Entenda a importância de passar tempo de qualidade com os filhos

tempo de qualidade com os filhos

Ficar perto de quem você ama é um dos segredos para tornar a vida melhor, não é mesmo? As crianças também acham e é por isso que gostam de estar perto dos pais e do restante da família. Para suprir essa necessidade e obter todos os efeitos positivos de uma relação próxima, é importante passar tempo de qualidade com os filhos em sua rotina.

Dessa forma, é possível criar diálogo, gerar mais confiança e até auxiliar o desenvolvimento da criança em diversos níveis. Ao mesmo tempo, é preciso saber como conciliar tudo no dia a dia para que nada fique sem a atenção necessária, não é? Para que você não tenha dúvidas, trouxemos a importância de ter tempo de qualidade com seu filho — e como você pode fazer!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

O que podemos considerar como tempo de qualidade com os filhos?

Quando se fala em tempo de qualidade, vale a pena entender que ele significa mais que o passar das horas medidas pelo relógio. Acima de tudo, ele representa um momento único, de relacionamento, aproximação e interação entre pais e filhos.

Não se trata apenas de estar no mesmo ambiente, mas de cada um aproveitar a presença do outro. Por isso, o tempo de qualidade com os filhos é aquele período que você dedica para conhecer melhor a criança, suas angústias, suas preferências e sua rotina. Afinal, por mais que seja seu filho, é uma pessoa independente e em formação e saber mais sobre ele é uma tarefa que requer dedicação e vontade de estar perto.

Também é preciso considerar que a rotina é cada vez mais intensa e exigente, o que diminui o tempo disponível para todos — em especial, para os adultos. É nesse contexto que o tempo de qualidade se torna ainda mais importante, porque é esse período que permite que você aproveite cada dia com a criança de maneira verdadeira.

Qual a importância desse momento?

Sabendo o que é o tempo de qualidade com os filhos, já dá para saber que essa é uma parte fundamental para a vida dos pais e das crianças (e adolescentes), certo? Porém, para se dedicar a esse período, vale a pena entender o que o torna tão relevante.

A verdade é que o tempo de qualidade com os filhos tem muitas nuances e aspectos, contando com descobertas diárias. Por isso, venha conferir o que está envolvido nesse momento e como cada um desses pontos gera impacto!

A escuta sobre o que eles dizem

Passar um tempo de qualidade com os filhos é uma ótima oportunidade para abrir o diálogo e criar conversas significativas. Com uma simples pergunta, por exemplo “Como foi seu dia na escola?”, é possível conhecer muito sobre seu filho, suas amizades, o que chama sua atenção e assim por diante.

A própria troca que acontece durante a execução de tarefas já permite estabelecer um canal de comunicação que é muito importante. Isso passa a se fortalecer e a se estender a outros momentos do cotidiano. Então, seu filho começa a ter mais segurança para perguntar ou contar qualquer coisa. Tudo isso resulta em mais transparência para o relacionamento.

A realização de atividades juntos

Outro motivo que justifica a necessidade de ter esse tempo de qualidade é que ele traz a oportunidade de executar diversas tarefas juntos. É uma ótima situação para trocar experiências e para agirem rumo a um resultado de interesse.

Imagine que seu filho deseja aprender a andar de bicicleta. Estar por perto para ensiná-lo permitirá que vocês atinjam esse objetivo e, depois, que pedalem juntos. Atividades pequenas que integram o cotidiano também fazem parte dessa possibilidade e podem trazer bons frutos para a relação.

O ensino e o aprendizado simultâneos

Quando você separa momentos para estar perto do seu filho, tem uma oportunidade ótima de ensinar conceitos e valores — inclusive, na prática. Ou seja, é uma forma de mostrar o que e como fazer, tirando dúvidas e mostrando elementos inéditos para o pequeno.

Porém, esse não é o seu único papel, sabia? Também é possível aprender com seu filho nesse tempo que passar com ele, pois as crianças podem trazer novas formas de pensar e agir e têm muito a ensinar. Estar disponível para aprender tudo isso vai fazer a diferença.

O carinho e as demonstrações de afeto

Compartilhar momentos, experiências e descobertas abre caminho para algo muito importante: a troca de carinho entre pais e filhos. Afinal, por mais que você ame seu filho, demonstrar isso de forma clara faz toda a diferença para que a criança se sinta feliz e acolhida.

Em momentos dedicados à interação em família, é possível colocar isso em prática de muitas maneiras. É o que acontece com os beijos, os abraços e todo o cuidado envolvido. Esses momentos geram impactos também porque se relacionam com a demonstração de sentimentos, o que é muito positivo.

Quais são os benefícios de passar tempo de qualidade com os filhos?

Além de conhecer a importância de ter esse contato, vale a pena entender quais são as vantagens diretas que são geradas. Algumas delas, inclusive, duram a vida toda e ajudam a criar adultos saudáveis e com boas características.

Depois de explorar os pontos positivos, você estará mais perto de se convencer sobre a necessidade de investir nessa questão desde já. Confira quais são os pontos positivos!

Melhora a relação com os pequenos

Quando decide passar tempo de qualidade com os filhos, você manda uma mensagem clara para as crianças: elas são importantes. Isso, por si só, tem um impacto muito grande e pode favorecer o relacionamento com crianças e adolescentes.

Além disso, outros aspectos ajudam a aproximar e a otimizar a relação. Graças ao diálogo, por exemplo, você passa a entender as emoções, as necessidades e os limites do seu filho, o que deixa mais fácil respeitá-lo como indivíduo, evitando diversos atritos.

Também é uma forma de compreender o que existe por trás de um comportamento como uma birra ou a necessidade elevada de atenção. Assim, fica simples resolver conflitos e o relacionamento se torna mais saudável.

Auxilia a construir sua autoridade

Por melhor que seja sua relação com seu filho, ela também precisa ter um componente importante: autoridade. Afinal, sendo você a pessoa responsável, é necessário ser capaz de tomar decisões e criar regras — sempre pensando no bem dos pequenos.

O problema é que nem sempre as crianças estão dispostas a fazer o que é dito. Não faltam exemplos, já que às vezes dormir no horário certo, ir para a escola ou mesmo escovar os dentes são obrigações que geram alguns conflitos.

A maioria desses problemas surgem quando a criança decide medir forças com os adultos. Normalmente, isso ocorre diante da falta de liderança e de uma autoridade clara. Como não enxergam limites, algumas extrapolam as regras, o que pode ser desgastante para o relacionamento.

Ao passar tempo de qualidade com os filhos, isso tende a se tornar menos frequente. O motivo é simples: com essa interação, você vai consolidar a sua autoridade — e o melhor de tudo: sem ter que impor comportamentos ou atitudes. Graças ao diálogo e à aproximação, poderá se posicionar desse jeito de modo natural e a convivência será favorecida.

Cria referenciais positivos

Você já deve ter ouvido que a palavra convence, mas o exemplo arrasta, não é? Esse ditado popular expressa algo muito claro: é preciso dar bons exemplos para obter comportamentos positivos em troca.

Então, alguém que fica o tempo inteiro em frente ao celular dá esse exemplo aos filhos, por menores que sejam — e o comportamento tende a ser repetido. Isso vale para muitas outras questões, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, forma de dialogar e assim por diante.

Quando você dedica parte da sua rotina a estar perto do seu filho, pode demonstrar qual é a melhor maneira de agir em diversas situações. Com a aproximação, também cresce o sentimento de admiração, então há maiores chances de o seu exemplo ser realmente convincente.

Permite fortalecer valores

Essa questão dos bons exemplos também está associada a outro ponto fundamental: a construção de valores na vida das crianças e dos adolescentes. Como esse contato próximo permite ensinar e aprender, você tem a chance de transmitir o que considera ser mais importante para a formação dos pequenos.

Como visto, tudo isso acontece associado a bons exemplos. Então, é uma maneira de potencializar a sua mensagem e de aumentar as chances de os valores serem absorvidos. No futuro, a qualidade dessa formação faz uma grande diferença.

Favorece a memória afetiva

Ao longo da vida, as pessoas passam por novas experiências e criam outras memórias. Porém, alguns momentos são sempre lembrados, mesmo muitos anos depois — e vários deles estão ligados à infância.

Porém, se a memória afetiva da criança será positiva ou não, é algo que também depende de você. Quando os pais nunca têm tempo, as crianças absorvem isso e levam essa sensação de solidão durante muito tempo na vida.

Por outro lado, o tempo de qualidade com os filhos costuma ser lembrado com carinho e causar muitos impactos positivos. Na prática, é uma forma de criar adultos que terão memórias muito mais interessantes e saudáveis sobre a própria infância. Assim, os impactos são sentidos em todos os aspectos da vida.

Ajuda a autoestima e a inteligência emocional infantil

Por falar nessa extensão dos efeitos ao longo da vida, é importante considerar que dedicar parte do seu tempo aos filhos fará com que eles se sintam valorizados. Então, há um desenvolvimento da autoestima da criança, que passa a ter uma autopercepção melhor.

Também é uma questão que contribui com a inteligência emocional infantil. Ou seja, os pequenos apresentarão mais autocontrole, saberão lidar melhor com a frustração e com outros sentimentos e terão as ferramentas para dialogar.

Tudo isso é fundamental para melhorar o desenvolvimento social infantil. Com um relacionamento melhor dentro de casa, o provável é que os pequenos repliquem isso em suas amizades e relações com outras crianças e mesmo com outros adultos.

Como passar um tempo de qualidade com os filhos?

Ter tempo de qualidade com os filhos significa criar períodos proveitosos, focando o relacionamento entre vocês. Para alcançar esse resultado, não é preciso encarar muitos desafios — pelo contrário: com algumas ações simples, há como estabelecer uma excelente experiência para todos. Veja algumas dicas para ter momentos especiais na sequência!

Refeições em família

Comer em família tem mais importância do que você imagina. As refeições são ótimos momentos para conversar, debater sobre assuntos necessários e aumentar a intimidade de toda a família. Além de tudo, é a situação perfeita para criar e fortalecer hábitos saudáveis de alimentação.

É por isso que o ideal é se planejar para ter ao menos uma refeição em família todos os dias e, no final de semana ou em períodos mais tranquilos, maximizar esses momentos.

Se a rotina fica muito corrida durante o dia, o café da manhã com todos juntos pode ser um bom ponto de partida. Caso o tempo fique apertado, a janta pode ser a refeição especial para todos se sentarem à mesa. O importante é reunir todo mundo e fortalecer o vínculo.

Dia da família

Se comer com todo mundo por perto já é positivo, imagine passar um dia todinho com quem você ama? É para incentivar esse sentimento, é interessante criar um dia da família.

Ao longo da semana, defina aquele dia especial em que todos ficarão juntos e farão algumas atividades, como ir ao parque ou curtir um jogo de tabuleiro. Os finais de semana costumam ser os períodos escolhidos, mas vale adaptar para o que fizer mais sentido para a sua realidade.

Além disso, é interessante reservar feriados e férias para curtir em família. Isso demonstrará a importância de estar perto dos filhos e abrirá espaço para muito aprendizado e descoberta!

Projeto em comum

Realizar um projeto juntos é uma ótima forma de passar tempo de qualidade com os filhos. Afinal, o propósito que vocês compartilham será um ótimo laço para seguirem juntos na realização de tarefas.

Quer um exemplo? Cultivar uma horta em casa, em um cantinho que seja de vocês. São vários os benefícios: estimular conversas sobre alimentação, desenvolver talentos, habilidades e interesses e ter a satisfação de algo concluído em conjunto. Essa é apenas uma sugestão, pois há muitas outras possibilidades para colocar em prática com as crianças!

Participação nas tarefas cotidianas

Passar tempo de qualidade com os filhos não exige nada mirabolante. A simples união entre estar presente, demonstrar interesse e compartilhar experiências já é suficiente para garantir os resultados. Por isso, é uma boa pedida unir tarefas cotidianas ao relacionamento entre vocês.

Uma forma de participar da realidade dos pequenos é por meio da vida escolar. Ajudar na realização de tarefas, demonstrar interesse sobre o processo de ensino e participar de eventos da comunidade escolar são pontos bem relevantes.

Além disso, é possível incluir os pequenos no seu cotidiano. Dar algumas tarefas de casa para crianças, como arrumar a própria cama ou ajudar na organização dos brinquedos, é outro ponto relevante. Desse modo, os pequenos se sentem úteis e você vai ter mais tempo livre para aproveitar com eles.

Brincadeiras e atividades lúdicas

É claro que não vamos deixar de citar a importância de se divertir em família. O tempo de qualidade também envolve risadas, imaginação e aventura. Por isso, faz todo sentido usar os momentos de reunião para realizar brincadeiras e atividades lúdicas.

O melhor de tudo é que não faltam exemplos e você tem várias opções para aproveitar sem ter que fazer a mesma coisa todas as vezes. Uma boa escolha é a contação de histórias.

Com esse hábito, é possível estimular a criatividade dos pequenos, bem como o interesse e o gosto pela leitura. Além de tudo, existem muitas formas de contar histórias, como ao criar um teatro com objetos de decoração que já tem em casa ou ao usar fantoches.

Também há os brinquedos diversos, os jogos de tabuleiro, as atividades ao ar livre e as atividades lúdicas, que mexem com a imaginação. As brincadeiras que envolvam a arte, como colorir desenhos, favorecem o desenvolvimento infantil, a coordenação motora e estimulam outras habilidades. Isso tudo é muito importante para entrar no mundo das crianças e fortalecer o relacionamento entre vocês!

Como colocar em prática essa rotina?

Tão significativo quanto buscar formas de ter um tempo de qualidade com os filhos é garantir que faça parte do cotidiano de vocês. Então, é preciso transformar isso em uma rotina positiva, com foco nos benefícios que essa interação traz em longo prazo.

No meio de um cotidiano tão agitado, parece difícil dar conta dessa tarefa — mas não precisa ser assim. A seguir, veja dicas para colocar tudo o que aprendemos em prática na sua vida!

Priorize a experiência sobre a quantidade

Um dos pontos de destaque é saber que a quantidade de horas é menos importante que a qualidade do tempo de interação. Não é obrigatório passar várias horas seguidas com seu filho para que ele se sinta valorizado e amado.

É claro que se houver disponibilidade, passar um tempo maior com eles vai fazer bem tanto para você quando para ele, porém o foco mesmo é garantir experiências únicas, saudáveis e positivas.

Se tiver apenas uma hora, 30 minutos ou 15 minutos que seja, o ideal é focar aquele momento e aproveitar a companhia dos pequenos ao máximo. Dessa forma, você não sentirá pressão, ansiedade ou culpa se não puder passar longas horas entre as brincadeiras.

Organize seu dia a dia

Já que a rotina tem se mostrado cada vez mais intensa, a sua capacidade de se planejar é determinante para dar conta de tudo. Considerando essa situação, o melhor mesmo é organizar o seu cotidiano para garantir tempo com seu filho.

Se for preciso, anote na agenda, pois o que vale é contar com um período que será exclusivamente dedicado aos pequenos. Observe suas obrigações cotidianas e os horários das crianças para encontrar brechas em comum em que seja possível se reunirem.

E não se esqueça: para o tempo ser de qualidade, o momento precisa ser do seu filho de verdade. Então, deixe para depois aquela resposta de trabalho ou aquela tarefa para que vocês realmente aproveitem a companhia um do outro.

Mantenha a consistência

A organização da rotina é fundamental para que você tenha consistência ao passar tempo de qualidade com as crianças. Ou seja, a ideia não é passar 6 horas juntos apenas uma vez na semana. Se for preciso, o melhor é fazer companhia por 1 hora ou 45 minutos, desde que isso aconteça todos os dias.

Até porque as necessidades de carinho, atenção e interação são constantes e não podem ser adiadas pela falta de tempo. Para realmente fortalecer o relacionamento e a sensação de confiança e segurança, o ideal é focar a constância, combinado?

Faça as adaptações necessárias

Cada família é única e tem as próprias necessidades. Afinal, sua rotina não é igual à de outros pais e a de seus filhos também pode ser diferente do cotidiano de outras crianças. Portanto, o recomendado é não se manter preso a uma única fórmula. Em vez disso, vale a pena realizar as mudanças e as adaptações que forem necessárias.

A dica é entender como tudo tem funcionado para vocês e pedir a opinião da pessoa mais importante: seu filho. Desse modo, é possível ajustar a rotina de uma forma que fique boa para todo mundo curtir ao máximo!

Passar um tempo de qualidade com os filhos faz bem para as crianças e para os adultos. Ao se dedicar a estar perto de quem tanto ama, o relacionamento de vocês vai ser cada vez melhor, assim como o desenvolvimento infantil. Para criar momentos únicos, conheça dicas para decorar uma festa de dia das crianças em casa!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol