Veja 5 maneiras de apresentar o mundo das cores para os pequenos

mundo das cores

Azul, verde, vermelho, amarelo… o universo das crianças é, sem dúvidas, bastante colorido. No entanto, não é desde sempre que o mundo das cores se faz presente na vida dos pequenos.

Os bebês, por exemplo, começam a enxergar cores e formas somente a partir dos 3 ou 4 meses. É nessa idade que objetos em movimento e de diferentes formatos e cores se tornam atrativos e captam a atenção e o olhar.

Para as crianças maiores, em idade (pré-) escolar, trabalhar o mundo das cores por meio de atividades e jogos educativos é uma opção divertida e que estimula o desenvolvimento infantil.

O melhor de tudo é que a maioria delas pode ser feita mesmo de casa, com materiais de fácil acesso. Basta contar com criatividade e deixar a imaginação tomar conta do momento. A seguir, listamos 5 opções para que você faça com o seu pequeno. Veja!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

1. Tubo das cores

O tubo das cores é uma atividade Montessori, uma ótima oportunidade de brincar junto ao seu filho. O jogo é ideal para crianças a partir dos 11/12 meses. Isso porque, com o tubo das cores, os pequenos já aprendem a distinguir, memorizar e relacionar as cores, manipulando os outros objetos que também fazem parte da brincadeira. Para isso, você precisará de materiais simples. Veja só a lista abaixo:

  • caixa de papelão;
  • cartolina de 6 cores diferentes;
  • bolinhas das mesmas cores das cartolinas (podem ser feitas da própria cartolina);
  • 6 rolos de papelão (podem ser os que vem junto ao papel alumínio, papel filme);
  • 6 tigelinhas onde caibam as bolinhas, uma para cada cor;
  • fita adesiva;
  • tesoura;

Para montar a atividade, comece encapando os rolos com cartolina, cada um de uma cor. Em seguida, use a caixa de papelão como um suporte e, com a fita adesiva, fixe os tubos coloridos nela. Deixe-os um ao lado do outro e mantenha um espaço entre o chão e o tubo para posicionar as tigelinhas (uma tigelinha embaixo de cada tubo colorido). Na hora de brincar, dê as bolinhas para a criança e peça para que ela as passe pelos tubos das cores correspondentes.

2. Atividades com garrafas

As atividades com garrafas contribuem para o desenvolvimento cognitivo infantile existem diversas possibilidades de montar um jogo divertido e educativo. Uma delas é o jogo das garrafas sensoriais, ideal para crianças na fase de descobertas e que trabalha tanto o mundo das cores como outras habilidades, como visão e audição. Para montar, junte garrafas plásticas transparentes e selecione materiais de diferentes cores que despertem a curiosidade dos pequenos.

Cada garrafa deve corresponder a objetos de determinada cor. Você pode aproveitar para coletar os itens junto à criança, de modo que ela participe ainda mais ativamente do jogo. Alguns dos materiais que podem ser usados incluem bolinhas de papel colorido, lantejoulas, miçangas, botões, grãos e pedacinhos de EVA. Aqui, a criatividade deve entrar na brincadeira!

3. Produção de objetos que as crianças possam usar

Outra atividade que colabora com o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo que explora o mundo das cores, é a produção de objetos úteis para os pequenos no dia a dia.

Isso porque a prática engloba aspectos como autonomia, estímulo sensorial obtido pelas diferentes texturas, entre outros. Para brincar, solte a imaginação. Pergunte a seu filho o que ele gostaria de montar com materiais como papéis, caixas, tinta e recicláveis.

Alguns exemplos incluem: caixa para organizar e guardar os brinquedos, chocalhos de grãos decorados com diferentes cores, instrumentos musicais (pandeiros, tambores etc.), fantoches e livros de feltro e pano, blocos coloridos para brincar feitos com caixinhas de fósforo (vazias!)… Lembre-se, no entanto, que as cores são uns dos principais aspectos dos jogos. Por isso, use e abuse decanetinhas, giz e lápis de cor, combinado?

4. Exercícios de observação e identificação

Você com certeza já deve ter reparado que as cores chamam a atenção das crianças. De objetos coloridos a desenhos na televisão, os pequenos tendem a ficar vidrados com o mundo das cores que os rodeia. Quando esse estímulo é trabalhado, a criança aprende a interagir de maneira positiva com esse universo: não é à toa que muitas escolas infantis contam com salas, corredores e murais coloridos.

Para essa atividade, você precisará de pouquíssimos recursos para desenvolver o mundo das cores com seu filho. Uma simples ida ao jardim da casa ou prédio, ao parque ou até mesmo um passeio no quarteirão pode garantir diversas identificações e lições. Mostre a ele a cor de um objeto e peça que mostre outros da mesma cor.

5. Colorir desenhos

É impossível falar do mundo das cores sem comentar sobre a importância do colorir. A atividade, que existe desde os primórdios da humanidade, faz com que a criança trabalhe e estimule seu senso de observação. Isso sem falar nos inúmeros outros benefícios, como o desenvolvimento da coordenação motora e do senso artístico, a aprendizagem por meio do lúdico, a capacidade de expor sentimentos e, é claro, o uso da criatividade.

Aqui, você pode tanto imprimir desenhos variados de personagens admirados pelo pequeno quanto pedir para que ele solte a imaginação e faça seus próprios desenhos. Para trabalhar o mundo das cores, você pode pedir para que a criança, em uma folha, desenhe objetos específicos de uma só cor. Para que a criança possa estar sempre em contato com essa atividade, é importante ter em casa produtos de colorir, como giz de colorir, lápis de cor, canetinhas etc.

Essas foram 5 atividades variadas e criativas para trabalhar o mundo das cores. Lembre-se de que a infância é uma das épocas em que mais retemos informações. Por isso, desenvolver o universo colorido com os pequenos é algo que ficará guardado para sempre na memória.

Além disso, como as cores se relacionam a todos os aspectos da vida da criança, é importante trazer essa associação com objetos do cotidiano. Acredite, os benefícios vão além do aspecto intelectual: você e seu filho se divertirão bastante e, o melhor de tudo, juntos!

Gostou deste post? Então, que tal dar uma olhada nos materiais que você precisará para apresentar o mundo das cores ao seu filho? Temos tudo aqui, no Mundo BIC. Não deixe de conferir!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol