O que são cores pastéis e como incluí-las nas aulas?

o que são cores pasteis

O uso de diferentes ferramentas e sentidos é indispensável para promover o desenvolvimento infantil — e dentro da sala de aula, é importante adotar métodos diversos para que as crianças sejam estimuladas. Um recurso muito útil nas mãos de qualquer educador é a cor.

Todo tipo de cor é importante para o desenvolvimento visual e cognitivo das crianças, inclusive os tons pastéis. Eles costumam ser muito usados em decorações e moda, mas também ganham destaque dentro das artes, o que dá uma boa oportunidade de usá-los em suas aulas.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar sobre o que são cores pastéis e como elas podem ser empregadas nas aulas. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que são cores pastéis?

Dentro do mundo das cores, “pastel” é o nome dado a um tom de cor que fica com a aparência pálida e suave. Isso dá a ela mais discrição, trazendo suavidade às peças onde é usada, ainda mais quando há outros tons de cor mais saturados e vivos por perto.

Esse tipo de coloração é conhecido por seu efeito relaxante, porque sua baixa saturação não sobrecarrega os sentidos. Isso significa que você pode olhar para tons assim por muito mais tempo sem gerar cansaço na sua visão. Excelente para quem deseja criar um ambiente tranquilo dentro de casa, relaxar com a turma e até… estimular a arte!

Como inserir as cores pastéis nas suas aulas?

Naturalmente, há muitas atividades que envolvem cores e educação infantil. E a medida que a criança cresce, essas propostas também precisam se aprimorar.

Uma atividade interessante com crianças mais novas é mostrar cartões coloridos com as mesmas cores nas versões saturada e pastel – isso ajuda a ampliar o conhecimento da criança e sua visão das possibilidades dentro do mundo das cores. Usar as cores pastéis em momentos onde busca-se relaxar pode ser uma ótima opção também.

Os materiais em tons pasteis são uma grande tendência entre estudantes, principalmente aqueles que já entraram no ensino fundamental, então incorporar essas cores nas atividades fará sucesso! Uma aula de artes focada em lettering e com uso de cores pastéis é uma maneira simples de ampliar as possibilidades de expressão e engajar os alunos em atividades artísticas.

Para o lettering, por exemplo, podem ser usadas canetas hidrográficas e até mesmo marcadores de texto em tons pasteis. Os marcadores, aliás, também são úteis para reforçar conteúdos, permitindo que passagens e trechos importantes para a aula sejam destacados. Uma boa opção para momentos onde a interpretação de texto for trabalhada.

Quais dicas devem ser adotadas ao usá-las?

Para cada fase da criança, existem materiais ideais que acompanharão e estimularão o seu desenvolvimento. E isso não será diferente quando as cores pastéis forem incorporadas – é sempre importante pensar em atividades e materiais de acordo com a idade das crianças.

Agora que você sabe um pouco mais o que são cores pastéis, é hora de incluí-las em suas aulas. Com um pouco de preparo você conseguirá colocar cores diversas em sua sala.

E se tiver dúvidas ou sugestões sobre como trabalhar tons pastéis, fique à vontade para nos deixar um comentário!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol