O que dar de presente no Dia dos Pais? Veja ideias de “faça você mesmo”

O que dar de presente no dia dos pais

O Dia dos Pais, assim como diversas datas que envolvem reuniões familiares, são ótimas oportunidades para fazer algo especial e reafirmar o carinho pelas pessoas que exercem esse papel. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que dar de presente no Dia dos Pais, principalmente quando há crianças na família.

Para ajudar e fazer com que essa comemoração seja inesquecível, criamos este post em que mostramos várias ideias de presentes no estilo DIY, que significa do it yourself, ou “faça você mesmo” em português. Assim, é possível envolver as crianças no processo de criação, dando um valor incomparável ao presente.

E aí, animado para conhecer as ideias que separamos para você fazer com as crianças e criar presentes incríveis para o Dia dos Pais? Então, é só continuar acompanhando!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Porta-retratos feitos à mão

Além de trabalhar a autonomia da criança, deixar que os filhos façam os próprios presentes para aqueles que têm esse papel paterno também é uma ótima forma de gerar recordações. Por isso, presentes que são usados por alguns anos e lembrados constantemente fazem sucesso.

A nossa primeira ideia para você é fazer um porta-retratos personalizado, optando por uma estampa pronta ou adicionando desenhos feitos pela própria criança. Confira a lista de materiais necessários:

  • caneta;
  • cola;
  • papelão;
  • papel decorado pela criança com pinturas e desenhos ou estampa;
  • pincel;
  • plástico PVC transparente;
  • régua;
  • tesoura sem ponta ou estiletes (lembrando de supervisionar e auxiliar as crianças pequenas com objetos cortantes).

Materiais separados? Então, veja o passo a passo para montar o porta-retratos:

  1. corte dois pedaços de papelão no tamanho de 15 cm x 20 cm (ideal para fotos de 10 cm x 15 cm, deixando uma borda de 2,5 cm de cada lado). Caso o retrato seja maior, ajuste as medidas;
  2. demarque com o lápis o espaço que a foto ocupará em um dos pedaços de papelão e corte com o estilete ou a tesoura, deixando um “buraco” no local;
  3. personalize as bordas desse pedaço do porta-retratos colando a estampa escolhida ou os desenhos feitos;
  4. corte um pedaço do plástico em PVC do tamanho do papelão e cole na parte de trás do porta-retratos decorado;
  5. escolha uma foto bem bonita para adicionar ao porta-retratos;
  6. utilize o outro pedaço de papelão (aquele que ainda está inteiro) para colar n aparte de trás e dar sustentação ao seu porta-retratos;
  7. caso ele não vá na parede, utilize um pedaço de papelão para fazer um “pezinho” e deixá-lo parado em pé.

Marcador de página

Se o pai gosta de ler, vai curtir essa dica de presente: um marcador de página personalizado! A ideia pode ser aprofundada conforme a idade da criança, o tempo disponível e o que se tem para a produção ou se pretende comprar.

O ideal é que o marcador seja feito com um material mais reforçado, como o papelão ou EVA. Quem não tem, pode usar um papel um pouco mais grosso. Anote aí o que é necessário:

  • um pedaço de papelão, papel mais grosso ou EVA;
  • tinta e pincel para colorir ou canetinhas, giz e lápis (conforme o gosto);
  • quem preferir pode colorir uma folha e cola-la no papelão ou no material que vai servir como base do marcador.

Basicamente esses são os materiais principais, aí é só recortar um retângulo de mais ou menos 4 cm X 15 cm no material e decorá-lo. Também dá pra personalizar com mais detalhes, criando alguma customização diferenciada na ponta do marcador, utilizando clipes ou dobraduras.

O legal é que a criança seja livre para criar da forma como achar mais especial. Afinal, a obra de arte é dela, certo? O fundo do marcador pode ser feito com desenhos, como vimos nos materiais, ou com uma frase utilizando letras desenhadas, colagem de gravuras etc.

Pote com guloseimas customizado

Outro presente bacana em DIY para o Dia dos Pais é fazer um pote personalizado e recheá-lo com guloseimas. Depois de comer tudo, o paizão ainda tem a opção de utilizar esse pote para colocar outras coisas, reaproveitando e conversando com o pequeno sobre a importância do gesto. Para fazer esse presente, você precisará de:

  • uma lata com tampa (pode ser de leite em pó, por exemplo, ou algum alimento nesse estilo);
  • material para personalizar a lata (por exemplo, um pedaço de papel, tecido ou recortes de revistas);
  • cola;
  • um plástico filme para encapar a lata.

Se puder, já deixe todo o material recortado conforme o tamanho da lata. Caso não seja possível, auxilie a criança no momento do recorte. Se encontrar embalagens/latas lisas, ótimo! Isso facilitará a colagem da decoração.

A ideia é simples: a criança desenha ou pinta no papel, faz recortes de revistas de coisas que ela considere que o pai vá gostar ou até mesmo decora com algum tecido. Neste último caso, é possível ainda escrever no tecido o nome do pai ou alguma frase legal.

Depois de customizar, basta utilizar a cola e, por fim, adicionar o plástico para encapar e proteger a decoração da latinha. Não se esqueça de deixar que os pequenos escolham as guloseimas que farão parte do presente. Toda a participação deles é bem-vinda.

Desenho personalizado

O que dar de presente no dia dos pais

Qualquer criança ama uma atividade para colorir. Por isso, se você está sem tempo para comprar materiais diferenciados, aposte no prático e peça para que o pequeno faça um desenho personalizado. Incentive a imaginação, fazendo com que pense naquilo que lembra o pai, no que gosta de fazer com o ele. Ofereça diversos materiais para que a criatividade role solta. Alguns exemplos são:

Caso a criança queira fazer mais de um desenho, faça um pequeno livro com todas as produções em conjunto. Se não tiver tempo, basta grampear e pronto. Para quem tem uma disponibilidade um pouco maior, uma opção é furar as laterais da folha e passar um espiral para encadernação.

Quando pensamos no que dar de presente no Dia dos Pais e nos propomos a adotar o método do “faça você mesmo”, estamos estimulando uma criança criativa. Além disso, essa ação também é uma oportunidade para falarmos sobre consumo consciente e mostrar como presentes simples, mas com carinho, amor e criatividade podem ser ainda mais especiais e celebrar uma relação com muito afeto.

E então, qual foi a ideia sobre o que dar de presente no Dia dos Pais que você mais gostou? Antes de começar a confeccionar o presente, não deixe de conferir mais um post especial que preparamos para você sobre o desenvolvimento social da criança!

 “As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.”

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol