Guia BIC do home office em família

Conciliar a energia das crianças dentro de casa com as demandas do trabalho pode parecer um desafio e tanto. A nova rotina do home office devido ao (COVID-19) pegou alguns pais e mães de surpresa em relação ao que fazer para distrair seus filhos.

Resolvemos te ajudar nessa missão e reunimos algumas dicas para mostrar que este momento de união em casa é uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade e realizar atividades diferentes e educativas com toda a família.

  • Planejamento é tudo
    Após levantar, liste as atividades que você fará nesse dia. Assim, você organiza seu tempo para realizar as tarefas domésticas, resolver assuntos profissionais mas também aproveitar para estreitar as relações familiares. Quer deixar o planejamento ainda mais divertido? Use um plano semanal para ensinar as crianças a se organizar também e até compartilhar algumas tarefas de casa com elas!
  • Brinque junto
    Curta este momento para conhecer ainda mais quem está por perto e transforme-o em algo divertido para os pequenos. Aproveite um dos pontos positivos do home office, as pausas, para encontrar um passatempo em comum.
  • Ensinar e aprender
    É um ótimo momento de troca! Resgate costumes antigos e brincadeiras que você fazia quando era criança como pular corda, passa anel ou amarelinha e ensine para seus filhos. Depois, deixe as crianças no comando para te mostrarem o quão divertido é fazer uma receita de slime.
  • Trabalho em equipe
    Existem várias brincadeiras e atividades que podem ser feitas com duas pessoas ou mais. Uma gincana familiar é uma boa maneira de passar o tempo! Caça ao tesouro, boliche com garrafas, jogo da memória, entre outras atividades são algumas das ideias para entreter a galerinha.
  • Hora de brincar sozinha
    É importante também deixar a criança desenvolver algumas atividades sozinha. Claro que sempre é bacana ficar de olho, mas esta é uma boa hora para você concluir as suas tarefas e ainda assim deixar a criança se divertindo.
  • Crie um espaço só dela
    Você pode delimitar um espaço onde a criança possa brincar por conta própria. Que tal fazer uma cabana improvisada com objetos de casa? Basta um cobertor, um varal e muita imaginação.
  • Separe os materiais necessários
    Lápis de cor, canetinhas, papel, massinha e gibis. São ótimos para estimular a criatividade e divertir as crianças fora das telinhas. Você pode encontrar algumas atividades de colorir bem aqui. Separe também os materiais que você precisa para o seu home office: canetas, lápis preto, um marca texto para destacar ideias e temas relevantes em seu caderno. Monte o seu espaço e fuja do sofá na hora de trabalhar.
  • Sem muitas cobranças
    Não se engane: com grandes responsabilidades, vêm grandes desafios. Crianças tem bastante energia e ficar dentro de casa o tempo todo pode gerar reclamação, é normal. É preciso ter paciência, sempre conversar bastante e encontrar juntos um esquema que funcione para todos!

Agora que já sabe de todas essas dicas é hora de entrar no clima e tornar o home office mais divertido!

Fique por dentro de todas nossas dicas e mais atividades através das nossas redes sociais:

IG – @bicbrasiloficial

FB – BIC Brasil 

Notícias relacionadas