Pra você professor: 5 dicas para o ensino a distância ser mais leve.

Com o isolamento social, nós professores começamos a enfrentar um grande desafio: o ensino a distância! Ensinar a distância não é algo fácil, ainda mais porque não fomos preparados para isso! Durante a pandemia, a única maneira segura de ensinar é de maneira remota, e, com esse desafio muitos professores se reinventam e aprendem novas habilidades para atender seus alunos.

A BIC acredita que a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento e escrevi esse texto para te auxiliar a enfrentar esse momento com mais leveza! Relacionei 5 dicas que me ajudam muito no ensino remoto e espero que ajude você também. Confira:

1 – Use o Youtube a seu favor!

Uma coisa é fato: professores não são youtubers, não são roteiristas nem editores, por isso a minha primeira dica é: Use o Youtube a seu favor! No Youtube você encontra tudo que quiser, basta pesquisar “como fazer”. Quando eu comecei no meu canal, da Professora Coruja, não tinha dinheiro para investir em iluminação então digitei: “Como fazer iluminação para vídeos”, e apareceu um vídeo ensinando a fazer uma luminária de papelão. Eu fiz e usei essa luminária nos primeiros anos do canal! Outra vez pesquisei como ensinar o tema dezena e unidade e apareceu um vídeo bem legal de uma escola ensinando os alunos através de histórias. É só você buscar o que você precisa aprender! Use o Youtube para aprimorar suas aulas!

2 – Faça um planejamento e tenha rotina.

Agora é a nossa vez de ter rotina! Se a gente cobra dos pais rotina com as crianças agora é nossa vez de colocar em prática esse discurso. Trabalhar em casa para alguns, não é tarefa fácil, por isso na noite anterior programe seu dia. Mas como? Faça uma lista com tudo que você precisa fazer. Com tudo mesmo! Dessa lista, separe as cinco mais urgentes e ponha na sua lista de tarefas do dia, depois separe as três primeiras que você realizará. Dividindo assim a chance de você conseguir fazer as tarefas é muito maior. Além de ficar mais organizado, você ficará cada vez mais motivado por ter riscado um afazer do seu dia. Não há sensação melhor do que a de riscar um dever feito.

3 – Aproveite o que você tem em casa para a sua aula.

Quando fiz a primeira aula online pensei: como fazer meus alunos do primeiro ano entender o conteúdo que eu tinha que passar. Na hora pensei em utilizar coisas que eu tinha em casa. Logo peguei um pouco de açúcar para treinar o traçado das letras, também separei alguns objetos como um boné, um brinquedo, e uma blusa para mostrar as letras que estávamos estudando… Por isso, pense em objetos que os seus alunos possuem em casa para incrementar a sua aula.

4 – A palavra-chave é parceria!

Se antes os professores falavam da importância da parceria entre escola e família nesse momento precisamos ainda mais dela! Esteja aberto a ouvir os pais, eles não possuam a mesma didática que a sua. Converse para que vocês consigam buscar juntos, formas de ajudar a criança. Estamos todos juntos! E juntos, passaremos por essa situação da melhor maneira.

5 – Descanse

Lorena, mas como gravar 30 aulas online, preparar aula, da conta da casa, da família?! Você já ouviu a frase: dar conta de tudo é bom pra todo mundo menos pra você!? Você não precisa dar conta de tudo! É um super desafio sim, mas sempre digo que a sua aula só vai bem quando você está bem! Nós estamos passando por um desafio por não saber o futuro em uma crise mundial, tudo que você menos precisa é se “atolar” de trabalho e ficar mais estressado! Por isso, tire pelo menos meia hora do seu dia para fazer algo que você gosta, que lhe dá prazer!

Acorde, tome um bom café da manhã e faça algo que você goste! Assim o seu dia será muito mais produtivo, e, com a dica da rotina você conseguirá se programar melhor e o que não for urgente fica para o próximo dia.

E uma última mensagem: gostaria de te parabenizar, professor! Parabéns por você não desistir da educação, não desistir dos seus alunos! Uma palavra que define o professor é resiliência. Pode ter certeza de que você fez e está fazendo a diferença nesse momento.

Gostou das dicas? O que você tem feito para enfrentar esse momento com mais leveza? No perfil da BIC do Instagram disponibilizei esse conteúdo em vídeo e você poderá assisti-lo, além de compartilhá-lo com seus colegas de profissão.

Se cuidem, fiquem em casa e até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Professora CorujaLorena Carvalho é professora alfabetizadora e criadora do site Professora Coruja, e, assim como você professor, também tem que dar conta da casa, da família e das aulas remotas!

Conheça mais!
Site –  www.professoracoruja.com.br
Youtube – Professora Coruja
IG – @professoracoruja
FB – Professora Coruja

Notícias relacionadas