Você conhece o quadro de incentivo para crianças? Aprenda como fazer

quadro de incentivo

As crianças são seres humanos em desenvolvimento constante e, por isso, os adultos que fazem parte da vida delas precisam frequentemente incentivar o aprendizado de coisas novas. Apesar de muitos pais considerarem a educação um trabalho árduo, ela pode (e deve) ser também divertida, e é nesse cenário que surge o quadro de incentivo.

Ele vem como uma ferramenta que ajuda os pais nessa missão de ensinar os filhos diferentes tarefas. Além disso, o quadro facilita a inserção da ludicidade no cotidiano, contribuindo para o aprendizado e diversão!

Se você ficou curioso para saber como funciona o quadro de incentivo, é só continuar acompanhando este post!

Descubra como funciona um quadro de incentivo

O quadro de incentivo é um instrumento feito para adicionar as tarefas destinadas às crianças e também a todos que moram com elas. Cada vez que um objetivo é cumprido, há um incentivo, definido em família, para alcançar outros.

Assim, a ferramenta funciona auxiliando os pais na rotina diária com as crianças. Ao contrário do que muitos pensam, ele não serve apenas como recompensa por tarefas realizadas.

O quadro tem um caráter educativo, já que ele é construído em família e as crianças participam do seu desenvolvimento. O foco, então, está nos aprendizados obtidos durante todo o processo.

Confira as dicas para montar um quadro eficiente

Para que o quadro funcione é preciso que todos os membros que convivem com a criança participem da sua criação e tenham as suas próprias tarefas.

Ao reunir a família para conversar sobre o funcionamento do quadro, escute a criança e considere as suas sugestões.

Anote aí alguns pontos que devem ser decididos por vocês na montagem do quadro:

  • O quadro será semanal? Incluirá os finais de semana?
  • As tarefas terão horários exatos para serem cumpridas? Ou cada um pode realizar no seu tempo, desde que cumpram os prazos?
  • O quadro será comum a todos, ou cada um terá o seu?

Embora a construção do quadro seja algo sério, você pode adicionar muita ludicidade e tornar esse momento prazeroso para o seu filho. Que tal deixar ele criar personagens para cada membro da família? Para isso, podemos fazê-lo com papel, cartolina, na lousa, quadro-branco, cartaz etc. Abuse da imaginação!

Saiba o que fazer para organizar a rotina do quadro

Depois de ter definido o planejamento do quadro, vem o segundo passo: organizar as rotinas. Esse momento também deve ser feito em conjunto. É nessa hora que as tarefas de cada um serão estabelecidas.

Para facilitar, o quadro da criança pode ser pensado para tarefas antes da escola e depois da escola. Escolha atividades que seu filho consiga realizar e que sejam adequadas à idade dele.

A complexidade pode ir aumentando conforme o sucesso da criança. Mas é importante cuidar para não sobrecarregá-la, afinal, ela é uma criança e precisa de diversos momentos livres para brincar e descobrir o universo.

Confira algumas tarefas que podem estar presentes no quadro da criança:

  • arrumar a cama;
  • arrumar o lanche da escola;
  • colocar as roupas sujas no cesto;
  • tirar e colocar a mesa;
  • fazer as lições e estudar em casa;
  • comer sozinho;
  • dormir na sua cama;
  • arrumar os brinquedos e o quarto;
  • não brigar com os irmãos etc.

Essas são apenas sugestões, viu? Cada um deve saber e decidir o que se enquadra com o cenário e a rotina familiar. Por isso personalizar o quadro é tão importante! Deixe o seu filho criar e colorir conforme a imaginação dele! Esses momentos serão de pura diversão e darão um significado especial ao quadro de incentivo.

A aprendizagem das crianças é algo fascinante e trabalhoso. Utilizar ferramentas que ajudem nesse processo é fundamental para toda a família, principalmente aqueles que estão sobrecarregados com a rotina corrida.

E então, está pronto para fazer o quadro de incentivo? Não se esqueça de dar o exemplo, não pressionar o seu filho e deixar um tempo livre para ele!

Gostou do post? Agora que você já aprendeu um pouco sobre o quadro de incentivo, que tal ler sobre outros assuntos relacionados ao mundo infantil? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram e não perca nenhum post!

As informações contidas nesse material se baseiam em estudos psicológicos da criança e seu desenvolvimento, e servem de base para ajudá-lo com o desenvolvimento e educação das crianças. Os resultados de tais métodos, podem variar de acordo com cada criança, pois seu desenvolvimento dependerá de aspectos individuais e sociais de cada indivíduo.

Notícias relacionadas