Leitura divertida com as crianças: passo a passo para ler crônicas e contos com os pequenos

leitura divertida

A importância da leitura na infância é um ponto de atenção para pais e educadores. Afinal, quanto mais cedo os pequenos tiverem contato com histórias, mais aprendizado acumularão ao longo dos seus primeiros anos, o que contribui para a formação do seu pensamento e das suas emoções.

De acordo com o artigo Aprendendo com a leitura em voz alta de adultos, as crianças ampliam seu conhecimento sobre linguagem escrita e oral ao escutarem histórias lidas por outras pessoas. Pela escuta, construirão significados por elas mesmas no futuro.

Apesar de ser essencial colocar os pequenos em contato com as histórias desde cedo, é importante que a leitura divertida seja prioridade. Assim, ficará mais fácil prender a atenção das crianças e tornar esses momentos agradáveis para quem está lendo e para quem está escutando. Veja algumas dicas para ler crônicas e contos com os pequenos!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Criar um cantinho de leitura

Para deixar a leitura divertida e agradável, o primeiro passo é criar um cantinho para essa contação de histórias acontecer. O local deve ser acolhedor e familiar para as crianças. Ele pode ser bem simples! O importante é que os pequenos sintam que o espaço é seguro e confortável para, assim, sempre relacioná-lo a bons momentos.

Entre as dicas para decorar o cantinho da leitura, estão criar cabaninhas com cadeiras, lençóis ou mantas. Além de tornarem o ambiente aconchegante, essas estruturas também ajudam a transformar o momento de leitura em uma grande brincadeira, unindo aprendizado a diversão.

Bichinhos de pelúcia, almofadas e outros brinquedos também podem marcar presença no espaço, que ainda oferece a oportunidade de ser usado para outras atividades, como fazer cruzadinhas com as crianças.

Dar vida aos personagens

Outro passo importante na leitura de crônicas e contos com os pequenos é tirar as histórias do papel e dar vida aos personagens. Quando professores, integrantes da família e, até mesmo, outras crianças representam os personagens da história lida, fica mais fácil o envolvimento dos pequenos com o conto.

Além disso, a leitura fica bem mais interessante e divertida com a encenação. Para tornar o momento ainda mais especial, é possível caprichar no figurino e na caracterização. Os pequenos podem ajudar nesse momento, compartilhando como eles imaginam cada personagem.

Outra ideia é desenhar os personagens com as crianças ou fazer ilustrações relacionadas às histórias dos livros. Ao unir a interpretação de texto à ilustração, a criatividade dos pequenos também é estimulada.

Usar efeitos sonoros

Outra forma de tornar a leitura divertida para os pequenos é criar efeitos sonoros durante a contação de história. Gestos, encenações e vozes diferentes são importantes para colocar as crianças dentro da narrativa, tornando mais fácil para elas imaginarem como é cada personagem.

Usar apitos, instrumentos musicais ou, até mesmo, objetos corriqueiros como papel alumínio e plástico para criar efeitos sonoros também ajuda na ambientação da leitura. O importante é que a criança não só assimile o que é lido como se divirta durante esse momento.

Powered by Rock Convert

Debater as histórias

O uso da arte na educação não é a única forma de estimular a criatividade, um debate é um ótimo caminho também. Nesse sentido, após a leitura divertida, é bacana discutir com os pequenos o que foi lido.

Assim, você entende o que foi apreendido das histórias e, ainda, trabalha conceitos importantes da narrativa. Se o principal aspecto do conto ou da crônica for gratidão, o debate ajudará a identificar se os pequenos entenderam esse ponto.

Para que a atividade seja ainda mais proveitosa, é essencial escutar o que as crianças têm a dizer, não reprimindo nenhum tipo de opinião ou percepção. O uso da ilustração também pode ser eficaz nessa fase, já que muitos pequenos têm maior facilidade para se expressarem pelo desenho do que pelas palavras.

Fazer teatro de fantoches

Dedoches, marionetes e fantoches construídos em conjunto para uma atividade de teatro divertido tornam o momento de leitura ainda mais especial. Usar esse tipo de representação cênica para contar uma história facilita o entendimento, principalmente no caso de crianças menores, que às vezes têm dificuldade de visualizar os personagens.

Além disso, fazer um teatro de fantoches torna a atividade ainda mais completa, pois os pequenos vão participar de diferentes fases do processo, desde a montagem do cenário até o debate sobre a história que foi representada.

Apresentar diferentes tipos de textos

A leitura divertida passa, ainda, por apresentar diferentes tipos de textos para as crianças. Além de contos e crônicas, uma opção é experimentar também a poesia e até mesmo uma novela, que é mais curta do que um romance.

O formato também pode ser variado a cada sessão, lendo um livro em prosa em um dia e, em outro, um gibi. Experimentar diferentes tipos de texto é uma forma de exercitar a criatividade dos pequenos. Além disso, não deixa que o momento de leitura caia na rotina, se tornando monótono para as crianças, que geralmente adoram novidades.

Para aumentar ainda mais o envolvimento dos pequenos, uma boa prática é perguntar para eles que tipo de histórias que gostam mais e fazer uma votação para decidir o que será lido a seguir.

Criar momentos de leitura divertida é essencial para cultivar esse hábito tão importante para a formação das crianças de todas as idades. Além de tornar a leitura algo frequente em casa, é muito importante que os pais também mantenham esse hábito. Afinal, crianças se sentem incentivadas ao ver o exemplo.

Use a estratégia de sempre manter um livro por perto e, até mesmo, torná-lo uma constante na própria decoração da casa. Ao crescer cercado por livros, é natural que a criança se sinta à vontade para pegar um para ler ou manusear.

Gostou deste conteúdo sobre leitura divertida? Então, confira também o Manual da Leitura: desenvolvendo uma criança leitora dentro de casa.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol