Mas, afinal, qual é a importância da arte para as crianças?

importância da arte para as crianças

A infância é uma fase cheia de descobertas tanto para as crianças quanto para os pais. A arte tem papel fundamental nessa etapa, pois é ela que permite que a criança se expresse por meio de diferentes elementos, desenvolvendo habilidades como a criatividade e imaginação.

Os pais que cultivam hábitos artísticos entre os filhos desde cedo podem perceber que a criança conseguirá ter uma melhor relação com o mundo e uma maior facilidade de aprendizado.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância da arte para as crianças e como estimulá-la por meio de diferentes atividades. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Qual é a importância da arte para as crianças?

A criança passa por diversos saltos de desenvolvimento durante a infância. Nesse período, ela aprende a andar, a falar e até a reconhecer os seus sentimentos. Para que tudo isso seja desenvolvido da melhor forma é preciso utilizar recursos de estímulo, sendo a arte um dos principais deles.

De maneira geral, a arte é utilizada no processo educativo, tendo como principal objetivo permitir que a criança se sinta livre para expressar.

É por meio dos desenhos, pinturas e rabiscos que ela consegue demonstrar aquilo que, muitas vezes, não consegue falar. Por essa razão, usar o recurso artístico é fundamental para resgatar a imaginação e criatividade, valorizando as questões afetivas, sociais e cognitivas.

Vale lembrar que a arte é a responsável por tornar a criança fluente na linguagem visual, que tem tanta importância quanto a linguagem escrita ou falada.

Diversos estudiosos apontam que as escolhas por determinados formatos, tamanhos e cores demonstradas por meio de desenhos e pinturas mostram que as informações do mundo ao redor da criança estão sendo absorvidas e interpretadas.

As crianças têm muito a ganhar quando são expostas a atividades artísticas, entre os benefícios estão:

  • melhor desenvolvimento cognitivo e motor;
  • maior capacidade de expressão e entendimento sobre o outro;
  • aprendizado mais eficiente e capacidade de associação;
  • desenvolvimento motor (como escrita à mão);
  • melhor percepção do mundo.

Como incluir a arte na vivência das crianças?

Existem diversas maneiras de incluir a arte no dia a dia das crianças. Uma das primeiras ações é entender e mostrar a importância dela para os pequenos. A partir disso é possível adotar outras ideias, como mostraremos a seguir!

Apresente grandes artistas e suas produções

Algo interessante que os pais podem fazer é apresentar grandes artistas e suas produções para as crianças. Mesmo que o seu filho seja novo, é legal que ele conheça importantes pintores e as suas obras de arte. Hoje, por exemplo, já existem livros voltados para o público infantil que apresentam o mundo das artes de maneira lúdica.

Para facilitar o entendimento, é possível simplificar a obra, explicando os elementos que estão presentes nela tal como uma fotografia. Depois, você pode inclusive pedir para que a criança desenhe o que entendeu. Levar o pequeno a exposições, apresentações e outras intervenções também são uma maneira interessante de trazer a arte à sua rotina.

Faça da arte um hábito familiar

Além de apresentar os grandes artistas e suas produções, a família também pode fazer da arte um hábito familiar. É importante que as crianças sejam encorajadas a visitar museus, teatros ou sejam expostas a apresentações artísticas, como a música e dança. Mas para isso é interessante que os pais tenham os mesmos hábitos.

Compartilhar novidades desse mundo artístico e gostar de falar sobre o assunto ajuda a criança a se acostumar com as artes, a gerar um interesse por esse mundo. As crianças aprendem muito pelo exemplo, então, nada melhor que mostrar as boas coisas a elas.

Proponha programações divertidas e artísticas

Existem inúmeras programações divertidas e artísticas que podem ser feitas em casa. Pintar, por exemplo, vai exigir o uso de tintas e diferentes tipos de pincéis, mas também pode ser feito com as mãos. Esse é um momento sempre divertido em que os pais podem propor atividades e ainda brincar junto da criança.

Mas vocês não precisam ficar restrito às tintas. Outros materiais também ajudam a criar verdadeiras obras primas, como massinha, materiais reciclados, lápis de cor… É possível desenvolver, e muito, a criatividade!

A geração alpha é muito ligada à tecnologia, a gente sabe. Por isso, você pode sugerir em alguns momentos aplicativos de artes para que a criança possa se divertir. Mas não se esqueça de sempre delimitar o tempo de uso, para que ela possa de fato desenvolver habilidades manuais.

Especialmente neste momento de isolamento social, é importante que a criança tenha acesso a atividades variadas e possa vivenciar isso junto de sua família. Isso faz uma grande diferença e ajuda a lidar com um momento que é repleto de desafios.

Apresente à criança novas culturas e suas expressões artísticas

Quando se fala da importância da arte para as crianças é preciso incluir também o conhecimento sobre culturas diferentes da dela. Os povos espalhados pelo mundo têm formas distintas de expressar a sua cultura e isso inclui as expressões artísticas.

Por exemplo, os povos indígenas ao longo dos séculos desenvolveram diferentes tipos de arte com o uso de materiais naturais, como sementes, plumas, fibras, madeiras, entre outros.

Da mesma maneira, a cultura europeia se dedicou a criar obras com tintas a óleo, mármore, pedras preciosas. Ao conhecer curiosidades como estas, as crianças aprendem que as pessoas têm diferentes maneiras de se expressar e que existem diferentes tipos de artes que formam a identidade de um povo.

A inclusão desse conhecimento poderá ser feita por meio do contato presencial, mas também em tours virtuais. Veja algumas dicas de museus, zoológicos, parques e aquários que podem ser visitados pela internet:

Como bem disse Leonardo da Vinci “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. É por meio dela que a criança se sensibiliza diante do mundo e é estimulada a criar, aprender e inovar. Tudo isso tem um grande peso no desenvolvimento infantil.

Esperamos que você tenha compreendido melhor a importância da arte para as crianças! Que tal, então, começar a explorá-la por meio de desenhos? Confira nosso post exclusivo sobre o desenvolvimento por meio do colorir!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol