Estimule a imaginação e criatividade na infância com estas 4 dicas

imaginação e criatividade na infância

Estimular a imaginação e a criatividade na infância faz parte de um aprendizado importantíssimo para a vida adulta. É por meio dessas capacidades que conseguimos resolver problemas e lidar com imprevistos. Sabe aquele ditado “quem não tem cão caça com gato”? É mais ou menos por aí.

Uma pessoa criativa é capaz de desenvolver soluções que outras não pensariam. Embora as crianças tenham a mente cheia de imaginação e criatividade, é fundamental possibilitar que elas deem asas a essas habilidades. Ainda mais quando se trata da Geração Alpha, que já nasceu em um período de mudanças sociais e tecnológicas muito rápidas.

Como, às vezes, as ideias para estimular a criançada parecem fugir da gente, reunimos 4 dicas incríveis de atividades que vão ajudar você nessa missão. Continue a leitura para conferir!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

1. Promova um ambiente lúdico

Para que a criatividade e a imaginação ganhem vida, é preciso ter um ambiente propício. Afinal, é por meio da observação do mundo ao redor que as ideias surgem. Por isso, antes de mais nada, é bacana montar um espaço lúdico. Pode ser um cantinho no quarto ou na sala, não importa o tamanho.

Cores, formas e texturas são muito estimulantes. Sendo assim, deixe à disposição dos pequenos papel, canetas, lápis de cor, brinquedos, jogos, livros, música e materiais que possam ser reciclados, como rolos de papel e embalagens de plástico.

2. Apresente outras culturas

As diferentes culturas que existem no mundo todo são fontes riquíssimas para estimular a imaginação e a criatividade na infância. Gastronomia, música, artes e belezas naturais são algumas das características que podem ser exploradas.

E nem é preciso viajar para isso 😉 A tecnologia pode ser usada a seu favor, pois é possível ter contato com as diferentes formas de ver o mundo por meio da internet.

Outra dica interessante é mostrar as variações da nossa própria cultura. O Brasil é um país grande e cheio de diversidade. Atividades sobre folclore, por exemplo, são ótimas oportunidades para explorar esse tema!

3. Torne a leitura uma grande aliada

O hábito da leitura faz com que o os pequenos cresçam falando e escrevendo melhor, mas não é só isso. A criança que lê precisa usar bastante a imaginação para entender e visualizar as cenas da história. Aliás, isso funciona mesmo para aqueles que ainda não sabem ler, ao ouvirem os contos ou verem as páginas coloridas dos livros.

4. Valorize o processo, e não os resultados

É natural que a gente aguarde ansiosamente por resultados, quaisquer que sejam. Entretanto, é preciso valorizar todo o processo, pois é por meio dele que ocorre o aprendizado. Estimule a criança a aproveitar todas as etapas do que está fazendo, para que possa explorar o próprio progresso.

Por exemplo, em vez de elogiar apenas o desenho já finalizado, que tal fazer perguntas enquanto a criança desenha, para que as capacidades de criação e reflexão dela sejam instigadas? Aliás, as artes são uma ótima maneira de estimular o imaginário dos pequenos.

Além disso, quando a criança diz que já terminou uma atividade, pode ser interessante não sugerir mudanças ou inclusões de elementos. Essa é uma forma de levá-la a sentir que o que fez é o suficiente, mesmo que, para você, pareça incompleto. O que acha dessa postura?

Como você pôde ver, estimular a imaginação e a criatividade na infância é imprescindível para o bom desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, não deixe de incentivar a criança a fazer atividades que ajudem a despertar a mente criativa.

Por falar em arte, quer saber qual é a importância dela na educação infantil e como incorporá-la na rotina? Confira nosso artigo exclusivo sobre o tema!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol