BIC apoia o Instituto Arte na Escola no Projeto “Coleção Viu”

Os processos criativos das crianças não têm fronteiras, mas eles podem ser aguçados por meio de um olhar sensível para os desenhos que compõem o mundo à nossa volta.

A BIC acredita que desenhar e colorir são atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças e, muito antes de ler e escrever, são algumas de nossas primeiras linguagens. Em uma parceria com o Instituto Arte na Escola, a BIC patrocina a Coleção Viu.

São três livros que constroem narrativas visuais com o intuito de expandirem as percepções de adultos e crianças em fase de letramento (5 a 8 anos), com ou sem mediação de professores ou adultos. Os livros têm poucas palavras, levando os leitores a ampliarem seu olhar sensível e a experimentarem processos de criação de imagens.

Com a ajuda de alguns artistas brasileiros da contemporaneidade, elementos diferentes da linguagem visual são trabalhados nesta coleção. Edith Derdyk aborda as linhas, Paulo Pasta as cores e Guto Lacaz as formas.  Foram distribuídos 3.000 exemplares de cada livro para crianças de escolas públicas localizadas no Estado de SP.

No dia 12 de outubro de 2020, dia das crianças, a Coleção Viu foi lançada em uma live no canal do YouTube do Instituto Arte na Escola. Os artistas conversaram sobre Leitura e Criação de Imagens na infância. Quer assistir a esse encontro? Clique abaixo!

Instituto Arte na Escola

IG – @iartenaescola

 

Conheça outras iniciativas da BIC