Como ensinar tarefas de casa para crianças?

tarefas de casa para crianças

Para incentivar a autonomia e responsabilidade, os pais podem passar tarefas de casa para crianças, sempre com supervisão e adequando as atividades de acordo com a faixa etária do pequeno.

Na verdade, é uma oportunidade para unir aprendizado e diversão, já que o momento não precisa ser de cobranças ou para sobrecarregar os filhos e, sim, um jeito leve de ensinar habilidades importantes do dia a dia.

Fica na dúvida em como incluir as crianças nas tarefas domésticas? Então não perca as dicas deste post!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Dicas para ensinar as crianças a ajudarem em casa

Converse com a criança

Converse com o pequeno sobre a importância de aprender a realizar as tarefas domésticas para se virar sozinho. Ressalte que isso mostra o quanto ele está crescendo e como já pode ajudar a família na realização dessas atividades.

Além de estimular a independência, é uma forma de ensinar sobre o trabalho em equipe e cooperação, habilidades importantes para o desenvolvimento infantil.

Crie um quadro de tarefas

Construa um quadro de incentivo bem colorido com as tarefas: faça uma tabela com as atividades que a criança precisa fazer e coloque adesivos de estrelas ou de outros formatos sempre que ela fizer o que foi proposto. É uma forma de incentivar a participação e também de valorizar o esforço dos pequenos.

Faça junto

Para as crianças menores ou para ensinar as maiores o jeito certo de fazer as tarefas, o ideal é que os pais realizem a atividade com os filhos. É uma maneira de ensinar responsabilidade e de passar bons momentos juntos.

Ressignifique o momento

A ideia é que tudo seja muito lúdico, então que tal propor que está brincando de lojinha ao arrumar os livros e materiais escolares na prateleira com a criança? Ou ainda fazer uma disputa com o pequeno de quem recolhe mais rápido os brinquedos da sala? Eles vão adorar!

Tarefas domésticas mais apropriadas

Tarefas de casa para crianças? Quais são mais indicadas? Veja na sequência.

Guardar os brinquedos

A partir dos 2 anos, a criança pode ajudar a recolher os brinquedos e, aos 4 anos, pode ficar responsável por guardá-los no lugar certo.

Levar as roupas para a lavanderia

Aos 3 anos, você já pode pedir para seu filho colocar a roupa suja no cesto do banheiro ou direto na lavanderia, tornando isso um hábito.

Arrumar a cama

Aos 4 anos, seu filho pode ajudar você a arrumar a cama e, entre os 5 e 6 anos, ele já pode fazer isso por conta própria. É claro que pode ser difícil deixar o lençol totalmente esticado, mas só o fato de arrumar a roupa de cama já mostra que ele é responsável por essa arrumação.

Ajudar a organizar as compras

Entre 6 e 7 anos, a criança já pode ajudar a separar toda a compra do supermercado e guardá-la na geladeira e armários certos.

Seu filho pode ficar responsável por diferentes atividades domésticas. Comece desde cedo ensinando tarefas de casa para crianças para que essa rotina se torne algo natural para elas. Assim, o pequeno aprende a como ajudar a família com os cuidados da casa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais famílias possam incluir as crianças nas rotinas domésticas de um jeito leve e divertido!

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol