Confira 4 ideias de jogos educativos para crianças!

ideias de jogos educativos

Brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Inclusive, diversos conteúdos escolares, principalmente relacionados à escrita e à comunicação, podem ser melhorados com o uso de atividades coletivas e ideias de jogos educativos.

E engana-se quem pensa que isso demanda propostas muito elaboradas. Com alguns lápis e papel você já poderá fazer vários jogos que contribuem com a educação das crianças. Quer conferir algumas ficas? Então, continue com a leitura!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

1. Sorteio de iniciais

Para esse jogo, crie vários cartões, cada um com uma letra do alfabeto. Depois, vire todos para baixo ou misture-os em uma caixa. Peça para uma criança da turma selecionar um dos cartões e, em seguida, dizer uma palavra que comece com aquela letra.

Você pode marcar pontos por pessoa, por grupo ou para a turma toda. O importante é ter um momento em que todos possam participar, especialmente depois de uma aula. Se quiser facilitar um pouco, use apenas vogais no começo ou exclua as letras K, W e Y, que são menos comuns.

2. Adivinhação com desenhos

Nessa brincadeira, uma criança recebe uma palavra e a desenha no quadro ou em um papel. As demais têm de tentar descobrir o que é no menor tempo possível. Você pode criar dois grupos, dando pontos para quem adivinhar primeiro, ou marcar o tempo para ver o quão rápido elas conseguem adivinhar. É um excelente exercício de comunicação, pois exige entender a perspectiva de outra pessoa e encontrar diferentes formas de se expressar. Isso tudo além, claro, de promover a arte na educação infantil.

3. Quem sou eu?

Cada criança anota o nome de um objeto, de um personagem ou de um lugar em um papel (podem ser aqueles adesivos, ideais para anotações rápidas). Em seguida, cada um cola o papel na testa de outra criança, de maneira que todos, menos a participante que recebeu o papel na testa, saibam quem são. Depois, cada criança deve perguntar algo sobre si, mas a resposta só pode ser “sim” ou “não”. Isso ajuda no desenvolvimento do raciocínio, sendo mais adequado para turmas um pouco mais velhas. Caso os pequenos não saibam ler, você pode usar imagens ou cores.

4. Jogo da memória

Fale para cada criança desenhar um mesmo animal duas vezes, em dois cartões diferentes. Coloque todos os cartões embaralhados (com os desenhos para baixo) sobre uma mesa e peça para elas virarem, uma de cada vez, dois cartões. Se ambos forem do mesmo animal, ela fica com os cartões. É uma brincadeira simples e antiga, que exercita a memória e pode contribuir com várias outras áreas, como a atenção e foco.

Quando você traz esses jogos para a sala de aula tem chances bem maiores de prender a atenção das crianças durante o processo de aprendizado. E, se as atividades forem planejadas do modo certo, os pequenos vão absorver o conteúdo de forma espontânea e efetiva.

Quer mais dicas para otimizar suas aulas? Então aproveite para conferir também nosso artigo detalhando o papel do professor na educação infantil!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol