Qual o papel do professor na educação e como os pais podem ajudar?

papel do professor

Com o isolamento social e as aulas a distância, o papel do professor vem entrando cada vez mais em destaque. Esse profissional teve que adaptar toda a sua estrutura e método de ensino para atender à demanda das aulas a distância.

Por conta disso, pais e mestres estão mais próximos. Se antes eles se encontravam apenas em reuniões particulares ou bimestrais, hoje, o contato é, praticamente, diário. Toda essa fase de transformação na educação pode trazer bons frutos.

Entretanto, é preciso entender como deve funcionar essa nova organização da educação escolar. Continue a leitura e confira!

Qual é a contribuição dos professores?

Foi-se o tempo em que os professores eram vistos apenas como pessoas que transmitiam os seus conhecimentos aos alunos que, por vez, recebiam essas informações de forma passiva. Hoje em dia, o profissional é visto com um grande mediador da aprendizagem, potencializando a capacidade de aprender do aluno.

Outro ponto importante é a mudança no papel de socializador, pois a escola é onde a criança passa a se relacionar com outros e aprende a viver em sociedade. Por conta da pandemia, a socialização no ambiente escolar foi limitada e o professor tem o desafio de manter a interação a distância.

Para isso, os mestres estão apostando na criatividade para prender a atenção dos alunos. Além do uso da tecnologia, como luzes e fundo verde para exibição de cenários, alguns mantêm a interatividade incluindo momentos de pausa para conversa com os alunos.

Manter esse vínculo entre professor e estudante é fundamental para que as aulas on-line tenham sucesso. Depois que as aulas presenciais voltarem a contribuição do professor nesse sentido será ainda mais importante, uma vez que o profissional estará encarregado de administrar a nova rotina escolar pós-pandemia.

Qual é o papel dos pais na educação?

Sabendo que os pais e os professores têm papéis importantes na educação da criança, você sabe qual é o da família? Os alunos que têm pais participativos em seu processo educativo se saem melhor no aprendizado do que os que têm famílias ausentes nessa questão.

Isso porque os hábitos e as competências estimulados em casa fazem com que a criança tenha um maior aproveitamento do que o professor ensina. Quando os pais se interessam em adquirir conhecimentos, consequentemente os filhos também vão pelo mesmo caminho.

Por exemplo, se os pais têm o hábito da leitura, os filhos tendem a espelhá-los e se interessam em ler também. Além disso, o apoio emocional, o envolvimento e o acolhimento dos pais é fundamental para que os filhos se sintam seguros. Dessa forma, o papel dos pais é de suporte para a educação formal, ainda mais agora no ensino a distância.

Como garantir a sintonia entre as ações?

Assim, em vez de focarmos só nas tecnologias que permitem as aulas a distância, é necessário analisar também as formas de socialização e de estabelecimento de laços entre professores, pais e alunos nesse momento.

Não podemos negar que, por conta das aulas remotas que pegaram todos de surpresa, é bem provável que essa sintonia não tenha surgido do dia para a noite. Afinal, a adaptação foi feita às pressas. Porém, o momento pede calma e parceria. Muitos pais sentem-se perdidos, o que é normal! Mas saiba que o mais importante é ficar ao lado do seu filho nesse momento.

A educação vai além das disciplinas escolares. Conversar com as crianças sobre as experiências do dia a dia, brincar em família e demonstrar interesse pela vida dela são maneiras de dar esse suporte no aprendizado. Além disso, pode-se aproveitar o momento em que pais e professores estão mais próximos para estreitar essa relação. É nesses momentos de dificuldade que a confiança pode ser consolidada, por isso, aproveite este momento para interagir, também, com o professor do seu filho (a).

O papel do professor na educação infantil continua imprescindível para o desenvolvimento da criança. Ele continua sendo o de transmissor de conhecimentos científicos e facilitador do aprendizado, porém agora a distância. Já os pais têm a missão de dar apoio emocional e estimular o interesse pelo estudo.

Quer saber como incentivar no seu filho o gosto pela leitura? Aproveite que está por aqui e saiba como divertir seus filhos por meio da contação de histórias!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas