divertidas. A atividade que vamos sugerir é um superacampamento na sala. Isso mesmo! Qualquer criança vai adorar.

Mais uma vez, é possível criar um cenário que envolva a brincadeira, incentivando a imaginação dos pequenos. Para que se sintam mais envolvidos no processo, permita que eles mesmos construam o seu próprio acampamento.

Vale usar cadeiras para servir como base da cabana, lençóis, colchão e cobertas. A partir disso, deixe que as próprias crianças pensem e criem o que considerarem mais legal. Esse processo, além de muito divertido, é um grande aprendizado.

Assim como na atividade anterior, é necessário que os pequenos gostem e se sintam à vontade com a brincadeira. Também é indicado que outras pessoas participem na missão. Então, se você não tiver mais de uma criança em casa e não puder chamar um amigo, já sabe né? Terá que participar!

Planeje programações para dias especiais

A nossa última dica para você proporcionar férias escolares perfeitas para as crianças é adicionar ao calendário de planejamento programações para dias especiais. Como o nome já diz, essas atividades devem ser aquelas que não serão realizadas rotineiramente, mas que fazem os pequenos contarem nos dedos o tempo que falta para chegarem.

Os adultos e as crianças podem decidir em conjunto quais serão as brincadeiras a serem realizadas nesses momentos específicos. As ideias podem ser variadas e mudar conforme o gosto e os costumes de cada família.

Além disso, é extremamente necessário considerar a disponibilidade em ajudar os filhos nessas tarefas. Sabemos que programações especiais costumam exigir a presença de adultos, então não se esqueça de abrir a sua agenda no momento do planejamento.

A seguir vamos trazer algumas sugestões para que você possa se inspirar. Quem sabe uma delas não será perfeita para a sua realidade? Continue acompanhando e descubra!

Criança na cozinha

A primeira opção de atividade para um momento especial é criar o dia da criança na cozinha. Nele, os pequenos podem participar da preparação de todas as refeições, ou os pais podem escolher uma específica.

Os pratos a serem preparados podem variar de dificuldade conforme a idade das crianças, mas sempre há como adaptar e encontrar alguma alternativa que se encaixe às possibilidades dos participantes.

Como esse dia especial deve contar com a ajuda e a supervisão de um adulto, é necessário que você considere o seu tempo livre. Se ele não for muito, uma boa ideia é investir em um lanche da tarde que seja prático de preparar, como um bolo, por exemplo. As crianças adoram e há adaptações para todas as idades, inclusive opções sem açúcar.

Se os seus filhos já são maiores e você curte cozinhar com as crianças, deixe esse dia para o final de semana e aumente a dificuldade da receita. Nesse caso, uma boa pedida é fazer o almoço ou o jantar em conjunto. Um rodízio de pizza caseiro pode ser uma ideia fácil, prática e saborosa!

Noite do cinema

Para os papais muito ocupados ou para os fãs de filmes, a atividade especial pode ser uma incrível noite do cinema. Vocês podem escolher um filme, uma trilogia, ou até mesmo um seriado que a família toda goste de curtir junto.

Para tornar o momento diferente do que simplesmente sentar e ver televisão, a ideia é montar um cenário legal. Se o seu sofá for confortável e amplo, leve uma coberta e deixe tudo ainda mais aconchegante. Se a sua sala tem espaço para um colchão, você pode apostar em um acampamento em família na frente da televisão.

Para comer não se esqueça de estourar pipoca doce e salgada na panela. Outros aperitivos que a criança gosta também podem completar essa atividade. Ah! E se o seu filho for muito pequeno, não vai ter jeito: você precisará escolher desenhos animados ou filmes para crianças que sejam do interesse dele.

Exposição de artes

Em geral, as crianças adoram desenhar e brincar com materiais de artes. Com o seu filho não deve ser diferente. Uma boa ideia para passar o tempo e investir no desenvolvimento infantil é apostar em atividades que envolvam pintar, desenhar, modelar esculturas com massinha, entre outras.

O ideal é que os pequenos fiquem à vontade para criar no seu tempo. Por isso, uma boa ideia para um evento especial é combinar uma data para reunir todos os trabalhos do seu filho para que ele faça uma exposição de artes.

O tempo para planejar essa missão pode variar conforme o interesse e a ansiedade da criança em mostrar os seus trabalhos. Uma ou duas semanas parece razoável para que ela consiga produzir algumas obras e não perca o interesse na exposição.

Você pode convidar familiares para conferir os trabalhos, ou fazer uma chamada de vídeo, caso não esteja tendo contato com os parentes. Outra boa ideia é pedir que a criança dedique os trabalhos a pessoas queridas para ela.

Dia sem televisão

A nossa última dica para um dia especial vai exigir muita imaginação dos pais e também das crianças: um dia inteiro sem televisão. Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas existem inúmeras possibilidades de atividades, conforme você pôde conferir neste guia. Basta planejar bem para que o dia seja variado e divertido.

Essa é mais uma ideia em que as crianças podem ser protagonistas. Eles podem escolher as brincadeiras favoritas e você também pode adicionar algumas tarefas que gostaria que completassem o dia. O importante é que as horas sejam exploradas longe das telas.

Se o seu filho que vive a geração Alpha e não olha tanta televisão, mas fica muito tempo no computador ou no tablet, você pode fazer o dia sem aparelho eletrônico. A ideia é que os pequenos experimentem momentos realmente diferentes e que serão marcantes nas férias escolares.

Depois das nossas dicas, esperamos que você esteja preparado para montar um bom roteiro de férias escolares e que possa proporcionar ao seu filho grandes momentos, mesmo em meio ao cenário pandêmico que nos encontramos. Incentivar a imaginação, brincar em família e fazer com que eles se sintam parte da rotina é uma missão que pode dar um pouco de trabalho, mas que trará muitas alegrias.

E então, gostou das nossas sugestões para ter as férias escolares perfeitas? Agora que você já tem diversas ideias para tirar o plano do papel, que tal fazer com que outros pais também as conheçam? Compartilhe o post em suas redes sociais e espalhe essas dicas!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol