O que fazer no Dia das Crianças? Confira 11 atividades em família

O que fazer no dia das crianças

O mês de outubro está chegando! E você, já pensou o que fazer no Dia das Crianças? Que tal aproveitar para mostrar para elas que a data é importante não só pelos presentes, mas por ser uma oportunidade de convivência e diversão em família.

É natural que elas esperem ganhar um brinquedo, mas dá para ir além e tornar o dia inesquecível realizando atividades, gincanas e brincadeiras. Uma dica é programar um final de semana repleto de diversão. Com um pouco de planejamento e as nossas dicas, a data será um sucesso! Vem com a gente?

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

1. Fazer atividades com lápis de cor

Essa é uma maneira de estimular a criatividade e ainda divertir as crianças. Podem ser jogos de adivinhação com desenhos bem coloridos ou outras atividades que fogem do lugar-comum. Dá para fazer até imagens 3D usando a casquinha que sobra quando apontamos o lápis, sabia?

2. Usar canetinhas e giz de colorir

Que tal fazer arte com giz de colorir ou canetinha? É legal ter folhas de papel, cadernos, cartolinas em branco e uma variedade de cores para todo mundo se divertir.

Outra opção é apostar em itens para decorar o desenho com colagem, como estrelinhas, barbantes, flores secas etc. Essas atividades são um estímulo à produção de obra de arte para criança e podem ajudar a despertar o interesse delas pelo assunto.

3. Incentivar a arte

Outra forma de incentivar as crianças a se interessarem por arte é levar os pequenos para passear em museus e exposições, com todos os cuidados necessários. Quando voltarem para casa, vale incentivar a produção de suas próprias versões do que elas viram e das sensações que tiverem.

4. Fazer atividades ao ar livre

Escolher um espaço aberto permite fazer várias atividades. Que tal aproveitar a ocasião para ensinar brincadeiras mais antigas que talvez elas nem conheçam? Essa é a hora de relembrar bons momentos de sua infância e se juntar nas brincadeiras:

  • amarelinha;
  • pular corda;
  • passa anel;
  • esconde-esconde;
  • pega-pega;
  • pular elástico;
  • queimada;
  • corre cotia;
  • jogar taco ou Bets.

5. Propor uma experiência culinária

A próxima sugestão é juntar a família e fazer uma votação sobre as comidas ou guloseimas que vocês mais gostam e combinem de cozinharem juntos. É importante que as crianças participem da confecção da lista de compras e escolham os ingredientes.

Pode ser o café da manhã, o almoço ou algo para o lanche, como biscoitos coloridos ou bolinhos confeitados. Mas é fundamental supervisionar tudo de perto e orientá-los, já que a cozinha pode ser um lugar perigoso para as crianças.

6. Montar um acampamento na sala ou no quintal

As crianças adoram a aventura de um acampamento, mesmo que seja de brincadeira. Se você tiver um quintal ou jardim pode usar uma barraca ou lençol, cobertor, colcha, vassouras e rodos. O que vale é a imaginação e a diversão.

Não tem uma área externa? Tá com cara de chuva? Não tem problema, dá para usar boa parte desse material para acampar na sala ou no quarto. Barracas improvisadas podem servir para dormir, realizar brincadeiras rápidas ou para contar ou inventar histórias com dedoches de papel.

7. Fazer um piquenique no parque

Essa atividade reúne duas coisas que as crianças gostam: guloseimas e brincadeiras ao ar livre. O ideal é escolher uma área arborizada, plana e com bastante espaço para a diversão. E todos podem ajudar nos preparativos, como montar os sanduíches e preparar a cesta.

Vale lembrar de levar uma manta ou cobertor que possa ser colocado no chão onde vocês sentarão. A dica é levar copos e pratos inquebráveis e retornáveis, além de manter as boas práticas de higiene. Ah, bola, frescobol, corda e qualquer outro brinquedo que estimule a interação entre todos vai deixar a atividade ainda mais especial. Você não vai querer que fiquem cada um no seu celular, não é?

8. Preparar um cinema em casa

Essa atividade é fácil de organizar e uma ótima ideia do que fazer no Dia das Crianças. Você pode escolher alguns filmes com antecedência e que agradem a todos. Assim todo mundo pode aproveitar junto. Pipoca salgada e doce, salgadinhos, frutas picadas, balas e chocolates também costumam ser boas pedidas.

Ao fim da sessão ainda dá para acontecer uma roda de comentários, sobre as impressões de cada um, o que mais gostaram, o que não gostaram e qual é o personagem favorito. Cada um também pode criar um final alternativo para o filme.

9. Propor uma atividade solidária

Você pode aproveitar a data para ensinar os pequenos a ajudar outras crianças que talvez não tenham como comemorar essa data. Além de estimular a doarem brinquedos e roupas em bom estado, vale incentivar a escrever cartinhas e a fazer desenhos para entregar para elas.

Se quiser, você pode escolhe uma instituição e entrar em contato dias antes para se informar sobre como entregar as doações e se as crianças podem ir também. Quem sabe elas até possam brincar jutas?

10. Realizar um campeonato de jogos

Aqui tem diversão garantida! Dá para escolher vários jogos — que podem ser eletrônicos ou não — e fazer uma divertida competição. Se as crianças costumam passar muito tempo em jogos eletrônicos, talvez seja uma boa ideia fazer algo diferente, como uma caça ao tesouro.

Que tal reunir alguns jogos de tabuleiro, como War, Banco Imobiliário, Damas, Imagem e Ação ou dominó? Alguns prêmios podem ser elaborados, como barras de chocolate, revistinhas ou um certificado de campeão, que elas mesmas conseguem confeccionar com os lápis de cor e canetinhas coloridas.

11. Montar uma cápsula do tempo

Vamos fazer desenhos com giz de colorir, escrever cartas e imprimir algumas fotos que podem ser colocadas dentro de um pote ou caixa que será lacrada e guardada em algum lugar para que seja aberta depois de alguns anos?

Um barbante pode ser usado para medir a altura das crianças. Outra ideia é passar tinta em uma das mãos e fazer um carimbo, para comparar os tamanhos no futuro. Uma data de abertura deve ser estabelecida, marcada na parte de cima da caixa. Quando chegar o momento de abrir a cápsula, vocês terão boas memórias.

Então, conseguiu clarear as ideias sobre o que fazer no Dia das Crianças? De qualquer forma, lembre-se que não é preciso esperar apenas por um dia do ano para se divertir com os pequenos. Inventar coisas inusitadas quando eles menos esperam ajuda a cultivar boas memórias e estreitar os laços.

Quer deixar a casa preparada para a data com uma decoração bem legal? Temos um material interessante para a festa do Dia das Crianças que você pode conferir.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol