Quais são as vantagens do giz e lápis de resina? Confira!

giz e lápis

O papel da arte na educação infantil é indiscutível. Por meio dos atos de colorir e pintar, a criança aprende a se expressar de formas diferentes, trabalha a coordenação motora, desenvolve as funções cognitivas superiores e, ainda, cria oportunidades para mais interações sociais. Para garantir que isso seja concretizado, é importante oferecer uma boa variedade de materiais para os pequenos.

Algumas opções são o giz e lápis de resina, ambos com algumas qualidades em comum, mas que criam resultados diferentes quando colocados no papel. E, claro, para cada criança, será uma ferramenta para criar algo diferente.

Para ajudar você a entender melhor esses recursos, vamos falar um pouco mais sobre o giz e lápis de resina e suas principais diferenças. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que é o giz de resina e quais são as suas vantagens?

Quando alguém pensa em pintura na educação infantil, o giz é uma dos materiais que mais vêm à mente, sendo prático e fácil de usar em todo tipo de tarefa escolar, além de ser o primeiro material com o qual as crianças começam a colorir. Isso porque seu tamanho é ideal para as mãozinhas pequenas, existido inclusive versões em formato triangular – também ideal para quem está começando.

Para os pais, um outro superbenefício: o giz de resina não suja as mãos e é muito macio ao desenhar. Ou seja, diversão para as crianças, mas sem fazer sem sujeira! Por ser de resina, ele ainda é muito resistente à quebras, mesmo quando a criança coloca mais pressão ao desenhar.

E o lápis de resina e suas vantagens?

O lápis é, sem dúvida, o material escolar mais icônico. Usado por crianças maiores, já na fase de conquistas, sua versão em resina também tem esse grande benefício da resistência: nada de apontar, apontar e ver a ponta quebrar continuamente. Mesmo com quedas, ele tem uma durabilidade muito maior.

E falando em apontar: os lápis de resina são muito fáceis de apontar e também seguros, pois não lascam. Suas cores são vivas e fixam bem no papel. Além disso, a ponta ajuda a criar um traço mais preciso, ideal para crianças que desejam aperfeiçoar seus contornos.

Quais são as principais diferenças entre giz e lápis de resina?

Ainda que ambos sejam feitos de resina, que é atóxica e segura para crianças (vale reforçar), eles apresentam diferenças na hora de serem aplicados. Veja alguns exemplos a seguir!

Textura no papel

A forma como o material é aplicado diretamente sobre a superfície do papel muda a sua aparência e textura. A ponta mais fina do lápis ajuda a criar detalhes, enquanto o giz tende a fazer uma coloração ampla. Cada um é adequado para diferentes estilos de desenho.

Sensação ao manusear

A criança também vai notar a diferença entre um e outro na hora de manuseá-los. O giz e lápis de resina têm estruturas bem diferentes, então, o toque no papel e a aderência serão diferentes. Pode parecer pouco, mas isso influencia a aparência final do desenho.

Idade da criança

Como mencionado acima, o giz de colorir é indicado para crianças mais novas, quando começam a colorir. Já os lápis, por serem mais finos e terem traços mais precisos, são indicados para crianças que já tenham a coordenação motora fina mais desenvolvida.

Agora você sabe um pouco mais sobre as particularidades do giz e lápis de resina. Lembre-se de que é importante identificar o material escolar das crianças em período de aulas presenciais, de modo que elas não voltem para casa com várias cores repetidas e misturadas, além de auxiliá-las com a criação dos desenhos, soltando a imaginação.

Quer encontrar os materiais de arte ideais para as suas crianças? Então, visite o site da BIC Colorir agora mesmo e conheça nossos produtos!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerá de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol