Saiba a importância da pintura na educação infantil

pintura na educação infantil

As crianças tendem a se encantar muito pelas cores e serem grandes exploradoras de diferentes combinações. Existem diversos benefícios da pintura na educação infantil, que colaboram com o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Essa atividade pode ser estimulada de formas diferentes, explorando a imaginação e a sensibilidade dos pequenos, de maneira divertida. Ela também é um recurso para auxiliar na expressividade, por meio de uma ferramenta lúdica e artística.

Com isso, é possível conhecer mais sobre a criança, melhorar a sua comunicação e reduzir a ansiedade na infância, enquanto a linguagem ainda é precária.

Neste artigo, mostraremos a importância da pintura na educação infantil e como isso pode ser explorado na prática. Boa leitura!

Por que a pintura é importante para as crianças?

Como vimos, existem muitas funções para a pintura na educação infantil. O uso de cores contribui para a aquisição de habilidades fundamentais nessa etapa, além de exercitar a competência socioemocional. Conheça mais sobre seus benefícios.

Melhora a motricidade

O progresso da motricidade é um dos pilares da educação infantil, pois é nessa fase do ensino que são adquiridas as capacidades de controle e compreensão do próprio corpo. Por isso, a brincadeira é muito importante, o que envolve também as atividades com papel.

O movimento de pinça com os dedos para pegar o pincel, assim como a precisão ao pintar dentro do espaço, é essencial para aperfeiçoar as habilidades finas. Isso não significa que a criança necessite sempre pintar de maneira exata, mas só a tentativa de fazer isso já é muito positiva para que consiga realizar atividades cada vez mais complexas.

Proporciona relaxamento

Os pequenos não têm a mesma facilidade dos adultos para verbalizarem as ansiedades e aflições. Por isso, a sua expressividade acontece por meio de recursos lúdicos e da brincadeira.

Nesse sentido, a pintura é um ótimo meio de comunicação, que pode ser usada, inclusive, por psicólogos para acompanhamento terapêutico ou para conhecer mais sobre uma criança.

Desse modo, gera mais relaxamento e exercita as habilidades emocionais, o que é essencial para uma infância tranquila. Como consequência, proporciona mais facilidade ao lidar com os problemas na vida adulta.

Diverte

A arte na educação infantil, além de ter muitos benefícios para o desenvolvimento, ainda é divertida. Com isso, possibilita momentos prazerosos e faz com que os pequenos fiquem envolvidos nas atividades.

Nesse contexto, é um recurso para aprender com mais leveza, por explorar o aspecto recreativo. Outro ponto importante é que pintar e colorir também fornece um estímulo visual com os conteúdos e uma experiência prática com o que é trabalhado pelo educador. Isso favorece a aprendizagem escolar de maneira geral.

Gera a sensação de bem-estar

Ao criarem pinturas das quais se orgulham, os pequenos experimentam uma sensação de bem-estar ótima para o seu amadurecimento. Com isso, reforçam a sua autoestima, especialmente quando podem contar com o apoio dos adultos.

Dessa forma, é importante que os pais ou professores ofereçam incentivo e não imponham limites aos desenhos. Por mais que em alguns momentos as criações pareçam distantes da realidade, o jeito das crianças de enxergar o mundo é muito particular e faz parte dessa fase.

As atividades podem ser individuais ou em grupo para aprimorar habilidades diferentes. Assim, os desenhos e pinturas melhoram as relações entre os colegas e promovem a autonomia e o senso de colaboração.

Trabalha a percepção espacial

A percepção espacial é a noção do que está em volta e como se situar fisicamente no espaço. Durante os primeiros anos de vida, a criança aprende as noções básicas como: perto, longe, alto, baixo, longo, curto. É fundamental que isso seja trabalhado no tempo certo.

As atividades com pintura são muito boas para treinar essa percepção, quando o educador oferece as orientações específicas. É possível usar, além dos pincéis, as mãos e os pés e experimentar as possibilidades com as cores.

Como incorporá-la com mais facilidade no dia a dia?

Percebemos o quanto a pintura é importante para a educação infantil. Por isso, ela precisa estar na rotina das crianças, o que pode acontecer tanto na escola como em casa.

Uma boa alternativa é ter espaço e horário definidos para essas atividades. Contar com os materiais suficientes também é necessário. Veja dicas de como incorporar a exploração das cores no dia a dia, usando recursos como tintas, canetinhas, giz e lápis de colorir.

Desenhos para pintar

Oferecer os desenhos prontos para a criança colorir favorece o desenvolvimento infantil, pois trabalha a atenção à demarcação. É benéfico especialmente para os menores, que podem ter dificuldade com os traços. A imaginação fica por conta da combinação das cores.

Desenhos livres

Também é importante ter exercícios de pintura mais livres, com desenhos criados pelas crianças. Você pode pedir para que desenhem a história que ouviram ou algum tema que estiver sendo falado na escola. É bom oferecer alguma orientação, mas deixar espaço para a imaginação.

Pinturas com texturas

O tradicional papel sulfite ou a cartolina são muito bons para desenhar e colorir. Apesar disso, é interessante passar atividades com outras texturas para aprimorar o lado sensorial.

Essa estratégia ainda possibilita muitas atividades para o desenvolvimento infantil. Você pode pedir para que pintem em garrafas pet, copos descartáveis, rolos de papel higiênico, entre outros itens. Com materiais seguros, podem ser feitas as pinturas faciais, que são divertidas e educativas.

Pinturas com as mãos e os pés

Como destacamos, a pintura pode ser realizada com pincel. Apesar disso, é possível ainda usar dedos, mãos e pés para criar desenhos e aperfeiçoar o tato. As atividades com diferentes ferramentas podem ser combinadas.

É possível, por exemplo, solicitar que a criança carimbe o pé no papel com tinta e crie desenhos a partir dessa imagem, usando materiais que permitem mais precisão.

Portanto, existem muitos benefícios e possibilidades para a pintura na educação infantil. É importante que esses momentos sejam prazerosos e leves, possibilitando a expressividade das crianças e ótimas experiências em sua formação.

Quer mais ideias de como promover o crescimento saudável das crianças explorando as cores? Confira a página de atividades da Bic Colorir e encontre várias opções prontas.

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol