Tipos de caneta: quais existem e como utilizá-los? Saiba mais!

tipos de caneta

Escrever, desenhar e pintar são atividades muito importantes do desenvolvimento de qualquer criança, pois possibilitam que ela se expresse. Para isso, é essencial que ela tenham boas canetas.

Há vários tipos de caneta, cada um com sua própria utilidade e forma de aplicação. Inclusive, algumas delas podem ser mais ou menos adequadas para o uso por uma criança. Se você quer que os pequenos tenham a melhor experiência e aprendam mais facilmente a usá-la, então é uma boa ideia escolher o modelo certo.

Para ajudar, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de caneta disponíveis, exemplificar como elas são usadas e dar algumas dicas para escolher o modelo ideal. Acompanhe!

[Especial dia das crianças] Almanaque de atividades para completar e se divertirPowered by Rock Convert

Quais tipos de canetas, onde e como são usadas?

Como mencionamos, as canetas podem pertencer a várias categorias, sendo classificadas não apenas pelas cores, mas também por suas estruturas e funcionalidades. Veja aqui os principais exemplos!

Caneta esferográfica

A mais famosa de todas, costuma ser usada diariamente por jovens e adultos. Ela é geralmente a primeira caneta usada por crianças após sua alfabetização e pode ser encontrada em diversas cores. Seu formato hexagonal traz firmeza e facilita a “pegada”. É uma opção democrática e de baixo custo.

Caneta hidrográfica

Esse é um dos tipos de caneta mais vistos em escolas e salas de desenho. São mais conhecidas como “canetinhas” pelas crianças, vindo em um conjunto com diversas cores diferentes. Dependendo do modelo, podem ser bem precisas em seus traçados ou terem pontas mais grossas. Considerando a importância do colorir para a criança, essa é uma caneta ideal para se ter no dia a dia dos pequenos!

Caneta com ponta de feltro

Cada vez mais populares, as canetas com ponta de feltro, principalmente as ultra finas, fazem muito sucesso. Sua tinta à base de água não borra nem marca a folha de trás. Além disso, pode ser encontrada em muitas cores, sempre vibrantes, para que estudantes soltem a criatividade na hora de estudar ou mesmo colorir.

Caneta com ponta pincel

Queridinhas dos adeptos ao lettering, as canetas com ponta pincel, ou brush pens, possuem pontas que se parecem mesmo com pinceis. Essas pontas flexíveis permitem que você faça traços mais grossos, ou mais finos, de acordo com a pressão colocada na caneta ao posicioná-la no papel.

Como ensinar as crianças a usarem canetas diferentes em suas atividades?

Conforme as crianças crescem, é normal que elas aprendam a usar diferentes tipos de caneta para as mais diversas atividades, seja para desenhar, seja para escrever. E é muito importante estar presente para ensiná-las como utilizar tais canetas do jeito certo. Confira aqui algumas dicas que vão ajudar!

Ensine-a como segurar a caneta corretamente

Uma lição importante antes de começar a escrever é saber como segurar a caneta corretamente. Pode parecer algo natural para você, mas leva um bom tempo até que uma criança se acostume com isso. Tenha paciência, mostre onde colocar os dedos e deixe que ela pratique um pouco. Com o tempo, ela vai desenvolver sua coordenação motora fina para manipular a caneta melhor.

Mostre e compare cada caneta

Já que os tipos de caneta apresentam propósitos diferentes, devem ser usadas em momentos distintos. Você pode explicar isso para uma criança sem muita dificuldade. Basta fazer alguns traços no papel com cada modelo de caneta e conversar com ela sobre os usos de cada uma, ajudando ela a compreender quais ela pode utilizar para desenhar e quais são as canetas ideais para escrever.

Desenhe e escreva com a criança

Crianças absorvem conhecimento mais rápido pelo exemplo do que pela explicação. Sendo assim, se você deseja que ela aprenda a usar as canetas corretamente, o melhor a fazer é acompanhá-la nessa tarefa! Mostre algumas letras, desenhe os objetos que ela pedir e a incentive a colocar as ideias no papel. Mesmo rabiscos são uma boa prática!

Apresente exercícios de prática

Falando em prática, você também pode propor alguns exercícios para a criança desenvolver suas habilidades. Coisas simples, como “ligar os pontos” ou escrever à mão o próprio nome, são ótimas opções. Basta ter um pouco de paciência e dar a orientação necessária.

Como escolher as melhores canetas?

Agora o que falta é escolher o modelo certo entre os tipos de caneta disponíveis. Confira aqui algumas dicas para tomar a melhor decisão!

Defina por quem e como a caneta será usada

Dependendo do seu propósito, alguns tipos são mais interessantes que outros. Se estiver falando de uma criança mais nova e a ideia for colorir, uma hidrográfica é mais legal. Porém, se a intenção é achar um produto para uma criança que se aproxima do Ensino Fundamental II, a esferográfica é a melhor opção. Que tal, inclusive, fazer para ela uma festa da caneta?

Pense nos gostos de quem irá usar

Estamos falando de uma criança mais velha, já na fase de expressão? Esferográficas ou canetas com ponta ultrafina bem coloridas são ótimas opções!

Gosta de lettering e caligrafia? Aposte nas canetas com ponta pincel.

Busca uma atividade para entreter as crianças e estimular sua criatividade? Pode contar com as canetinhas hidrográficas.

Aproveite as muitas opções disponíveis

Hoje em dia a internet possui muitas informações para que você conheça os detalhes de cada caneta e escolha a ideal para o que precisa. No Mundo BIC, por exemplo, você pode explorar e conhecer a enorme variedade de canetas, suas características e encontrar a que mais combina com você!

Agora você já pode fazer a melhor escolha entre os diferentes tipos de caneta disponíveis. Basta avaliar com calma as opções levando em conta as dicas que oferecemos neste conteúdo.

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.

Powered by Rock Convert

Notícias relacionadas

EnglishPortuguêsEspañol